Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29 de dezembro de 2011

Retrospectiva 2011

             Esse foi um ano de novidades para o De Turista a Viajante, a impressão que tenho é que ele deixou efetivamente de ser 'meu' para ser 'público'. Sou um pouco ciumenta quanto a isso, mas gosto de saber que meus relatos de viagem ajudam a outras pessoas.
        Com o tumulto causado pelo Vulcão Puyehue, atrapalhando as férias de inverno, o blog chegou às 1260 visitas ao dia, sempre nas postagens sobre Bariloche. Com isso fui reconhecida no aeroporto, em Bariloche ouvi frases do tipo: "Ah, é você que é dona do blog..." e até sugestão para escrever um livro eu recebi. Não é pra tanto, vou continuar escrevendo e me distraindo por aqui mesmo. Nada disso tem importância, mas para uma simples mortal como eu, foi novidade.


Dados do Google Analytics
Guardei a imagem do recorde. Click para ampliá-la.

             Seguindo a onda dos sorteios em blogs, já que eu não conseguiria sortear uma viagem, fizemos em parceria com a Uniko, o sorteio de uma revista fotográfica para guardar os melhores momentos das férias. Muita gente que não conhecia ficou sabendo o que é fotozine. Mas não parou por aí, até abril/2012 há um desconto especial em todo o site da Uniko usando o código abaixo:

Cupom de desconto Uniko
Aproveite o desconto até abril/2012

                Já citei em outras postagens que sou fã de Ricardo Freire e do site Viaje na Viagem, por isso é uma alegria ter o De Turista a Viajante incluído na #Viajofera e recomendado nos links e posts de 4 destinos: Curitiba, Fortaleza Natal e Santiago do Chile. Meus agradecimentos à Boia.

Print do site Viaje na Viagem
A Boia indicando links e posts sobre Natal-RN
                 Em novembro, recebi o mais inusitado dos convites: participar de um reality show da TV Bandeirantes. Respondi educadamente à mensagem, que também chegou por e-mail, que prefiro ser expectadora.

Print de mensagens do twitter
Mensagem recebida no Twitter.
              Imagino que o tal reality show seja o Perdidos na Tribo, em que 3 famílias serão colocadas em tribos indígenas, isoladas da civilização, durante 20 dias. Por isso minha família 'condiz com o perfil procurado', porque em várias postagens já citei que não gosto de mato, não fico sem internet, amo asfalto, concreto e energia elétrica. Ou seja, seríamos perfeitos para os 'micos' que dão audiência a esses programas.
         Aí vem à tona a velha pergunta dos realities: Você seria capaz de qualquer coisa por dinheiro? Minha resposta: Não, eu não seria capaz de dormir no meio do mato por 20 dias. Seria uma péssima jogadora, duvido que passasse da primeira noite...

Logotipo do programa Perdidos na Tribo
Boa sorte aos corajosos. Vou assistir sofrendo por me imaginar na situação.
               Como o De Turista a Viajante entrou em seu 2º ano de existência, achei que já estava bem crescidinho e poderia ficar mais independente, por isso ganhou de presente de Natal seu próprio domínio. Nosso novo endereço é http://www.deturistaaviajante.com/
logo mala
      
 E que venha 2012 cheio de novas conquistas para todos nós!

26 de dezembro de 2011

Blogagem Coletiva - 7 postagens preferidas

              Final de ano é o momento para as retrospectivas apresentadas por todas as emissoras de televisão e revistas semanais. A brincadeira aqui é fazer o mesmo na blogosfera e escolher os 7 links preferidos de seu próprio blog (de todos os tempos), além de indicar mais 7 blogs, sobre qualquer assunto, para fazer o mesmo. O De Turista a Viajante foi indicado pelos colegas blogueiros Os Caminhantes e fiquei muito feliz com a indicação. As regras da Blogagem Coletiva mais detalhadas estão aqui.

Meus links:

1- Meu post mais bonito: Pideras Blancas - gostei tanto das fotos tiradas pelos fotógrafos de lá que gastei horrores para trazê-las comigo. No post misturei as minhas fotos com as dos profissionais.

Piedras Blancas - Bariloche Argentina

2- Meu post mais popular: Compras em Santiago do Chile - eu não fui a Santiago do Chile, desisti por causa do virus H1N1, em 2009. Postei no blog tudo que já havia pesquisado e ironicamente os posts mais lidos são da viagem que nunca fiz.

