Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

31 de julho de 2011

Mais um vídeo da Vanessa

            Esse é para confirmar as boas notícias e torcer muito para que a situação se mantenha como está.


              Um dia cheio de ESPERANÇAS no ar e NEVE nos "cerros"... pousou efetivamente o primeiro voo da CVC ontem a noite trazendo os primeiros passageiros através do aeroporto internacional de Bariloche. Abertura do Cerro Bayo por 3 dias como "teste" e todos os passeios habilitados... sem contar na beleza do CERRO LOPEZ (o passeio chama-se ROCA NEGRA) belíssimo! A vista diurna mais bela da cidade.... IMPERDÍVEL!


30 de julho de 2011

Vem pra Bariloche

                 Recebi o e-mail abaixo da Cecily Mello que está em Bariloche desde o dia 28/07. O título é “Vem pra Bariloche” e ela escreve para nos animar e dizer que apesar de toda as dificuldades ela está amando a viagem dos seus sonhos. Em 2009, ela já havia cancelado por causa do vírus H1N1 e esse ano o vulcão provocou alterações de datas, remarcações, atrasos, mas apesar de tudo lá está ela com o noivo realizando o sonho de ver a neve. Obrigada pelo incentivo, Cecily, mande mais notícias e uma foto vitoriosa, enfim se esbaldando na neve pra eu postar aqui.
Bariloche coberta de neve no cerro

Oi, Silmara... acompanho seu blog desde junho, pois também comprei uma viagem para Bariloche... bom, vi todos os vídeos da Vanessa, todas informações anexei.
(...)
Comecei a rezar...fiz até promessa e depois de uma hora conseguimos um encaixe... e embarcamos às 9:20 da manhã... na verdade... o voo atrasou saímos 10:20... não importa chegamos em Esquel...e assim que descemos...além de muito vento e frio... neve.... e ... neveeeeeeeeee...me emocionei... pois este era o meu sonho....
Entramos no ônibus...e fomos em destino a Bariloche... viagem muito cansativa, 5:30 de estrada com uma parada de meia hora... mas o visual... as montanhas... incríveis... tirei muitas fotos... pegamos, chuva, sol, e neve no caminho... as montanhas altíssimas com muita neve no topo...chegamos em Bariloche 6:00 da noite e viemos direto ao hotel... Hosteria Las Marianas... uma pousada aconchegante... e com tratamento único a cada hóspede...que tratamento dos argentinos aqui... totalmente diferente... dizem oi... em vez de olá e sempre perguntam... tudo bem?... tudo bom?... Bom, finalizando essa história... no mesmo dia descemos para pegar as roupas de esqui... alugadas... e nevou... sim de verdade muito mais do que em Esquel... a roupa não fede... não posso dizer que é cheirosa, mas não tem cheiro de nada... que atenção das pessoas com os brasileiros! Dormi e acordei hoje às 8:00 da manhã para irmos a um esqui bunda, Piedras Blancas.... tava de noite ainda, amanheceu mais de oito horas e nevava muito na cidade... os carros, a vegetação, os telhados... tudo branquinho...disseram os argentinos que trouxemos neve do Brasil... passeio maravilhoso... muito frio... muita neve... caindo também... todos devem fazer este passeio...estou agora de baixo das cobertas com tosse, febre de 39... tomando Paracetamol, Trimedal, um xarope argentino para tosse... mas não tem problema... tô muito feliz...
Meu objetivo, foi escrever este email, para você e para todos que seguem seu blog que não desistam de vir... que é cansativo, mas vale muito a pena...paisagem espetacular... parece sonho...desculpe pelos erros de português, mas você sabe que com gripe dói tudo..até o fio do cabelo... beijos e boa viagem...Cecily.

29 de julho de 2011

29/07/2011 - Bariloche 'com' neve e 'com' aeroporto

Aeronave da Andes.
         As notícias não poderiam ser melhores: Bariloche tem neve e tem aeroporto aberto!!
        Em 29/07, às 21:29 aterrissou um avião da Andes Linhas Aéreas num pouso 'programado'. Veja a notícia completa.
        Antes dele, em 18/08, um outro avião da Andes já havia pousado em Bariloche em situação de emergência que levantou dúvidas sobre os reais motivos: seria por estar sem combustível ou por Esquel estar sem condições de aterrissagem por causa do mau tempo? Depois dele pousou uma aeronave particular, trazendo alguns turistas.
         Enfim foram 3 pousos no aeroporto de Bariloche desde 04/06 quando o vulcão começou a jogar suas cinzas sobre a cidade. Mas o último é sem dúvidas o mais animador de todos! Para este final de semana (29, 30, 31/07) 'todos' os voos charter da Andes, com passageiros da CVC, estão confirmados para pousar e decolar do aeroporto de Bariloche. Claro, que isso depende da região continuar com boas condições climáticas que possibilitem que tais programações se confirmem.
         Quem viaja pela Aerolíneas Argentinas e pela Lan ainda precisam esperar que sigam o exemplo, mas a esperança é grande.

