Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 de setembro de 2011

1, 2, 3, Brasília outra vez

                  Na última semana de agosto estive pela 3ª vez em Brasilia e começo a entender os 'D's que Dimenstein atribuiu à capital brasileira. Segundo ele, o morador de Brasília passa por 4 'D's - deslumbramento, decepção, desespero e demência. Quem está só de visita pela cidade não passa por todas essas fases, mas com um pouquinho de atenção percebe o que elas significam.


Brasília - DF
Vista da Torre de TV: Brasília ainda mais seca que na mesma época em 2010.

                 Minha primeira visita ao Distrito Federal foi a passeio numa esticadinha desde Goiânia, onde tive um compromisso. Era o feriado prolongado de 7 de Setembro (2010), em plena campanha para as eleição presidenciais. A cidade era uma festa (ou uma guerra?). Fiz o passeio no ônibus turístico, entrei no tumulto dos que se espremiam pra ver o desfile e fiquei hospedada bem em frente à Torre de TV. Deslumbramento total.
                 Minha segunda visita mesclou compromissos e passeios guiados com o objetivo de serem mais instrutivos que recreativos. Acabei visitando os mesmos lugares que já conhecia, ou seja, não há muito para variar. Dei uma volta pelas asas e ouvi sobre o que é ser brasiliense além do Plano Piloto. Aqui comecei a entender o 'D' da decepção.
                 Esta última visita foi de correria total, 3 dias com 12 horas de compromissos em cada um. O máximo que fiz em termos 'turísticos' foi subir na Torre de TV, na hora do almoço, para acompanhar uma colega que não conhecia e de lá tirar algumas fotos, inclusive do antigo Estádio Mané Garrincha que precisa estar pronto para a  Copa do Mundo. Isso é Brasília: muita pressa, engravatados para todos os lados, ar condicionando congelando as salas de reuniões para que os participantes fiquem confortáveis em seus ternos, choque térmico e dor de cabeça quando você se depara com o calor exagerado das áreas externas.
Juca Chaves 
                 Há surpresas interessantes: estava me servindo no almoço e na minha frente na pista estava Juca Chaves declarando seu ódio à cebola. Como estávamos em um dos restaurantes do complexo Brasil 21, a presença do humorista por ali deve estar relacionada ao show que faria em Brasília, no espaço cultural Brasil 21.
                  Enfim, continuo achando Brasília uma boa opção para visitar e conhecer num final de semana prolongado, afinal é a capital do país e a arquitetura é maravilhosa, mas comecei a entender que morar por ali é bem diferente. Vou me programar para levar minhas filhas que ainda não conhecem, mas que seja em época de chuvas, pois a diferença é enorme como se vê nas fotos.

video

                   Enfrentando o clima de deserto de nossa Capital Federal, entende-se perfeitamente porque foi projetada com tantos espelhos d'água e fontes. Esta do vídeo fica em frente à Torre de TV.

Guia com os principais pontos de visitação da capital brasileira:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.