Shopping mais famoso de Santiago do Chile

3- O post que causou (e causa) mais discussão: Natal-RN - já escrevi sabendo que seria polêmico por conta de conversas com amigos e participações em comunidades do Orkut, mas é absolutamente sincero - 'eu não gostei de Natal'.

Passeio de dromedário em Natal
4- Meu post que mais ajudou pessoas: Bariloche - faça as contas - as contas feitas aqui foram meus próprios cálculos de viagem, mas ajudaram e ainda ajudam muita gente a ter uma ideia de quanto se gasta numa viagem à San Carlos de Bariloche-AR.


Bariloche - Argentina

5- O post que mais surpreendeu: Olímpia - SP - jamais imaginei que um post sobre o Thermas dos Laranjais (parque aquático) seria tão lido. Deixei até uma pergunta nos comentários para saber se estava linkado em algum outro site ou blog, mas não obtive resposta. Desde abril/2011, quando foi publicado, é o mais lido da semana.

Therma dos Laranjais - Parque aquático de Olímpia SP

6- O post que não recebeu a atenção que merecia: São Paulo é tudo de bom - vídeo de divulgação sobre a cidade de São Paulo. Eu sei que não é uma cidade tão famosa pelo turismo, mas para mim é fascinante! Em 12 minutos aprox. o vídeo mostra muito da 'cidade que não para'.

São Paulo é tudo de bom adesivo

7- O post que me dá mais orgulho: City Tour em Santiago do Chile - analisei detalhadamente um roteiro para visitar o centro de Santiago sem guia de turismo. Acabei não fazendo a viagem e recebendo comentários de agradecimento de quem seguiu as dicas e aproveitou bem o dia.

Ônibus turístico em Santiago do Chile

Blogs que indico para a blogagem coletiva:
- Janela Tour, por Janela Tour
- De Mochila e Cuia, por Quel Kramer
- Around the world, por Heitor Pergher
- Vícios de Viagem, por Carol Guelber
- Manias da Diva, por A Diva
- Nascida em versos, por Karla Hack dos Santos
- Sem Template, por Darlana Godoi
logo mala

21 de dezembro de 2011

Cartão de Natal interativo

Hoje em dia dificilmente se recebe um cartão impresso com saudações natalinas, mas os cartões virtuais chegam tanto por e-mail quanto pelos sites de relacionamento e são a cada ano mais interativos e animados. Separei alguns que achei muito interessantes e com eles deixo o meu Feliz Natal a todos!!

Para se divertir:


Cartão de natal interativo da Coca-cola
Fizemos uma dancinha para festejar o Natal.


     Em 2011, no site da Coca-Cola você montava seu globo de neve colocando os rostos que quisesse nos personagens e escolhendo o cenário. Bem simples de fazer e o resultado era bem divertido. 

Para se emocionar:
Como sempre os comerciais de Natal da Coca-cola são emocionantes. Naquele ano não foi diferente.


Para ajudar:

Cartão de Natal Interativo Beba leite
Cartão de Natal da Tetra Pak
  1. Sites para o envio de suas mensagens natalinas são incontáveis, a diferença deste era que ao mesmo tempo em que saudava os amigos e familiares, você ajudava uma instituição. A cada cartão eletrônico enviado, a Tetra Pak doou um litro de leite longa vida.

20 de dezembro de 2011

Antes e depois - Luís Fernando Veríssimo

               Sou professora de Português e amantíssima dos textos literários. Tenho uma preferência crônica pelos textos de Veríssimo, principalmente aqueles que retratam as férias e como elas estão chegando, lá vai mais uma:

Charge sobre as férias



ANTES E DEPOIS
 
             Há os que passam todo o ano nas férias de todo o ano seguinte se recuperando delas - ou pensando em como pagá-las. Muitas vezes, mais importante do que as férias são o antes e o depois. Alguns se divertem tanto planejando suas férias que quase dispensam as férias. Outros vêem férias apenas como um pretexto para fotografar tudo o que puderem com a maior rapidez possível e só depois, mostrando os slides para os amigos, enxergarem onde andaram.
             - Aquele sou eu com a Magali.
             - E aquilo no fundo?
             - No fundo? É o Oceano Atlântico. Não, o Pacífico. Ou será o Atlântico?

