Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 de fevereiro de 2011

Um dia em Buenos Aires

Entardecer em Buenos Aires - Argentina
      Estou visitando Buenos Aires em prestações. Já foram 3 cruzeiros pelo Rio da Prata, totalizando 5 dias na capital portenha. No primeiro cruzeiro fiz um City Tour para conhecer os principais pontos turísticos e no dia seguinte fui às compras na Calle Florida. No segundo cruzeiro ficamos um único dia ancorados em Buenos Aires e foi preciso selecionar o que conhecer e ainda deixar um tempinho para as compras. Na terceira vez em Buenos Aires, tivemos dois dias livres novamente e fizemos o nosso roteiro menos turístico visitando pontos como o Barrio Chino e o estádio do River Plate (os brasileiros vão sempre para o Boca Juniors).
          Os planos para quem tem apenas um dia na capital portenha, e já conhece o básico dos pontos turísticos, pode ser, por exemplo, visitar o museu Malba para ver de perto o Abaporu ou conhecer um ou dois dos parques de Palermo: zoológico, Rosedal, Jardim Japonês. Com pouco tempo livre, o melhor local para compras em Buenos Aires é mesmo a Calle Florida, por ficar bem próxima ao porto e o comércio ficar aberto até às 20h . Na mesma região fica o Café Tortoni, ponto tradicional da cidade que vale a pena ser conhecido e saboreado. 
        Os navios oferecem  opções de passeio como o tradicional city tour, show de tango ou tour de compras, sempre bem mais caro do que será pago simplesmente pegando um táxi, ou melhor ainda planejando antecipadamente um transfer local. Se optar pelo táxi, que em Buenos Aires são encontrados facilmente, atravesse a rua saindo do porto e os preços caem significativamente.


Vamos a algumas considerações sobre esses passeios:

Tango argentino em show do navio Empress- Show de tango - A não ser que você seja muito apaixonada pelo ritmo (e o marido também), provavelmente vai achar um pouco repetitivo. Além disso, verifique se não haverá uma companhia local fazendo show no navio na noite em que ficar ancorado em Buenos Aires. Não consegui convencer meu marido a encarar esse programa, mas também não me atrai tanto assim.

- Tour de compras - Aqui só há uma coisa a dizer: "Qual é a mulher que precisa de guia para fazer compras em qualquer lugar do mundo??” Encontramos os passageiros do tour de compras nas mesmas ruas e lojas que fomos sem guia mesmo.

Casa Rosada - Buenos Aires - Argentina- City tour - eu gosto e procuro fazer sempre que estou em uma cidade ainda desconhecida. No porto haverá vans e táxis oferecendo o passeio com preços nem tão diferentes assim dos oferecidos no navio. A questão é o tempo que se perde em grupos de quase 50 pessoas até todos chegarem no ônibus em cada parada que for feita. Além disso, o city tour é meio ‘amarrado’. Por exemplo, os guias nem sempre vão até o estádio La Bombonera alegando ser um lugar pouco seguro. Já no Caminito, que fica no mesmo bairro, pode? E na Calle Florida não há perigo? Enfim, eu prefiro fazer meu próprio roteiro e para isso contratei em duas das três vezes que estive em Buenos Aires os serviços do guia Pablo Blacher que estão super indicados.

      Por falar em segurança, perguntei a um policial argentino se era perigoso ir andando do porto até a Plaza San Martin. A resposta: 
       “Si, un poco, pero más seguro que em Brasil.”

O que fizemos em um dia em Buenos Aires

- Fomos ao zoológico -  no porto o taxista pediu 25 pesos, começamos a caminhar e no quarteirão seguinte parou um táxi que queria nos cobrar 70 pesos! Andamos mais 100 metros e encontramos vários táxis em um posto de combustível, fechamos sem taxímetro por 20 pesos. Os argentinos não são fáceis de negociar, se irritam fácil e não gostam da mania do brasileiro de pechinchar, mas a cidade possui 50 mil táxis. Se o preço for abusivo espere que tem outro vindo logo atrás.

Monumento dos Parques de Palermo, em Buenos Aires
   O zoológico é um lugar para se ir com calma. Passamos ali bem menos tempo do que as crianças gostariam. É grande e além das jaulas e pequenos animaizinhos soltos, tem um reptilário, um espaço que reproduz o ambiente de selva subtropical, o aquário, um passeio de barco, cine 3D e um show com lobos marinhos. Há 2 tipos de ingressos: o mais barato sem direito a entrar nos ambientes especiais, e um mais caro que dá direito a quase todas as atrações (menos o show dos lobos marinhos). Crianças até 12 anos não pagam.