Fotos de Bariloche sem neve
          Outra excelente notícia é que a neve voltou! Desde 10 de junho ela está deixando nossos nervos à flor da pele, pois chega e logo se vai, como mostram as fotos da 'cámara en vivo' do Cerro Catedral. A previsão para agosto é de muito frio e muita neve. Vamos torcer!
          Há 10 dias, eu não postava notícias sobre Bariloche por 2 motivos. Primeiro porque não havia nada de novo a contar, a não ser que a neve desaparecia cada dia mais. Segundo porque eu estava quase desistindo e não queria minar as expectativas de ninguém. Cheguei a ligar na CVC e perguntar sobre minhas opções caso eu desistisse e me foram oferecidas todas: trocar a data da viagem, deixar o valor pago como crédito, sem multas ou a devolução do dinheiro. Eu escolhi continuar com os planos e baseada nas boas notícias de hoje, foi uma escolha acertada.

26 de julho de 2011

Selos do blog "Nascida em Versos"


Selo
Indicação de 04/07/2011
           
          Os selinhos ao lado são todos mimos presenteados pela Karla Hack dos Santos, do blog Nascida em Versos.
       Karla tem um carinho e um jeitinho muito especial de guardar os selos que recebe. Ela reúne todos eles em um post e conta quantos selinhos já recebeu de amigos blogueiros e quantas indicações já fez. Até 24/07, por exemplo, foram 123 selos recebidos e 327 indicações para outros blogs.


Selo
Indicação em 28/04/2011
           O blog da Karla tem muito mais que selos, os assuntos são muito variados: cinema, literatura, música, moda, atualidades, beleza, astrologia, humor... sempre em textos muito bem escritos. Além de sempre manter  seu blog impecável na organização, atualização e qualidade das postagens, ela ainda da uma ajudinha para turbinar os blogs dos colegas com templates grátis e freebies feitos por ela.
          
           As regras dos selos são as de sempre:

Selo
Indicação de 17/07/2011
- Fazer um post contando de quem ganhou.
- Expor os selos no blog.
- Índicar outros 5 blogs para recebê-los.

           Hoje, excepcionalmente, não vou cumprir o último requisito, vou deixá-los a disposição para quem quiser.

           Não deixem de visitar o blog Nascida em Versos. Tenho certeza que vão gostar.


24 de julho de 2011

La Hoya, Argentina

Estação de esqui La Hoya Argentina
               Quando escrevi o post anterior sobre Esquel, o nome de sua estação de esqui, La Hoya, não me pareceu estranho. Numa pesquisa pelo próprio blog encontrei de onde o conhecia, da edição especial da Revista Viagem e Turismo "Esqui na América do Sul", de maio/2010. Quem assina a matéria sobre 4 pequenas estações de esqui do Chile e Argentina é Cláudio Campos. Não há muitas informações sobre cada uma delas, mas para quem nunca tinha ouvido falar, é um começo:

(...)
Desconhecida, por enquanto
La Hoya, Argentina

A partir de Bariloche, seguindo pelo deserto patagônico por cerca de quatro horas, chega-se a Esquel. Essa cidade com 30 mil habitantes não tem uma capacidade hoteleira muito bem desenvolvida, mas é ali que fica o Centro de Actividades de Montaña La Hoya, a melhor estação "desconhecida" da Argentina. Disposta em uma espécie de anfiteatro natural que se afunila até a base, suas 24 pistas são bem cuidadas e quase nunca estão cheias. A estrada que leva até a estação é bem asfaltada e, no caminho, não é raro topar com animais como os guanacos, "primos" das lhamas. O complexo tem 10 meios de elevação e boa oferta de serviços - de aluguel de equipamentos a aulas de esqui -, além de um novíssimo restaurante na base e cafeterias próximos à pista, para lanches rápidos entre uma descida e outra. O clima seco favorece  a formação do tipo de neve mais desejado pelos esquiadores: fininha e leve como talco.
(...)

22 de julho de 2011

O que fazer em Esquel-AR?

                Eu nunca tinha ouvido falar em Esquel, mas agora é o nome mais familiar dos brasileiros que persistem em querer ver neve em Bariloche neste ano. No aeroporto de Esquel fica o Pano B e a esperança de que vamos chegar!