             O antes e o depois. Muitas vezes é grande o contraste entre o que se diz antes das férias e depois das férias.
             Por exemplo:
            Antes: "Vou chegar em casa, botar meu pijama e passar trinta dias de papo para o ar. Só me mexendo para coçar o pé. Uma bebidinha, um churrasquinho, e deixar o tempo passar..."
            Depois: "Como o tempo custou a passar! O dia inteiro sem fazer nada. Saco. Briguei com a família, briguei com todo mundo. Depois de uma semana nem eu me agüentava dentro de casa. Ainda bem que acabou. E não me falem em churrasco durante um ano!"

            Antes: "Está tudo minuciosamente planejado. Reservas de hotel, conexões de vôos, fusos horários, tudo. Vai funcionar como um relógio".
            Depois: "Como se não bastasse o extravio das duas malas que foram parar no Sri Lanka, o hotel que a agência nos reservou em Londres não existe mais. Agora é um parque de estacionamento. E por que ninguém me disse que na Europa é 4 horas mais tarde, não mais cedo? Passei uma semana jantando ao meio-dia e tomando café da manhã às 10 da noite. No mais foi tudo bem. Fora a perda dos passaportes e o assalto em Palermo".

             Antes: "Vai ser sensacional rever a tia Idalina e os primos de Vitória depois de dez anos!"
             Depois: "A tia Idalina ainda vá, mas o marido... Depois de dois dias nem podíamos nos olhar. E o desgraçado ainda recortava os artigos do Delfim. E os primos? Estão uns monstros! A mais velha, inclusive, é sadomasoquista".
 
              Antes: "Ah! A praia, o mar, o sol..."
             Depois: "Bicho-de-pé, queimaduras generalizadas, intoxicação alimentar, o Júnior quase se afogou duas vezes... E os preços!"
 
             Antes: "Vamos pegar o carro e sair por aí, sem rumo".
             Depois: "Quebrar o carro não foi nada. Pior foi ter que dormir três dias na casa de um caboclo maluco que dormia com uma mula chamada Doroti e dizia que era primo distante do diabo".
 
              Antes: "Vamos acampar no mato. Um mês ao ar livre. Contato com a natureza. Isso é que é vida saudável!"
             Depois: "Só para dar uma idéia: uma noite os mosquitos levantaram a Jandira do chão, com saco de dormir e tudo, e teriam levado ela para o mato se nós não tivéssemos segurado com força. Mas levaram a Kombi".
 
              Antes: "Vou aproveitar para por em dia minha leitura.".
              Depois: "Olha, comecei a ver Roda de Fogo, me interessei, acabei não lendo nada".
 
              Antes: "Chego em Punta Del Este e vou direto para o cassino. Ganho uma bolada e pago todo o veraneio. Meu sistema não falha".
              Depois: "Mande um dinheiro pt Sem tostão para pagar hotel et ameaçado prisão pt Urgente".
  Veja, 18/03/87

18 de dezembro de 2011

Instruções para menores em viagem ao exterior


              Desde junho/2011, entraram em vigor novas instruções para a autorização de viagem ao exterior de menores desacompanhados ou em companhia de apenas um dos pais. Na prática não mudou muita coisa, tanto que em agosto/2011 viajei para a Argentina apresentando o modelo antigo sem nenhum problema.
      As principais alterações foram que não é mais necessário conter a foto da criança ou adolescente e é possível estabelecer prazo de validade de até 2 anos para o documento.
        Veja o novo modelo no Manual relativo a viagem de menores brasileiros ao exterior , Polícia Federal, junho/2011.
          A resolução que rege as novas orientações é a Resolução nº131, de 26 de maio de 2011.

Não se esqueça:

- Para viajar para o exterior 'toda' criança precisa do documento original de identidade. A forma mais rápida (no Estado de São Paulo) é o Poupa Tempo. Em janeiro as filas de pais com filhos pequenos é enorme, principalmente por conta dos cruzeiros marítimos que atravessam as fronteiras do sul do país, por isso entre no site e agende o atendimento.

- Junto à autorização deverá ser anexada cópia do documento de identidade da criança e o documento original deverá ser apresentado à Polícia Federal no dia da viagem.