Loja da Havanna em Buenos Aires.- Demos uma passadinha na Calle Florida - a rua do comércio dos turistas é a agitação de sempre e eu adoro. Vi várias camisetas (remeras) com a frase: “I love BA” que poderiam perfeitamente ser vendidas no Brasil, pois eu estava me sentindo em Porto Seguro-BA, tamanho o assédio de ambulantes oferecendo passeios, shows de tango, bugigangas, câmbio e até fazendo propaganda de sex shop! Acredite!
         A Calle Florida vai da Plaza de Mayo até a Plaza San Martin. Eu prefiro começar a andança pela primeira, assim quando terminar de atravessá-la estará na Plaza San Martin, bem perto do porto. Dá pra ir a pé, mas se o cansaço bater vale a regra de sempre para os táxis. Eu peguei o primeiro que estava estacionado bem no final da Florida e paguei 30 pesos até o porto. Quem atravessou a rua e pegou o que passava, pagou a metade disso.

- Vimos o ônibus turístico passando pela região da Calle Florida e acredito que seja uma boa opção para quem tem pouco tempo na cidade. É possível embarcar e desembarcar em vários pontos diferentes ou fazer o trajeto todo sem descer em nenhum ponto. No site há informações de itinerários, valores e outras informações.
        Buenos Aires tem sempre gosto de “quero mais”. Que venham outras viagens para lá.
logo mala

10 comentários:

  1. essa rua realmente é mto boa pra fazer compras?
    é a primeira vez q vamos nesse cruzeiro,nos nao temos mto tempo pra ficar la,vc acha q é bom a gente ir ao zoo e depois fazer umas comprinhas?e fazendo assim vc acha q ainda da pra passar em alguns pontos turisticos?,tenho vontade de ir na casa rosada.

    ResponderExcluir
  2. É uma rua para 'turista' fazer compras, então o que mais se acha por ali são lojas de perfume, camisas de futebol, lembranças, alfajores, etc. Se você está indo pela primeira vez, deixe o zoológico para a próxima e se concentre nos pontos do centro da cidade. A Plaza de Mayo (onde começa a Calle Florida) fica em frente à Casa Rosada e há outros pontos para se visitar por ali, dê uma olha nos outros tópicos do blog. Você pode ir do porto direto para a Plaza de Mayo e depois segue pela Calle Florida até a Plaza San Martin.

    ResponderExcluir
  3. boa noite. Tava lendo no blog a respeito do show de tango.vc disse q no navio tem mtos shows e outras pessoas comentaram q sr tango e um espetaculo mto bom.qual sua opiniao qto a isso?

    ResponderExcluir
  4. Isa, eu nem considerei a possibilidade de ir ao Sr Tango, apesar dos elogios, pq eu tenho 2 filhas de 12 anos que acham o show, mesmo do navio, muito chato...rsrs E era totalmente inviável gastar em torno de 400 dólares (a família toda) par ficar ouvindo reclamações. Dessa vez não posso opinar, pois não conheci o Sr. Tango.

    ResponderExcluir
  5. Silmara,vc sabe me falar se da tempo de fazer um city tour pela cidade (por nossa conta,sem guia nenhum)e depois ir ao navio arrumar pra ir no show de tango?
    Me parece q vc disse q ficou menos tempo q o previsto em BA,nao foi?mas o navio oferecia o show de tango?pq saiu antes?to te perguntando pra saber se pode acontecer isso no dia q eu for tb.

    ResponderExcluir
  6. O tempo para faezr o City Tour dependo deos lugares que você quer visitar. Se forem distantes, analise se vale a pena fazer o City tour por conta e ficar pegando táxi pra lá pra cá.
    O show no navio é na véspera de aportar em Buenos Aires. Na noite em que o navio estiver deixando Montevideu. O tempo nos portos foi mais curto que o indiado no voucher em todas as paradas e não houve nenhuma explicação do porquê.

    ResponderExcluir
  7. Olá! Estou acompanhando seus posts e estou adorando... Parabéns! É muito útil
    Bom... vou fazer um cruzeiro em fevereiro com meu marido, vamos no Empress, que como vc citou no post fica apenas 1 dia em Buenos Aires. Nós nunca fomos à BA, então gostaria que nos desse uma dica do que seria melhor fazer por la e o que conseguiríamos aproveitar mais em tão pouco tempo. Obrigada

    ResponderExcluir
  8. Nayra, depende muito das prefeêencias de vocês. Se gostam de futebol, vá ao Caminito e faça a visita ao La Bombonera que fica bem perto.
    Se quiser fazer compras, vá até a Plaza de Maio para conhecer a Casa Rosada e de lá comece a caminhar pela Caje Florida.
    Se quiser ver mais de Buenos Aires, faça o passeio com o ônibus turístico aberto... e por aí vai. Tudo que nós conseguimos fazer em 2 visitas está no blog, d~e uma olhada nos posts para ver o que mais lhe agrada.

    Boa viagem.

    ResponderExcluir
  9. Voce sabe qual o endereço que o navio para?
    Dá para ir a pé do navio até a plaza de mayo?

    ResponderExcluir
  10. Cátia, do porto até a Plaza de Mayo dá pra ir caminhando (é meio longe), mas acho que seria perder muito tempo. Mais perto seria ir até a Calle Florida e atravessá-la até chegar na Plaza de Mayo que fica em uma das extremidades.

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.