Esquel - estação de esqui
                Já li comentários de quem cancelou tudo porque tem medo de ficar preso em Esquel e não conseguir retornar (???). Não sei se o temor tem fundamento, a não ser para quem viaja pela Aerolíneas Argentinas, mas quem já está contando com a sorte desde que comprou a passagem não custa nada se arriscar mais um pouquinho.
                Todo ano é a mesma coisa: entre fevereiro e maio, nas comunidades e sites de viagem, é época de pesquisa sobre destinos na América do Sul e depoimentos animados de quem economizou muito 'fazendo tudo sozinho pela internet', reserva de hotel e compra de passagens aéreas, geralmente pela AA. Esses felizardos acham um absurdo que alguém recorra a uma agência ou operadora de turismo para fazer uma coisa tão simples! A complicação começa a partir de junho, quando junto com a neve chegam as reclamações de voos cancelados, atrasos, mau atendimento, etc... Se todo ano é igual e a web está repleta dessas informações, porque tanta gente continua a entrar nessas roubadas?? Enfim, pra mim, Aerolíneas de graça, é caro.
Caminhada na neve em Esquel - AR
                Mas vamos voltar a Esquel. O otimismo que quero manter e alimentar, me faz ter esperanças que até 07/08 o aeroporto de Bariloche reabrirá; se estiver fechado, Esquel será uma excelente opção; os 300 km por via terrestre serão de estradas maravilhosas e o bom tempo fará com que o mais rápido possível cheguemos ao nosso sonhado destino. E tem mais, se ficarmos presos em Esquel encontraremos o que fazer por lá. Alguém consegue superar tanto otimismo?
               Além do aeroporto, Esquel também tem neve! É uma cidade que oferece várias atrações turísticas, a principal é sua estação de esqui: La Hoya. Por ironia, o site oficial de la ciudad sugere que se chegue através do aeroporto de Bariloche e complete de ônibus o restante da distância. A outra opção é viajar pela Aerolineas Argentinas que tem 4 voos semanais (às terças, quintas, sábados e domingos), nem vou comentar.
               O blog Lobus da Estepe tem 2 postagens sobre Esquel com fotos lindíssimas! Nem tudo são cinzas na Patagônia argentina em 2011, procure o lado bom. Clique a vontade em tudo que está linkado por aqui e conheça um pouquinho do destino surpresa de nossas férias do inverno/2011. Segue um vídeo animador para quem quer muita neve:


Quem sabe, em uma outra temporada, o Plano B não seja ficar por Esquel mesmo?
          
Saiba mais sobre La Hoya

21 de julho de 2011

Ricardo Freire no Salão do Turismo

            De 13 a 17 de julho de 2011 aconteceu no Anhembi em São Paulo a 6º edição do Salão do Turismo - Roteiros do Brasil. Eu adoraria ter visitado o evento, mas não deu, então fiquei só nos passeios virtuais e quanto mais leio, fico com mais água na boca.
            Augusto Rocha, do blog Like and Share resumiu em um post a palestra de Ricardo Freire sobre destinos turísticos brasileiros. Excelente, veja:

O Brasil por Ricardo Freire

18 de julho de 2011

          Se você ainda não conhece o Ricardo Freire e trabalha com turismo, clique ali no nome dele, passe a seguir no twitter, favorite o Viaje naViagem e pode esquecer esse meu blog aqui.
          Mas de qualquer forma vou continuar escrevendo.
          Acabou ontem o Salão do Turismo, passei por lá na quinta e na sexta. Achei bem mais organizado que o do ano passado, e me passou pela cabeça o seguinte pensamento.
         Porque tem a Feira da ABAV se poderíamos ter o Salão aberto para o trade e os agentes nos primeiros dias, e depois para o público final.
          Em uma semana ocorreria o grande encontro do turismo, assim como o Salão do Automóvel, e os demais seriam eventos locais, enxutos e dinâmicos como o de Gramado (que é o que eu conheço) mas meu tema aqui é outro, nem vou me meter nessa briga.
         Visitei por dois dias o Salão porque não queria perder a palestra do Ricardo Freire, o turista profissional, ex-publicitário (foi ele quem criou o famoso “Não é uma Brastemp”), escritor, e eu defino ele como um Luis Fernando Verissimo que viaja mais do que toca jazz.
Ricardo Freire no Salão dom Turismo
            Vou fazer um resumo aqui, pois vi a melhor definição do Brasil como produto.

            Ele começou sua palestra que tinha como tema, “Por que vale a pena viajar pelo Brasil, mesmo com o dólar barato” falando do triste fato que mesmo merecendo, o Brasil NÃO TEM O MAR DO CARIBE.
            Mas que depois de dois dias, aquele mar verde perde a graça pela falta da CAIPIRINHA e do QUEIJO COALHO, exclusividades nacionais e que fazem toda a diferença.
            E nessa pegada de comparação, ele destacou nossos principais destinos:

Lençóis Maranhenses
Que não tem concorrente nenhum no mundo, ecossistema único.

Rio de Janeiro
Que embora esteja tão caro quanto Nova York, NÃO TEM PROBLEMA ALGUM, POIS PODE COBRAR MESMO, afinal na sua definição, “viajo o mundo inteiro, para encontrar algum lugar tão encantador, quanto o Rio de Janeiro”

Cataratas do Iguaçu
Quando comparadas as Cataratas do Niágara, nas palavras do Riq viram um CHAFARIZ DE SHOPPING CENTER, ganham de goleada, e um motivo de tristeza para ele é saber que muitas pessoas foram a Foz, apenas para trazer muamba do Paraguai, como se precisasse de algum motivo além desta MARAVILHA DO MUNDO.

