Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 de setembro de 2010

City Tour em Brasília

Ônibus turístico em Brasília, DF     Não imaginava Brasília como cidade turística e sim como 'sede do governo brasileiro' e ponto final. Cheguei a pensar que, por causa do final de semana prolongado, estaria vazia. Enganei-me completamente, estava cheia de turistas de várias partes do país.


         Da sacada do hotel eu podia ver todos os monumentos do plano piloto: a igreja, o museu, os ministérios, o congresso, até a Ponte JK e isso dá uma falsa ideia de proximidade, mas da Torre de TV até a Praça dos Três Poderes (eixo leste-oeste) são 3,5 km de distância. Olhando para o outro lado eu via JK no alto de seu memorial, mas para chegar até lá eram mais 2,5 km. Ou seja, Brasília não foi projetada para se andar a pé. Táxi é caríssimo, então a melhor opção para se conhecer os principais pontos da cidade é com o ônibus turístico que faz um passeio de 2h, com 3 paradas (Catedral, Praça dos Três Poderes e Palácio da Alvorada) por R$25,00 por pessoa. Você pode usar esse transporte durante o dia todo ficando onde quiser e subindo no próximo ônibus que passar.

Visita ao Congresso Nacional em Brasília    No Palácio da Alvorada vimos a troca da guarda dos Dragões da Independência. Há visitas guiadas no Congresso Nacional de meia em meia hora, com histórias interessantes. Por exemplo: Na Câmara dos Deputados não há lugar para que os mais de 500 se acomodem sentados, mas isso não é problema, pois todos se amontoam em pé no 'miolo' do salão, onde tem alcance as câmeras de TV, para que os eleitores possam vê-los 'trabalhando'. No Senado (foto), há lugares para todos os senadores, a curiosidade é a Bandeira Nacional desenhada no carpete que, segundo a assessora de imprensa que nos acompanhou, foi feita certo dia por um dos faxineiros, usando aspirador de pó e uma escovinha. Fez tanto sucesso que agora a cada 2 ou 3 dias o funcionário tem a missão de refazer os desenhos. Como nenhum funcionário da Câmara dos Deputados se propôs a isso, os desenhos no carpete ficaram sendo exclusividade do Senado.
          Nos demais prédios oficiais há horários de visitas anunciados nos sites de turismo, mas nenhum deles estava aberto à visitação. Alguns não abrem às segundas-feiras, na terça era o feriado de 7 de Setembro e Brasília para. Fiquei sem visitar o Museu Nacional, o Memorial JK, o Memorial dos Povos Indígenas e outros pontos fora do Plano Piloto. Isso não é ruim, é um bom motivo pra voltar.


Guarda do Palácio da Alvorada, em Brasília - DF
       A cidade tem muitos ônibus de transporte coletivo, mas faltam tabelas para informar aos turistas sobre linhas e rotas ou eu não soube onde encontrá-las. A solução era ficar no ponto e sempre que alguém parava o ônibus pedir informações ao motorista. Bem em frente ao hotel tinha um ponto e de tanto observar da sacada para tentar entender (e confirmar com os funcionários depois) descobri que para ir da Praça dos Três Poderes para a Torre de TV, ou mais adiante o Memorial JK, bastava pegar um ônibus escrito Via Estrutural. Para fazer o sentido oposto e ir do Setor Hoteleiro até a Praça dos Três Poderes, era só atravessar para o outro lado do gramado e esperar em um ponto da Asa Sul o ônibus Esplanada. Mas descobri isso tarde, só vou aproveitar a descoberta na próxima visita.
logo mala

5 comentários:

  1. Nao concordo, fiz o CityTour neste onibus e ele faz só uma voltinha no centro. O que valeu muito apena foi o CityTour de 5 horas e conheci toda a cidade sem pressa, muito bom pagando R$70 com o Vandré 9115-3350, recomendo muito. Ele tira fotos e manda por email, me surpreendeu e tem ima Van novinha que da gosto. Tai a dica.

    ResponderExcluir
  2. O City Tour com o ônibus turístico é curto, dura em torno de 2 horas, para quem tem pouco tempo para "ver" um pouco de Brasília. É possível para nos locaos de visitação e seguir no próximo ônibus que passar.

    ResponderExcluir
  3. Grande dica em Brasilia e o Vandre (61) 9115-3350 muito bom os passeios dele. Imperdivel Brasilia sem o VANDRE. Parabens e obrigado! Rene

    ResponderExcluir
  4. Lamento no escribir en portugués, y espero que por esa razón no dejen de publicar mis experiencias.
    Cuando decidí viajar a Brasilia con mi sobrina (ella arquitecta,yo ingeniera) no teníamos otra información que la que hallábamos en Internet. Nadie nos podía ayudar, más que un blog y comentarios de otros pasajeros.
    Así me contacté con Vandré (turismobrasilia@hotmail.com). El nos fue a esperar al aeropuerto, nos llevó al hotel ya oficiando como guía conocedor. Al día siguiente hicimos city tour díurno y nocturno, y nos indicó cuáles eran los mejores sitios (palacios/ ministerios/museos) para ingresar y conocer por dentro en nuestro siguiente día libre.
    Finalmente, en nuestro 3er día nos llevó de regreso al aeropuerto, conociendo embajadas, super cuadras, ciudad universitaria, etc.etc.
    Agradezco a Vandré su generosidad, caballerosidad, su conocimiento, y su rectitud: cumplió con todo lo pactado y más también. Conocer Brasilia con él ha sido un privilegio. ¡Muchas gracias Vandré!

    ResponderExcluir
  5. Estava pesquisando sobre passeios em brasilia, e preciso parabenizar a equipe Vandré :D juro, dei até risada. EM TODOS blogs dos quais citam turismo em Brasilia ta la um comentario com O MESMO TEXTO indicando o Vandré... nao que seja ruim o tour dele, longe disso... mas quero dar meus parabens em fazer um trabalho de SEEDING "poluindo" de certa forma comentarios dando uma "dica amiga" que na verdade é certo (pelo mesmo teor do txt) que é o proprio pessoal utilizando de um recurso barato prase divulgar pela net :D

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.