Xeretando em Patchcolagem: imprimir no termocolante.


Nome escrito com a fonte Wall Disney
              Não só pelos destinos turísticos que viajo, estou sempre procurando uma forma de trabalhos manuais para passar o tempo. Foi assim com a Patchcolagem.
             Normalmente faço meus moldes em placas de radiografia para não se desgastarem e ficar mais fácil de riscar, mas estava sem ânimo de riscar e cortar um alfabeto inteiro para fazer nomes em toalhas, então resolvi fazer uma experiência que deu certo: peguei o termocolante nacional e fui xeretando com ele na impressora, até conseguir o resultado que queria.

Vou fazer um passo-a-passo, ok!?
 
1º passo
Abra o "Word" e selecione "inserir" "Word Art". Escolha o "Word Art1", pois são letras vazadas:  

Clique nas imagens para amplíá-las.
 2º passo
"Escreva" o nome de sua escolha, acerte o "tamanho" da letra e o estilo da "fonte".
Eu escolhi o tamanho 72 que pega quase toda a largura da folha e é certinho o tamanho de uma toalha de mão. A fonte que escolhi foi "Cooper Black" pois queria umas letras gordinhas, mas estilos de letra no computador ão faltam, tem para todos os gostos.


3º passo
Depois de clicar em "OK", o nome passará para a folha do "Word". Puxe pelos pontinhos dos cantos se quiser aumentar ou diminuir o tamanho. Para mover com mais facilidade o nome pela folha vá em "Formatar" - "Quebra automática de texto" - "próximo" (é um cachorrinho). Agora é só clicar em cima do nome e você poderá arrastá-lo pela folha.


4º passo
Espelhar o nome: "Formatar" - "Girar" - "Inverter horizontalmente"


5º passo
Repita o mesmo procedimento com os nomes que quiser até encher a folha. As letras ficam bem próximas e você não vai desperdiçar papel nem tecido.


Para Imprimir:
Corte o termocolante (lembrando: eu usei o "nacional") do tamanho de uma folha sulfite e coloque na impressora com a parte que cola para cima. A folha vai girar dentro da impressora e os nomes ficarão impressos na parte mais lisa. Mande imprimir ajustando o tamanho do papel para "A4".

Para juntar ao tecido:
- Corte a folha impressa em tiras com os nomes completos (sem separar letras);
- Escolha o tecido em que cada nome será feito e corte do mesmo tamanho da tira de papel;
- Use o ferro quente para juntar o termocolante ao tecido, da maneira habitual;
- Recorte as letras com 'tecido e termocolante juntos' e está pronto para aplicar onde quiser. Fica muito mais fácil que recortar o tecido sozinho. 
- 'Manu' impresso do lado liso do papel;
- 'Gabi' com o paninho do mesmo tamanho em que será colado;
- Letras recortadas e 'Isaac' já colado na toalhinha;



Ao lado, minha produção: 10 toalhinas montadas em 1h.




                     
               Além de não ter que riscar e cortar no molde, no tecido e no papel letra por letra (aff!!), outra vantagem em imprimir no termocolante é quantidade de letras diferentes que se pode usar a partir das fontes do computador.
Fontes em seus respectivos nomes
                    Cada fonte está com seu devido nome. Separei aquelas mais "gordinhas" para facilitar tanto o recorte quanto o bordado. Nem todas servem para imprimir e recortar, mas dão boas ideias para decorar os nomes em patchcolagem. Essa "Flores" me encantou!! Imagine que toalha linda que vai dar!!!

Site para baixar fontes:
http://www.fontesgratis.com.br/


                    Eu tenho fases: só camisetas, só panos de prato, só toalhas...etc Na atual fase das toalhas estou adorando experimentar as letras relacionadas a cartoons. A toalhinha abaixo foi feita com a fonte Minnies Hat.

Gostou? Compartilhe:

8 comentários:

Carol Balan disse...

Oi Silmara, tudo bem?? Você comentou no meu blog sobre a patchcolagem, mas eu estive um tempo meio off e só vi agora!! Amei essa sua ideia! Muito prática! Essa história de ficar riscando letra por letra é tão chato!! Ainda mais se quiser variar o modelo, aí tem que fazer um monte de alfabetos!! Vou tentar aqui! Muito obrigada! Aliás, vou visitar bastante o seu blog, afinal, quem não gosta de viajar, né?? Beijos

Athelier helô sena disse...

olá bom dia flor do dia
Adorei sua ideia e desde já tentarie fazer toalhas par ameu bb.
mas ficou-me uma duvida, como faço pra criar essas letras nesse site que vc indica, pq entrei la adorei as letras cliquei em baixar, mas não sei usar cliquei em imprimir e primmui o abecedario todo eu queria somente escrever o nome do meu bb, rafael máximus, sera que pode me dizer o passo a passo pra usar esse outro programa? bjinhos

Viviane Lima disse...

Bom dia Silmara!!!! parabens pela iniciativa de compartilhar, e também pelos lindos trabalhos, olha só qual fonte vce usou para escrever o nome Miguel, pois baixei todas as letras que vce descreveu, mas não achei ela;
é que pra bordar na maquina de costura ela fica melhor.muito obrigadinha, e um beijão.

Silmara Colombo disse...

Viviane, acredito que seja a fonte Flubber. Tente com ele, já faz muito tempo que fiz, não me lembro direito. Bjos

Adriana Silverio Gomes disse...

Oi adorei sua dica e vou copiar você poderia me dizer o a marca do papel que você usou. A impressora não imprime a cor branca tenho medo de comprar e ele vir com o fundo transparente aí não vai adiantar imprimir.

Obrigada

Silmara Colombo disse...

Adriana, onde moro as lojas oferecem duas opções: nacional ou importado, não sei a marca. Imprimi normalmente em preto.

Taty@ne disse...

Olá, parabéns pelo PAP, ficou perfeito.. So quero esclarecer uma dúvida, este papel nacional e aquele que vem juntinho, um lado meio aspero e outro lisinho, so retira a pelicula quando vai passar o ferro? Pois tenho um outro que vem uma folha solta, e o que cola no tecido e tipo um filme plastico. Não sei o que seria Nacional ou importado, mas conheço esses dois tipos, acredito que seja o primeiro.. De qualquer forma, vou testar pra saber. Bjs.

Silmara Colombo disse...

Tay@ne, é o mais grosso, que sai a parte lisa depois de passar o ferro. bjos