Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

30 de setembro de 2011

Zoológico de São Paulo

Post atualizado em janeiro/2017

Zoológico de São Paulo
Clique nas imagens para ampliá-las.
          Passeio típico para agradar crianças de 8 a 80 anos, o Zoológico de São Paulo é o maior do Brasil. São aproximadamente 200 espécies de aves, 100 de mamíferos, 98 de répteis, além dos anfíbios e invertebrados. São encontrados exemplares de espécies bastante raras, como: rinoceronte - branco, arara-spix, arara-de-lear, micos-leão e outros.  O site é muito rico em informações e vale a pena navegar por ele antes (ou depois) da visita. Só não é 100% atualizado, ao final de cada ano é feito e disponibilizado um relatório sobre o plantel do zoo. O mais recente disponível atualmente é de 2015. Clique aqui para acessá-lo.
             O ingresso adulto custa R$35, mas há descontos e isenções em várias situações. O estacionamento também é pago e fica ao lado da entrada do zoo. Para atravessar os poucos metros que separam um do outro há barraquinhas vendendo tudo que uma criança pode infernizar os pais até conseguir, tudo claro em formato de bichinhos lindos e fofinhos.

Mapa do zoológico de São Paulo
Na bilheteria o mapa é vendido por R$3,00. Não comprei e não fez falta. Clique para ampliar
           Além do ingresso que dá acesso ao zoo, há outros espaços que requerem um ingresso extra como o Portal Safari e o Mundo Dinossauros. Nós fomos conhecer o Portal Safari que é uma área onde 'teoricamente' os animais ficam soltos e os visitantes podem vê-los de dentro de seus próprios carros ou em vans que fazem o transporte. Na expectativa de ver os animais mais de perto e poder alimentá-los, a procura é grande. O alimento permitido é vendido ali mesmo. O passeio pelas alamedas dura no máximo 50min nas vans, e mesmo em carro próprio não dá pra ficar muito mais que isso porque formam-se filas e a pressão das buzinas acelera os mais sossegados. Numa primeira visita, e sem a perspectiva de voltar todo mês, é válido; mas achei meio caro pelo que oferece (veja valores). Animais soltos são poucos: lhamas, camelos, cervos, aves e macacos, todos extremamente domesticados e vigiados para não saírem de suas áreas determinadas; é possível alimentar as aves (avestruz, emu, pavão) e os cervos, que vêm comer na sua mão se já não estiverem empanturrados com tanta oferta de comida (dica: faça o passeio pela manhã). Os outros animais estão em áreas cercadas, assim como no restante do zoológico, a diferença é que no zoo safari não só eles estão presos, mas também os visitantes dentro de seus carros.

Zoológico de São Paulo - Zoo Safari
Animais do Zoo Safari

                O zoológico sim é uma diversão. Não dá pra definir quem se diverte mais: os filhos ou os pais. Extremamente limpo e organizado, há funcionários em toda parte e muito espaço para os animais, o que faz com que a caminhada seja longa, afinal estamos falando do maior zoológico do Brasil  e o 3º maior do mundo (informação não confirmada). A dica aqui é sapato confortável pois se anda muito! Há carrinhos abertos (e pagos) que fazem o trajeto pelo zoo, perfeito para conhecer o espaço todo e depois voltar com calma para ver os animais que quiser.              
      Na hora da fome, da sede ou simplesmente do cansaço há vários quiosques espalhados com preços justos, mas o mais divertido sem dúvida é fazer o piquenique com as crianças. Há áreas específicas para isso, mas é muito difícil para quem viaja 4 horas para chegar até à capital, essa parte da diversão fica só para quem mora na Grande São Paulo.

Animais do Zoológico de São Paulo

        Todos vão trazer muitas fotos, mas se quiser algo mais há lojinhas com bichinhos de pelúcia e outros materiais, chaveiros, camisetas, brinquedinhos... opções de lembranças não faltam.
          Embora a tecnologia ofereça jogos eletrônicos cada vez mais atrativos nenhum deles conseguirá tirar de uma criança o mesmo sorriso fascinado diante de um elefante. 

2 comentários:

  1. O mapa do zoológico continua o mesmo ou sofreu alguma alteração

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O site não traz nenhum mapa atualizado. Se há alterações na disposição dos animais são mínimas.

      Excluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.