Que caso você não conheça, clique ali no nome e sinta a mesma vergonha que eu senti ao descobrir, COMO EU NÃO CONHEÇO INHOTIM. E o Riq adiantou que eles vão construir um complexo hoteleiro multi-categoria lá. =)

Chapada Diamantina
Ao invés de viajar dias até a Nova Zelândia, é possível encontrar cenários tão maravilhosos, ou mais, aqui no Brasil.

Belém do Pará
Deixa Puerto Madero com inveja, e tem a gastronomia que vai suceder a Tailandesa no mundo. Destaque para o TACACA, que o Riq comparou da seguinte forma “O Tacaca é como a mistura do Mizushiro com o Santo Daime”

Fernando de Noronha
Aqui vale colocar uma frase ótima “Conheço pessoas que não vão a Noronha porque acham muito caro, mas jamais conheci alguém que foi e se arrependeu”. O Riq aproveitou e criticou os cruzeiros que aportam no Arquipélago, pois considera uma maneira não eficiente de conhecer e preservar o local, pois até algumas são fechadas quando chegam os cruzeiristas.

Sul da Bahia
Um lugar preservado por estar justamente longe das capitais, a exceção de Porto Seguro, e que oferece cenários e experiências únicas no Brasil, e nesse tópico Riq comentou sobre a melhor viagem que fez nos últimos tempos, leia ela aqui.

Brasília
Nossa capital tem atrativos únicos, e pode ser visitada em um fim de semana, usando milhas e no contra fluxo do turismo de negócios que lota os hotéis de lá durante a semana.

Salvador
Acho que essa dispensa comentários, pela mistura única que Salvador oferece.

São Paulo
Aí está a grande aposta de Riq para a Copa, pois São Paulo é a cidade mais desconhecida do Brasil, tamanho o seu potencial. E depois que o mundo todo vier para cá, é só dela que irão falar.

               Depois o Riq falou das nossas festas, e ao invés de começar com o Carnaval, falou do Réveillon, nossa maior e exclusiva festa, pois por mais que o mundo comemore, é só aqui que milhões de pessoas de branco vão ao mar pular sete ondas, e assim enterrar os erros do ano que passou, e começar um novo ano cheio de promessas e esperanças.
               Sobre o carnaval, a mudança do Rio, que de cidade calma (fora do sambódromo é claro) durante a folia, virou a cidade mais agitada depois de Salvador, que dos trios, virou o carnaval dos camarotes, mas destacou Parintins que é impossível de se entender pela TV, só ao vivo.
              Ricardo terminou pedindo mais apoio ao turista independente e quando as perguntas começaram, para a alegria do ausente Artur Andrade, os gaúchos (nesse caso não eu) presentes EXIGIRAM a presença de algum destino nosso na lista, o que motivou até a ida da Secretária de Turismo ao encontro do Riq, fazendo seríssimas cobranças ao gaúcho, que inclua seu estado natal nos próximos roteiros. Realmente não temos jeito.
             Enfim, uma aula de diferencial competitivo do Brasil de encher os olhos, dezenas de tweets sobre viagens que não foram feitas ainda, e várias idéias na mente depois dessa apresentação.
            Se você não está falando do Brasil na internet, saiba que tem gente muito boa fazendo isso, e fazendo há anos, pelo menos acompanhe.
            Os blogueiros de turismo do Brasil, em breve serão tema de post por aqui.
            Sou fã assumido do trabalho e da carreira deste TURISTA PROFISSIONAL e só posso agradecer por dividir essa visão sobre o Brasil.
            Agora vamos lá. Se os gringos não vierem que nós mesmos possamos conhecer nosso país.
acesso em 19/07/2011

            Muito bom, não é mesmo? Verdadeiro guia para quem procura o melhor que o Brasil tem a oferecer. Alguns destinos eu já me aventurei a palpitar por aqui:

Rio de Janeiro Não visitei ainda, mas me apaixonei definitivamente quando vi o filme "Rio", mesmo tendo lido sobre todas as misturas de cenários e logísticas duvidosas ressaltadas pela Revista Época.

Sul da Bahia Digam o que quiser, eu adoro Porto Seguro!

Brasília Acho que todo brasileiro tem que conhecer a capital do país. Em agosto estarei por lá pela 3ª vez.

São Paulo Sou paulistana longe da capital desde criança, onde só volto para passear e para compromissos profissionais. Pode ser que seja por isso que acho que "São Paulo é Tudo de bom" como diz o vídeo postado aqui no blog.