- Siga a orientação de fazer o documento em 2 vias de igual valor (e não fotocópia). O que já vi acontecer: o voo saiu de Belo Horizonte com destino à Bariloche-AR, na escala em Campinas foi cancelado devido à condições climáticas e só prosseguiu no dia seguinte. Quem só tinha uma via da autorização, deixou-a no embarque em BH e ficou na dependência da boa vontade da Polícia Federal de Campinas para aceitar a justificativa. Deu tudo certo, mas eu não arriscaria.

- Mesmo válida por até 2 anos, é preciso fazer várias vias da autorização, pois a cada viagem ao exterior feita nesse período, uma das vias ficará retida no guichê da Polícia Federal.

- O nome dos pais na autorização deve ser idêntico ao que consta no documento de identidade do filho. Em caso de divórcio com alteração do nome da mãe, por exemplo, deve ser anexada a cópia da certidão de casamento com averbação do divórcio.

- Para tirar o passaporte, sem a presença de um dos pais, também é necessária a autorização escrita do outro. Veja instruções da Polícia Federal.


                    Não deixe que a falta de um papelzinho estrague suas férias. 
Depois de tudo isso:
Boas Viagens!!
Aeroporto de Guarulhos, em frente aos relógios que marcam o fuso horário
Meus bebês no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em 2006.
As informações foram úteis? Compartilhe.

16 de dezembro de 2011

Concurso Cultural da Gol no Facebook

Press Release

GOL encerra o ano com concurso cultural especial no Facebook!

Participantes devem enviar cartões até 27/dez para concorrer a 1 ano de passagens grátis

Promoção cultural da Gol

             A GOL Linhas Aéreas Inteligentes lança hoje um concurso cultural especial no Facebook que dará ao ganhador o direito de viajar grátis uma vez por mês em 2012, com um acompanhante, para todos os trechos nacionais operados pela empresa (exceto Fernando de Noronha)! Mas atenção, pois ele só vai até 27 de dezembro.

            Para participar, basta curtir a página da empresa no Facebook, acessar a aba "Voe Alto em 2012" e clicar em um dos destinos brasileiros nos quais a GOL opera. Em seguida, é só escolher um amigo, escrever uma mensagem e enviar! O texto mais criativo leva o prêmio.

           O melhor: você pode participar mais de uma vez enviando cartões para todas as pessoas que fizeram o seu 2011 sensacional! Quanto mais vezes, maiores as chances de ganhar. =)

            Tá esperando o quê? Corre lá na página da GOL e participe!
            Boa sorte a todos!



Texto enviado por e-mail por Julia Furquim
Digital Associate Executive Burson-Marsteller Brasil
55 11 3094-2284
55 11 8539-5102

15 de dezembro de 2011

Fortaleza, Rio ou Florianópolis: qual visitar nas férias de verão?

Press Release         

As férias de verão são grandes acontecimentos no Brasil e é nessa época em que turistas do mundo todo dão preferência para o nosso país e o turismo local ganha ainda mais força. Já que não é segredo que nossa pátria amada é um país de diversas culturas e lugares paradisíacos, selecionamos aqui três lugares com muito sol e mar para você conhecer e se apaixonar:

Fortaleza - CE ao entardecer
É difícil apontar uma só razão para dizer o porquê Fortaleza é um dos destinos mais procurados por turistas. Cidade bela com povo alegre e simpático, a capital oferece passeios para todos os gostos. Passeios que vão de caminhadas pela orla central para ver o belo pôr-do-sol até admirar as dunas e falésias em um delicioso passeio de bugue. Na feirinha Beira-Mar e no famoso Mercado Central de Artesanato você vai se deslumbrar os mais belos artesanatos. Além das belas praias, outros programas são obrigatórios para quem visita a cidade como: visitar as barracas com cozinha regional tipicamente cearense na Praia do Futuro e conhecer o Beach Park, o maior parque aquático do país. Alguns hoteis em Fortaleza ainda dispõem de programações culturais que acontecem na cidade.


