Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 de fevereiro de 2012

Esticadinha até Florianópolis


Florianópolis - Santa Catarina
As hortências típicas do sul do Brasil, a ponte dos postais e a ponte funcional.

               Sou fã das esticadinhas de uma cidade à outra, desta vez esticamos de Balneário Camboriú até Florianópolis. Claro que não dá pra dizer que 'conhecemos' a capital de Santa Catarina, mas foi possível ter uma ideia do que o destino oferece para pensar nas próximas férias.
               Fizemos o passeio novamente por agência: R$50,00 por pessoa, em dinheiro. Estranhei um pouco que no sul os passeios começam tarde, por volta das 9h estão passando nos hotéis; se fosse no nordeste neste horário estaríamos chegando ao local escolhido. 
Mercado Público em Florianópolis
Mercado público
             A primeira parada foi no centro, na Praça XV de Novembro, e dali fomos até o Mercado Público e a antiga Alfândega, onde hoje vende-se artesanato local. A atração do Mercado são as barracas de bolachinhas e biscoitos vendidos a kg, de encher os olhos e deliciosas. Na Alfândega comprei uma caixinha, tipo baú, feita de madeira de reflorestamento conservando contornos origiais da madeira. O artesão se chama Francisco César Carneiro e infelizmente não há site com suas lindas criações, só o e-mail: bauebaus@bol.com.br . Ainda bem que encontrei essa peça para trazer de lembrança da viagem, pois em Balneário Camboriú não há nada 'típico'. 
Mercado Público em Florianópolis
Barraca de bolachinhas e biscoitos
     
Feira de artesanato em Florianópolis
Artesanato na antiga alfandega
                  Próxima parada: mirante da ponte Hercílio Luz e uma pequena decepção: a ponte está inativa, interditada para manutenção, há 30 anos! Ou seja, o principal cartão postal da cidade, se resume às 'imagens dos postais'. Leia  matéria sobre o trigésimo aniversário da interdição, completado em 22/01/2012. A ponte que realmente liga a ilha ao continente fica paralela e sem tanto glamour. 
Ponte Hercílio Luz em Florianópolis - SC
Ponte Hercílio Luz 'nos postais' de Floripa
                 Paradinha para compras em um daqueles lugares escolhidos a dedo pelo guia (caríssimos) e mais um mirante, do Morro da Cruz com vista para a Lagoa da Conceição. Quando enfim chegamos à Praia da Joaquina já eram quase 14h e a volta ficou marcada para as 16h, ou seja, foi só o tempo de almoçar sem muita enrolação e dar uma voltinha pela praia. Meu marido encarou um megulho, eu preferi ficar só com os pés no mar extremamente gelado. 
             As dicas seguintes foram enviadas pelo Heitor Pergher, do blog Around the World, no Facebook e vão ficar para uma outra vez, pois desta fui 'turista' e em excursão. Nada melhor que a opinião de um morador:
Mirante do Morro da Cruz, em Florianópolis
Mirante do Morro da Cruz
          'Algumas praias, um pouco fora da lista de mais conhecidas, que te indico são: Lagoinha, Lagoinha do Leste, Ponta das Canas e Naufragados. São praias muito bonitas. Com exceção da Lagoinha e Ponta das Canas, às outras só se chega através de trilha ou pelo mar...vale a pena. A da Lagoinha do Leste é uma trilha um pouco longa, em torno de 2 horas, a de Naufragados é um pouco menos, em torno de 1 hora e meia, ida e volta... vale a pena conferir... restaurantes para almoçar, te indicaria o Ribeirão da Ilha...é bem legal, as ostras lá são referência nacional. Para jantar a Lagoa da Conceição é uma boa. Se gosta de comida mexicana e japonesa encontrará um leque de opções lá.'
Praia da Joaquina - Florianópolis - SC
Praia da Joaquina
              * Saiba mais sobre Floripa

Um comentário:

  1. Silmara, adorei vc ter dito que ficou feliz por conseguir encontrar uma lembrança da viagem... tb acho que ter em casa uma pecinha que seja do lugar conhecido prolonga a viagem dentro de nós. A cada vez que se olha o objeto voltam os locais, os cheiros, as situações... Delícia! Viajar é bom demais!
    Abraço!

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.