19 de julho de 2011

Bariloche - 19/07/2011

              Consegui postar 6 textos no blog sem falar na aflição do "ir-ou-não-ir-para-Bariloche", mas é inevitável ficar buscando informações sobre o destino argentino, no meu caso estou tentanto transformar ansiedade em otimismo, por mais difícil que isso possa parecer. Eu não vou desistir!!
               Outro dia li uma mensagem na comunidade "Bariloche" que dizia que estávamos tão preocupados com as cinzas do vulcão que ninguém estava se lembrando que não havia neve ainda. É verdade, em 08/06, a neve apareceu pela cidade anunciando uma boa temporada, mas depois foi desaparecendo até o verde tomar conta da paisagem do Cerro Catedral. Essa angústia do neva ou não neva durou até o final de junho, quando o cerro se cobriu de branco, mas a alegria durou pouco, uma semana depois estava tudo verdinho, verdinho novamente. Agora parece que é pra valer pelo que se vê na cámara en vivo do Cerro Catedral. Tomara que esse problema já esteja resolvido.

Fotos de Bariloche - AR
Imagens da câmera ao vivo do Cerro Catedral. Desde 12/06 até 19/07. Clique para ampliar.
               O "outro" problema: as cinzas. Pelas últimas notícias essas não atrapalham mais o cotidiano da cidade e nem os roteiros de quem conseguiu chegar. Alguns passeios estavam fechados por falta de neve e não por culpa do 'amado' vulcão chileno. Estamos falando de cinzas e de não de fumaça, então elas não vão desaparecer como num passe de mágica. "Três físicos da Universidade Nacional de Río Negro, uma das províncias argentinas mais afetadas pelo vulcão, calcularam que o vulcão expulsou 100 milhões de toneladas de cinza, areia e pedras, "uma quantidade comparável à carga de 24 milhões de caminhões de transporte". (Último Segundo, acesso em 19/07/2011)
                Aqui e ali na cidade, os turistas desta, e talvez também de temporadas futuras, ainda verão os sinais deixados como lembrança pelo Puyehue, nada que estrague a beleza natural da região e nem deixe a cidade 'cheirando cinza' como alguns pessimistas previam. As 2 erupções anteriores desse vulcão, que estava adormecido há mais de 50 anos, duraram em torno de 2 meses e parece que a história vai se repetir. Se até 04/08 ele resolver se aquietar de vez, ainda será possível salvar um pouquinho da temporada. Aqui você acompanha as atividades do vulcão.

Centro Cívico em Bariloche - AR
Centro Cívico visto pela cámara en vivo.

          O grande problema é chegar até Bariloche. Não há previsão para abertura do aeroporto local e parece que numa tentativa de evitar especulações e não se responsabilizar pela criação de falsas expectativas, o anúncio oficial é que o aeroporto permanecerá fechado até 30/08. (Quando li isso, tive vontade de chorar, tamanha era minha esperança de que até 13/08 tudo estaria normalizado). Enfim, como diz Vanessa Olivatti, a correspondente internacional preferida de bloggeiros e orkuteiros, quem quiser chegar até lá que vá de ônibus, patins, jegue, a pé, de asa delta... só não conte que coseguirá pousar no aeroporto de Bariloche.
          Quem comprou passagens até Buenos Aires pode optar por terminar o percurso em ônibus leito. São 20 horas de viagem, e quem está encarando a aventura garante que é muito confortável e o mínimo cansativa. Quem comprou passagens pela Lan, está pousando em Esquel e terminando a viagem de 300km até Bariloche de ônibus sem custos adicionais. Os maiores 'perrengues' enfrentados são de passageiros da Aerolíneas Argentinas: voos cancelados em cima da hora, voos confirmados no site que não decolam, falta de informação, mau atendimento e outros que já são conhecidos de outras temporadas, todos os anos chovem (ou nevam) reclamações sobre a empresa aérea. Viajar pela Aerolíneas é uma loteria, quem quiser arriscar a sorte... É o típico barato que sai caro. Eu viajo para descansar e relaxar, não existe nenhuma economia que me faça trocar isso por mais preocupação do que as próprias  do dia a dia. Falei sobre isso aqui e há quem discorde totalmente, são preferências, só isso.
            No último final de semana (15/07), a CVC começou oficialmente sua temporada de inverno, com os primeiros grupos pousando em Esquel e terminando a viagem por terra. Finalmente pensaram no Plano B, que ainda não é a solução para todos os passageiros, pois o aeroporto de Esquel não comporta aviões do tamanho das aeronaves da TAM, só pousarão lá os grupos que chegam pela ANDES AIRLINES. Todos os voos da TAM para Bariloche estão cancelados, o que muda até mesmo a data de encerramento da temporada que tinha saídas até 20/08 e agora tem o último grupo confirmado para 08/08, voando ANDES. Se pretende atender a todos os seus clientes, a operadora terá que por em prática os Planos C e D que para o momento é tentar reacomodar quem iria pela TAM nos lugares que restam em voos da ANDES e tentar negociar voos extras com a mesma.
              Até aqui tudo bem pra mim, não tenho problemas em antecipar a viagem em uma semana, o próximo capítulo é conseguir confirmar hospedagem no mesmo hotel que fechei no pacote. Não quero trocar o Edelweiss de jeito nenhum.
             Ontem o primeiro avião desde 04/06 pousou no aeroporto de Bariloche, um voo da ANDES trazendo um grupo da CVC. Mas não há nada para se comemorar, o que realmente aconteceu é que o aeroporto de Esquel estava sem visibilidade e como naquele momento havia condições seguras em Bariloche, houve autorização para pousar. Na verdade foi uma solução alternativa e embora o teste não tenha sido intencional, é um bom motivo para mantermos o otimismo.
             Para encerrar o último vídeo feito pela Vanessa, em 18/07:





18 de julho de 2011

Feira de Bordados de Ibitinga


Feira do Bordado de Ibitinga - SP
A FEBI e sua indústria de bordados. Clique para ampliar.