Ponte símbolo de Florianópolis - SC
A cada dia fica mais evidente o porquê o título de Ilha da Magia foi atribuído a capital de Santa Catarina. A cidade só perde para o Rio de Janeiro em quesito belezas naturais que vão de montanhas as praias e chegam a ser mais de quarenta. Além de ótimos hotéis em Florianópolis para qualquer faixa de renda, a cidade ainda oferece diversidade para seus visitantes; ecoturismo, esportes radicais, passeios por paisagens rurais e uma vida noturna bem agitada.


Cristo redentor abençoando o Rio de Janeiro
O Rio de Janeiro é a cidade brasileira mais visitada por turistas estrangeiros, e não é por menos, pois a capital fluminense é repleta de belezas naturais e alguns pontos, criados pelo homem, mas que carrega consigo uma beleza ímpar, comparada às belezas naturais. Para o turista que chega na cidade pela primeira vez, o indicado é preparar um pequeno roteiro com pontos essenciais para a visitação. Entre os principais destaques da cidade estão: O Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Praia de Copacabana e o Centro Histórico. É claro que a cidade é muito mais do que esses pontos, porém, a visita lá é obrigatória. Não se esqueça de reservar um hotel Rio de Janeiro próximo aos pontos turísticos, pois assim, você economizará com o transporte dentro da cidade.
           Gostaram das dicas? Seja qual for seu destino não deixe para a última hora detalhes importante como a compra de passagens e a reserva em hotéis. O FalaTurista é um site de reservas online nesses e em tantas outras cidades brasileiras. Faça agora mesmo sua reserva e boa viagem!

Texto enviado por Verônica Fassoni, do site Fala Turista.

12 de dezembro de 2011

Hotéis em Caldas Novas-GO

Golden Dolphim, em Caldas Novas
Golden Dolphin Grand Hotel
                   Não costumo incluir nas postagens do blog minhas inpressões sobre os hotéis em que me hospedo porque acho essa questão muito pessoal. O que é essencial para uns pode ser supérfluo para outros. Há quem prefira um resort para não sair de lá para nada e há quem use o hotel só para dormir. Férias é para descansar e relaxar, sendo assim tenho um único critério para fazer minha escolha: o hotel tem que oferecer no mínimo o mesmo conforto que tenho em minha casa, sem improvisos.
                    Em Caldas Novas escolher o hotel significa definir quase todo o roteiro de sua viagem. Ou se hospeda em um dos clubes-hotéis para passar a maior parte do tempo ali usufruindo das atrações aquáticas e fazendo valer o dinheiro gasto, ou se hospeda num hotel mais simples (leia-se: com piscinas menores) e pague para entrar nos parques aquáticos como visitante, se quiser variar.
                    Hotéis não faltam. Para receber 1,5 milhão de turistas por ano, a  rede hoteleira conta com 45.000 leitos; não será difícil encontrar um de acordo com o gosto e o bolso de cada turista. Algumas boas opções estão aqui. Ou nos tradicionais sites de reservas on-line como o Decolar, o Booking ou o Submarino Viagens. Mesmo que você não pretenda fazer suas reservas por esses sites, são bons pontos de partida para começar a pesquisar.
                     Os maiores complexos turísticos da cidade se constituem de parque aquático e diferentes opções de hospedagem. Quando se hospeda em um desses hotéis, a diária inclui o acesso aos parques aquáticos. São clubes-hotéis onde também é possível comprar o ingresso para passar o dia. Os maiores empreendimentos desse tipo são:

- Caldas Termas Clube (CTC) -   é o mais antigo da cidade, por isso também o mais central.

 Rio Quente Resorts - é o mais famoso da região, mas não fica em Caldas Novas e sim no município vizinho de Rio Quente. São sete opções de hotéis e o Hot Park.

- Privé - o grupo Privé possue 4 hotéis em Caldas Novas e o Eldorado Water Park.

- Náutico Praia Clube - dois hotéis à beira de um lago. Além dos brinquedos aquáticos, oferece opções de esportes náuticos e passeios de barco.

- Lagoa Termas Parque - não tem hotéis e sim área de camping. É um dos menores e também dos mais baratos.

- Di Roma - 7 hotéis e 2 parques aquático, além de Jardim Japonês, Shopping e mais.

                    Escolha o seu e mergulhe na diversão.

Leia também: O que fazer em Caldas Novas-GO?

                     Voo direto da Azul Linhas Aéreas Campinas - Caldas Novas

10 de dezembro de 2011

O que fazer em Caldas Novas-GO?


