Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 de fevereiro de 2012

Brazil by foreigners

Mapa do Brasil em sites estrangeiros
Brasil para os gringos: Amazônia, carnaval e futebol

          Não sei se sou a única louca, mas vivo procurando informações na internet sobre o Brazil, esse mesmo, com 'z', da forma como os gringos o conhecem. Imagino que deve ser muito difícil programar uma viagem ao Brasil, um país tão grande e tão diverso em sua cultura. Recebemos tanto turistas, que sobem ao Cristo Redentor e querem avistar as Cataratas do Iguaçu; quanto viajantes que 'tentam' conhecer um pouco do país e sua cultura antes de chegar. Mas é complicado para eles!
   Encontrei algumas descrições do Brasil feitas no Prezi que demonstram um claro esforço em apresentar a cultura brasileira e acabam bem confusas. Por exemplo:

   Há equívocos como o mapa do Brasil restrito à Amazônia internacional, o boto cor-de-rosa é um animal doS rioS brasileiroS e a feijoada é um prato com frutos do mar. What?!
     Além de algumas imagens de cidades e pratos que sinceramente, eu não identifiquei.
     Nesse outro Prezi aqui, a intenção era apresentar a geografia e a história antes de descrever a rota de viagem feita ao Brasil. E então, o país foi 'descoberto acidentalmente' pelos portugueses, o samba é apresentado em um vídeo com música latina e um casal dançando salsa e a Capoeira é um estilo musical (e nós, brasileiros, na eterna discussão se é dança ou luta). 
     Os vídeos no Youtube sobre o Brasil se multiplicam em diversas línguas com a proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas. Em um deles me deparei com o seguinte comentário:
      "Is Rio de Janeiro an artificial island?"
     For God, no!! Dubai has an artificial islands, we are beautiful for nature!
      Em uma comunidade do extinto Orkut (Eu odeio passageiro estressado) onde os guias de turismo desabafavam  e contavam as pérolas turísticas que ouvem, há a história de um turista estrangeiro em São Paulo que queria subir ao ponto mais alto da cidade para tentar ver o Cristo Redentor...e por aí vai...
        Não há pecado algum em não conhecer o país alheio, de forma alguma é uma crítica aos nossos visitantes, mas alguma coisa está errada. A jornalista Talita Ribeiro em entrevista para o blog   disse que a Argentina é um assunto frequente nas publicações brasileiras de turismo, pois há sempre comitivas argentinas divulgando o país por aqui. E quem está oficialmente divulgando o Brasil no exterior? Como? Onde?
         Não tenho resposta, alguém aí tem?
                     And vive el Brasil!
logo mala

*Abaixo há um guia de viagem em inglês, para vermos como nosso país é apresentado aos estrangeiros.
               

Um comentário:

  1. Amei o desabafo:
    "For God, no!! Dubai has an artificial islands, we are beautiful for nature!" hehe
    Abraço!

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.