           Ibitinga é conhecida nacionalmente por sua Feira do Bordado e eu, que a vida inteira frequentei a cidade vizinha (Itápolis), estive lá pela primeira vez há pouco tempo!! É o típico 'Turismo de Eventos' ou 'Turismo de Compras', como for mais conveniente chamar para convencer os maridos a acompanhar suas esposas nessa empreitada. Claro que por lá vi muito mais mulheres que homens, aqueles que se aventuraram foram muito úteis para carregar sacolas.

14 de julho de 2011

Primeiro aniversário do blog

Primeiro aniversário do blog De Turista a Viajante
            Hoje é dia de festa, aniversário de um ano do blog "De Turista a Viajante".
      Quando escrevi o primeiro post nem imaginava o quanto iria adorar tudo isso. Eu enjoo muito fácil das coisas, mas não me canso nem da internet, nem de escrever, nem de viajar, então a combinação foi perfeita!
      Em um ano aprendi muitas coisas sobre a blogosfera, bati alguns recordes para mim mesma, encontrei quem concordasse com minhas opiniões e quem descordasse, mas respeitei e publiquei todas as opiniões. Enfim, me distraí muito, 'viajei' durante esses 365 dias.
        Vou deixar o selo a disposição de outros blogs que estiverem comemorando o primeiro aniversário também. É uma data para ser lembrada, vamos comemorar!
logo mala

12 de julho de 2011

Cachecol pompom de dedo

 Quem viaja para locais frios como Bariloche precisa providenciar cachecol, luva e toca, pois quem não está acostumado com o frio não consegue sair na porta do hotel sem esses acessórios. Não dá nem pra esquecê-los: pisou em área externa você já percebe que está faltando alguma coisa.
   Principalmente cachecóis leve vários, pois eles sempre dão um toque especial ao visual. Vou postar aqui alguns bem simples de fazer para quem, como eu, não tem muita habilidade com as agulhas. Nas agulhas de crochê eu até me arrisco, mas tricô já desisti; minha impressão é que precisaria ter 3 ou 4 mãos pra conseguir segurar as duas agulhas, dar as laçadas, puxar, etc

Cachecol de lã pompom feito com os dedos
Cachecóis feitos com lã pompom

Cachecol de lã pompom feito com os dedos
Técnicas: correntinhas e dedos




















Para fazer os cachecóis das fotos usei

- Cachecol roxo/branco: 1 novelo de lã pompom 'Centopéia" (R$6,95), correntinha de crochê com agulha nº3.

- Cachecol preto/branco/cinza: 1 novelo de lã pompom "Centopéia' (R$6,95), técnica de tricô com os dedos.

- Cachecol verde/marrom: 1 novelo de lã pompom 'Chic' (R$ 9,20), correntinha de crochê com agulha nº 3.

       Todos muito simples de fazer e lindos, para usar e se orgulhar de dizer: "Fui eu que fiz!"
       Abaixo seguem os vídeos explicando as técnicas:




Mais informações sobre roupas em Bariloche


9 de julho de 2011

Acampamento Vista Alegre


Acampamento Vista Alegre
Clique nas fotos para ampliar.
          Passeio de um dia para quem mora na região de Ribeirão Preto ou de vários para quem está um pouquinho mais longe, mas curte turismo rural. O acampamento Vista Alegre, que fica entre Sertãozinho e Barrinha, anuncia em seu site 'turismo pedagógico e recreativo' e cumpre aquilo a que se propõe.
          Estive lá no dia 06/07/2011, como prêmio pela classificação num concurso escolar. O objetivo foi proporcionar aos professores um dia de descontração e relaxamento em pleno final de semestre, quando aguardamos ansiosamente o ínício de nossas merecidas férias. O lugar é tão agradável que conseguir isso foi fácil, todos que estavam alí adoraram.
          Eu já conhecia de outras visitas: com outro grupo de professores, só para almoçar e passar o domingo; minhas filhas já foram para passar o dia, para acampar com o grupo de escoteiros na área de camping e também na temporada de férias. Qualquer que seja a situação voltamos sempre com boas histórias.