Caldas Novas - GO
Luísa aprendendo a nadar com o vovô
             Faz 10 anos que estive em Caldas Novas, mas pelas informações que busquei na internet não mudou muita coisa.
   Gosto sempre de começar as pesquisas pelo Férias Brasil, mas até lá encontrei o mais comum dos enganos, todas as dicas sobre Caldas Novas referindo-se ao Hot Park e ao Rio Quente Resort que na verdade pertencem ao vizinho município de Rio Quente, distante 31km.
        Os resorts são ótimas opções para quem não faz questão de conhecer algo novo a cada dia ou quer tanto descanso que não pretende sair do hotel. Quem não gosta de tanto sossego assim ou dos preços um tanto altos, pode hospedar-se em Caldas Novas e passar um ou mais dias no Hot Park e/ou outros parques aquáticos.
         A principal atração de Caldas é justamente suas águas termais e por isso a escolha do hotel é muito importante, afinal você está escolhendo em que piscinas quer relaxar e se divertir durante os dias que passar por lá. Em Caldas Novas classifica-se o hotel principalmente pelo tamanho de suas piscinas e outras atrações aquáticas que ele oferece.
      As piscinas ficam lotadas mesmo à noite, o horário mais gostoso para ficar na água. É um lugar para se descansar, uma semana ali acho que seria demais, um feriado prolongado está de bom tamanho.
Boia plástica infantil
           Para quem viaja com crianças é perfeito! Claro que é preciso um adulto por perto e boias que ajudem a diverti-las e a mantê-las seguras, mas não se preocupe se esqueceu de colocar esse item na mala, a oferta de objetos infláveis é infinita e mesmo que você tenha se lembrado da boia de seu filho, ele vai querer outra, ou um golfinho para montar, ou um jacaré em que possa se deitar...
            Além das boias de incontáveis formatos, cores e tamanhos, o comércio também oferece, entre outros itens, lembranças de viagens (as eternas camisetas com frases) e artesanato, principalmente com pedras, seja em objetos de decoração ou em bijuterias. Lugar para as compras não faltam, são lojas, lojinhas, galerias, shopping e uma feira de artesanato. À noite, quem já saiu da piscina, está na rua do comércio ou na feirinha.
       As agências locais de receptivo levam para os parques aquáticos, oferecem city tour (fiz um de trenzinho) e passeios para lugares um pouco mais distantes como Goiânia (172km) e Brasília (299km). Essas viagens bate-volta são um pouco cansativas, mas o mínimo que se conhece serve para pensar  no destino nas próximas férias ou tirá-lo de vez dos planos. Goiânia só vale a pena se for num final de semana com visita garantida à Feira da Lua (sábados) ou a Feira do Sol (domingos). Já Brasília, para quem não conhece, pode ser uma boa oportunidade para visitar a capital do país.
          Veja aqui pontos turísticos e outras informações sobre Caldas Novas. 

Saiba mais: Voo direto da Azul: Campinas-Caldas Novas
Escolha o seu: Hotéis em Caldas Novas-GO.
logo mala

8 de dezembro de 2011

Tudo Azul em Caldas Novas

                Caldas Novas-GO é o 'paraíso das águas quentes', em pleno cerrado é a 'praia dos goianos', mas recebe turistas de todos os Estados. Fui para lá 2 vezes quando minhas filhas eram pequenas e é perfeito para crianças que adoram brincar na água. Também agrada aos mais jovens com os brinquedos radicais dos parques aquáticos e é a queridinha da 3ª Idade, atraída pelas piscinas de águas termais que alguns dizem ter poderes medicinais. Enfim, Caldas Novas tem '3Ds': distração, descanso e diversão para todas as idades.
Saguão do Aeroporto de Caldas Novas - GO
Saguão do aeroporto de Caldas Novas-GO

                 As excursões de ônibus chegam tanto das cidades vizinhas quanto de lugares bem mais distantes e há também o aeroporto que até então só recebia voos fretados, obrigando quem optou por chegar por via aérea a comprar um pacote turístico. A partir de hoje (08/12/2011), uma novidade vai aquecer ainda mais o poder do principal polo turístico da região: a Azul Linhas Aéreas começa a voar de Campinas a Caldas Novas todas as quintas-feiras e domingos.
                 As saídas de Campinas-Caldas Novas, às quintas-feiras são em voo direto (1h30min), assim como a volta aos domingos Caldas Novas-Campinas. Em janeiro, como sempre e para qualquer destino, os preços enlouquecem tanto quanto as mães com as crianças em férias escolares:


Valores de passagem aérea até Caldas Novas
Voo direto na ida, às quintas-feiras e na volta aos domingos.

