Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 de novembro de 2011

São Paulo assusta e fascina

Cidade de São Paulo vista à noite
  Se estivéssemos no final de janeiro, seria óbvio que um post se destinasse a homenagear São Paulo em seu aniversário (25/01), mas a questão aqui é outra.
     Fiquei 3 dias em São Paulo e desta vez essa paulistana desgarrada não voltou à capital como turista, que viaja algumas horas de ônibus e desce diretamente na 25 de Março para fazer compras ou em algum museu para visitação; desta vez fui viajante, cheguei pelo Terminal Tietê e terminei o caminho de metrô.             


Rua 25 de março centro de São Paulo
          A cidade onde nasci é fascinante pelo seu tamanho, pelo comércio, pela rede de transporte público, pelas atrações culturais que acolhe, pela diversidade humana... mas prefiro continuar morando no interior do Estado e vez ou outra dar umas voltinhas por lá.
       São Paulo assusta a quem vive longe da maior cidade da América do Sul e quarta maior do mundo. A perspectiva de perder-se nessa mega-metrópoli, faz com que algumas pessoas assumam ter medo de andar por São Paulo, e não estou aqui falando de violência urbana e sim de locomoção.
              Nem o próprio morador da capital pode dizer que 'conhece' São Paulo. Ele conhece a região que mora ou trabalha e para orientar-se em lugares onde circula com menos frequência usará dos mesmos recursos de qualquer visitante: mapas, GPS ou as informações de boca em boca. Uma olhada atenta no mapa do metrô já clareia as ideias e essa é, de longe, a melhor opção para se locomover. Mesmo se o dinheiro estiver sobrando, o táxi será trocado pelo metrô se o fator considerado for o tempo.
               O mais impressionante é que o paulistano acha normal sair de casa às 5h para chegar ao trabalho às 8h! Ele se acostuma a passar 4 horas de seu dia num engarrafamento! E sobretudo ele nem pensa em se mudar dali, não imagina como é viver numa cidade do interior onde os trens subterrâneos simplesmente não existem! Argumentar que nenhum outro lugar do país tem tantas opções culturais, gastronômicas ou de entretenimento é furada, pois a maior parte da população não têm acesso a tais atrações, são para turistas.   É um fascínio inexplicável.
Capa do Guia São Paulo - fique mais um dia
            A cidade merece uma visita além daquela feita a trabalho ou de passagem pelo aeroporto. Para isso, os guias de turismo sobre a capital são curiosos e dirigidos a variados públicos:

Fuja de São Paulo no final de semana para o paulistano estressado.

-  Fique em São Paulo para aquele que se sente um estranho dentro de sua própria cidade.

- São Paulo, fique mais um dia para quem vai aproveitar a passagem pela cidade para conhecer o mínimo do que ela oferece.

E então, vamos olhar São Paulo com outros olhos?
Visite São Paulo
SP Turismo
Site Oficial
SP Turis
Walking Tour São Paulo (a proposta de conhecer São Paulo a pé e de metrô é perfeita, mas achei o preço meio salgado. De qualquer maneira vale a pena navegar pelo site.)

Vídeo de apresentação da cidade
mala

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.