Acampamento Vista Alegre
              O site é repleto de informações, sendo desnecessário repeti-las aqui, então vou direto para minhas impressões. Mesmo quem não curte muito (como eu) o ambiente rural vai passar um dia diferente e divertido. Os monitores não deixam ninguém ficar parado, o tempo todo há brincadeiras, trilhas pela mata e muita aventura. É um programa perfeito para a família. Se quiser apenas descansar, deixe as crianças com os 'tios e tias' e  relaxe.
              A comida é maravilhosa, muito bem feita. O diferencial ali não é a variedade, é a qualidade. Tem aquele capricho de quem gosta de cozinhar e sempre oferece uma opção diferente para dar água na boca, experimentar e repetir. Desta vez, o almoço foi acompanhado de suco de abacaxi com hortelã e o lanche da tarde de suco de limão com erva cidreira, além de um bolo de milho assado com a palha ao seu redor para decorar. Para comer primeiro com os olhos.

Acampamento Vista Alegre
              No acampamento de férias, as crianças são apresentadas a uma alimentação muito saudável e gostosa, resta torcer para adquirirem e continuarem com os bons hábitos alimentares. Dica: faça a mala dos pimpolhos com as roupas e calçados mais velhinhos que tiverem, pois algumas peças vão para o lixo na volta, afinal brincar no barro é uma festa!
              Se quiser se hospedar em família, o valor da diária (R$120,00) inclui 5 refeições e é pago por pessoa. O local não foi construído para o turismo, é um antiga fazenda com construções de época que foram adaptadas, claro, para garantir maior conforto aos hóspedes. Os alojamentos são na própria Casa Grande e outras residências menores que antigamente foram de colonos, nada que se pareça com quartos de hotéis ou chalés para temporadas. Isso faz com que você se sinta visitando aquela tia que se recusa a mudar para a cidade e sendo acolhido com o carinho de um parente que oferece o melhor para receber a família que não vê há tempos.

Acampamento Vista Alegre

7 de julho de 2011

Mais 10 dicas para turbinar seu blog

         Na próxima semana (14/07) o blog 'De Turista a Viajante'  faz seu primeiro aniversário. Quero partilhar com os colegas blogueiros o que aprendi sobre a blogosfera nesse ano que passou. Espero que, se nem tudo for útil nas dicas que seguem, pelo menos alguma coisa possa ser aproveitada e se não for proveitoso a todos, que possa ajudar a alguns.

1- “Poderá também gostar de”: É um widget que linka abaixo de cada post outros que podem interessar ao leitor. Você escolhe quantas postagens serão exibidas (3, 4 ou 5). Muito interessante. É a segunda maior origem de tráfego do meu blog, atrás apenas das pesquisas do Google. É interessante colocar pelo menos uma imagem em cada post, pois postagens sem imagem ficam com um quadrado vazio nesse recurso.Para inseri-lo acesse: http://www.linkwithin.com/learn

                       2- Sorteios -  Blogueiros fazem sorteios para atrair e fidelizar seus leitores, além de agradar seus seguidores. O objeto sorteado precisa estar relacionado ao tema do blog, do contrário fica meio sem sentido. E é claro solicitar alguma ação como ser seguidor, comentar, etc. Cuidado com os exageros, ninguém vai perder tempo de seguir, comentar 5 postagens, fazer a propaganda em seu próprio blog, adicionar no Orkut, Facebook, Twitter... só para ‘concorrer’ a um batom. A camaradagem faz parte das boas relações da blogosfera sempre; se pediu para um blog divulgar seu sorteio e foi atendido, retribua a gentileza divulgando quando o outro pedir. Existem sites especializados para a realização dos sorteios: http://www.random.org/


3- Não é preciso assinar os posts com o link de seu blog, é um marketing desnecessário e em lugar errado. Desde que seu perfil seja público, quem quiser saber mais sobre suas opiniões terá as informações que precisa clickando em seu nome de identificação.
4- “Mais lidos na semana” Esse é um Gadget disponível no Blogger e muito interessante. Deixe-o no alto da página, assim qualquer que seja o assunto que levou o leitor até seu blog, ele poderá ver o que mais interessa às pessoas. Como uma imagem fala mais que mil palavras, deixe a opção ‘com imagem’ habilitada. É possível também selecionar os mais lidos do dia, ou do mês, ou de todas as postagens.
5- Atualizar com freqüência - Determine para você mesmo uma freqüência para atualizar seu blog. Pode ser diária, o que é bem difícil pela questão de tempo e assunto que valha a pena ser lido, ou semanal, duas ou três vezes por semana... Você decide, mas cumpra. Blogs desatualizados ficam parecendo abandonados e além disso geralmente não terão destaque no Blog Roll de outros blogueiros.
6- Responder aos comentários – sempre. A pessoa que lhe deixou um comentário, uma pergunta, uma dúvida, vai voltar para saber sua opinião. Respeite seus leitores, responda aos comentários. Se for relevante para o assunto do tópico, deixe seu comentário ali mesmo para que sirva a outros leitores também. Se o perfil do leitor que comentou for público e também tiver um blog, retribua a visita.
7- Ferramentas – é interessante ter uma ferramenta útil. Dependendo do assunto do blog pode ser um tradutor, um conversor de moedas, etc. Eu encontrei um editor de fotos muito legal e abri uma página só para ele para facilitar a consulta, além disso, uso esse editor e outros recursos do site http://www.scrapee.net/  para fazer montagens das imagens que ilustram as postagens.