                 Fazendo a simulação para depois da loucura da alta temporada, por exemplo no feriado de 1º de Maio, a diferença de preços é grande, mas quem escolher viajar no domingo e voltar na quinta-feira fará escala em Goiânia na ida e na volta. O voo com escala tem 2h40min.


Valores de passagens para Caldas Novas
Voo com escala em Goiânia para quem viaja no domingo e volta na quinta-feira.

                Quem chega de carro até Caldas Novas geralmente são moradores do próprio Estado e muitos do Distrito Federal, o que mais se vê por lá são veículos com placa de Brasília. Aos que estão mais distantes, as opções eram as excursões por terra com muitas horas de viagem, ou os pacotes aéreos, sempre atrelados a alguma agência ou operadora de turismo.
                Adorei a nova alternativa e torço para que outras empresas aéreas comecem a operar regularmente neste aeroporto, já que quanto mais concorrência melhor para nós. O que muda agora, é que Caldas Novas deixará de ser exclusiva dos turistas e entrará também na rota dos viajantes.

Leia também: O que fazer em Caldas Novas-GO?

5 de dezembro de 2011

Sertãozinho - 115 anos

               Hoje é aniversário do município de Sertãozinho-SP, que não tem nada de turístico, mas para morar eu não troco por lugar nenhum!
               Vou comemorar a data (e o feriado, claro!) postando um vídeo sobre a cidade produzido com a participação de meus alunos, em 2005. As cópias foram feitas em DVD e distribuídas entre as delegações que participaram dos jogos regionais daquele ano. Ficou bem legal:




Leia: o que fazer em Sertãozinho - SP

2 de dezembro de 2011

Termo de acordo - voo cancelado

              Em setembro/2010 tive um voo cancelado no trecho Brasília-Ribeirão Preto e fui reacomodada 27 horas depois. Embora a Resolução 141, da ANAC estabeleça que o passageiro tem direito à assistência material gratuita, esta não me foi oferecida pela Passaredo Transportes Aéreos e para reaver valores referentes à hospedagem, alimentação e outros gastos foram vários e-mails, ligações inclusive para a ANAC e um mês de negociações que se encerraram com a assinatura do seguinte termo de acordo que pode servir de modelo em situações semelhantes:


TERMO DE ACORDO


                      Pelo presente termo de acordo, __________________________, portador(a) do CPF/MF nº ______________________________, residente e domiciliado na Rua _______________, nº____ na cidade de __________________, Estado de _____________________, dá à PASSAREDO TRANSPORTES AÉREOS LTDA__________________, pessoa jurídica de direito privado, estabelecida na Av. _____________________________, nº___, na cidade de __________________, Estado de ______________, inscrita no CNPJ/MF sob o n° _______________________, diante da disponibilização do reembolso, no valor de R$ ________________ (____________________________), referente a despesas com transporte, alimentação e hospedagem, conforme notas apresentadas, mediante depósito em conta corrente de titularidade de ______________________________, qual seja, BANCO __________________, AGENCIA ______________, C/C ______________ PLENA, TOTAL E IRREVOGÁVEL QUITAÇÃO, PARA NADA MAIS RECLAMAR A QUALQUER TÍTULO QUE SEJA, POR OCASIÃO DO CANCELAMENTO DO VOO _____________, TRECHO ___________________ NO DIA __ DE _____________ DE 20__.

                     Fica, pois, através do presente instrumento de acordo, após ser efetuado o referido depósito, quitadas todas e quaisquer obrigações relativas ao voo noticiado acima, e, o (a) beneficiário (a), já qualificado (a), reembolsado (a) no valor e na forma pleiteada, para nada mais reclamar a qualquer título que seja.

                     Por ser verdade firma o presente termo de acordo na presença de duas testemunhas.

                    ____________, ___ de ____________ de 20__.


____________________________
nome 
RG nº
Aperto de mãos