8- Youtube – às vezes vídeos muito curtos encontrados por lá enriquecem maravilhosamente bem uma postagem, então aproveite. Abra uma conta para colocar seus próprios vídeos também e todas as dúvidas que tiver a respeito do blog, pode procurar por lá que sempre há um tutorial para ajudá-lo.

9- Criar um e-mail – Há quem não goste de comentar e se expor, essas pessoas preferem enviar um e-mail. Então abra um e-mail com o nome de seu blog e de preferência deixe numa nova página para facilitar o acesso. Não se esqueça de verificar as mensagens recebidas e responder aos seus leitores.

10- Selos – São polêmicos: há quem adore receber um selinho, há quem ignore, há quem deteste. Selos são trocas carinhosas entre os blogueiros para mostrar a admiração pelo colega. Faz parte das boas relações na blogosfera aceitar e expor no blog, pode ser no rodapé da página, na lateral, numa página ou postagem só para eles. Se quiser criar um selo seu, novamente cuidado com os exageros. Quando os critérios são falar 45 coisas sobre você, comentar 17 posts de quem lhe ‘presenteou’, enviar para 25 blogs explicando porque os escolheu, etc. Aí não dá, né?! Seja ponderado: passar o selo para 5 blogs amigos já é mais que suficiente.

                       Já conhece a mídia Prezi? Clique aqui.

Foi útil? Compartilhe:

5 de julho de 2011

Dragão do Mar


Dragão do Mar - Fortaleza - CE
Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Dragão do Mar - Fortaleza - CE
Homenagem a Patativa do Assaré


         Plentário, museus, cinemas, exposições temporárias, cursos, música, teatro, artes plásticas, café... tudo no mesmo espaço. Quem quer respirar um pouquinho (ou muito) da cultura cearense esse é o lugar.
         É um ótimo programa para um finalzinho de tarde, quem sabe depois de ver o pôr-do-sol na Ponte dos Ingleses que fica nos arredores; depois já estique a noite nos barzinhos coloridos onde dizem que há um chopp melhor que o do Pinguim em Ribeirão Preto (Bar do Bexiga).
          O site traz a programação do mês todo, dê uma olhada antes de ir. O planetário, por exemplo, só abre de 5ª a domingo e, principalmente para as crianças é imperdível. Há exposições nas salas da entrada e no subsolo, então pergunte por elas para não passar sem vê-las.
Dragão do Mar - Fortaleza - CE
Representação de casa sertaneja
Dragão do Mar - Fortaleza - CE       
  O site é bem detalhado e lá se encontram todas as informações necessárias para aproveitar muito bem a visita. Só não tente tirar suas dúvidas por e-mail, minha resposta chegou um mês depois de enviada, quando eu já havia voltado de viagem. Não deixe de dar uma passadinha por lá.

      Clique aqui para ler tudo sobre Fortaleza já postado no blog.

 
Dragão do Mar - Fortaleza - CE
Exposição Vaqueiros


Dragão do Mar - Fortaleza - CE
Vista do hotel Praia Centro desde o Dragão do Mar

Dragão do Mar - Fortaleza - CE
Barzinhos vistos da ponte






Dragão do Mar - Fortaleza - CE
Planetário


Dragão do Mar - Fortaleza - CE
Ponte metálica



3 de julho de 2011

Aeroporto de Bariloche em 02/07/2011

             Vanessa nos prometeu um vídeo "mostrando" e não apenas "falando sobre" a situação do aeroporto em Bariloche. Nem quem está lá sabe quando vai reabrir, há quem garanta que realmente abre dia 08/07, há quem acredite que a situação se arrastará ainda mais um pouco. Tão impossível prever isso como dizer se vai nevar no dia 22/07 às 14:35h. São fenômenos da natureza, ninguém poderá afirmar nada. Mas no puro "achismo" eu me animei com o vídeo, acho que em breve tudo voltará ao normal.
             Além desse, a Vanessa gravou vários outros mostrando pontos turísticos da cidade e região. Estão todos postados no Facebook dela.


EXPLICACOES GERAIS SOBRE O AEROPORTO DE BARILOCHE E SOBRE O SEU NAO FUNCIONAMENTO ATE O MOMENTO (02 JULHO DE 2011). RETIFICANDO....... ERROS GRAVES: FALANDO SOBRE A FENIX NO VIDEO DISSE QUE A EMPRESA ERA UMA EMPRESA "EEEEEDONEA" E O CORRETO SERIA "IDONEA!" BEM COMO ELA TRANSFERIU SEUS PASSAGEIROS PARA A AEROLINEAS ARGENTINAS E ESTA BAIXANDO EM ESQUEL E NAO EM NEOQUEN CONFORME DITO NO VIDEO.... DESCULPAS!!!!!

Últimas notícias: Bariloche em 29/07/2011

Já tinha ouvido falar em Esquel? Descubra o que há por lá.