Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 de março de 2012

BlogTurFoz 2012

De 13 a 18/03/2012, 14 blogueiros representam toda a blogosfera viajante em Foz do Iguaçu.
BlogTur Foz
              Essa é a 2ª edição do evento promovido pelo portal Trilhas e Aventuras. Não há nenhum custo aos participantes selecionados, tudo é feito através de parcerias e os patrocínios vão desde as passagens aéreas (Gol) até os caderninhos para anotações. O primeiro encontro de blogueiros ocorreu de 10 a 14/08/2011 e gerou mais de 160 posts sobre Foz do Iguaçu e suas opções de passeios. Uma intensa divulgação via internet para as Cataratas, confirmadas em fevereiro/2012 como uma das 7 Maravilhas da Natureza.
                A adesão dos patrocinadores tem como objetivo divulgar os serviços oferecidos no destino, mas outro ponto a ser destacado é atribuir essa tarefa a um grupo de blogueiros demonstrando uma grande mudança na forma como são vistos os blogs de viagem. A edição de maio/2009 da Viagem e Turismo, trouxe uma matéria com o título 'Blogueiro de responsa' que começava assim: 'Qualquer pessoa pode fazer um blog de viagens - mas isso não é necessariamente boa notícia. A VT mostra como fugir das arapucas digitais.' Por aí já dá pra ter uma ideia do teor da matéria de 3 páginas. Entre as 'arapucas' citadas estão os blogs que não estão 'sob a marca de grandes portais' (são indicados como confiáveis aqueles hospedados no portal viajeaqui) e os viajantes inexperientes que podem 'se impressionar com qualquer coisa'. O texto destaca ainda que "Não é preciso ser jornalista para fazer um blog, mas jornalismo sim", por isso 'não confie em estranhos'. Os leitores são alertados também sobre a 'morte súbita dos blogueiros independentes' cujos 'blogs desaparecem porque a grana para rodar o mundo acabou ou o autor teve filhos e parou de viajar'.  
            Com teor muito diferente, a Folha Turismo de 02/02/2012 publicou um texto sobre os blogs de viagem com o título Blogs dão cor local a destinos e ajudam turistas a evitar furadas que traz bons motivos para que esses relatos sejam lidos na hora de programar as viagens. Se os blogs conquistaram credibilidade, também passaram a incomodar cada vez mais. Já ouvi de um agente de viagem que a 'culpa' por algumas informações desencontradas era 'desses blogueiros que não têm o que fazer'. Não me senti ofendida e sim 'incluída' na blogosfera. Foi muito divertido dizer a ele que eu também tinha um blog.
                O texto da revista de 2009 foi editado por Gabriela Aguerre, será que ela escreveria da mesma forma 3 anos depois e após 2 BlogTur?   Bem que Maurício Oliveira, do Trilhas e Aventuras, podia fazer o convite para compararmos.
    

2 comentários:

  1. Olá flor!!
    Passei pra dizer que ontem a noite recebi minha bolsa. Lindíssima, adorei!! vou postar, aguarde. Muito obrigada por tudo. Bjos
    DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO!!

    ResponderExcluir
  2. Silmara, adorei saber que os alunos de 5º e 6º anos das escolas públicas do Brasil inteiro vão mergulhar nos textos poéticos. Bendita seja essa Olimpíada! rs
    Qto ao seu post, achei um desaforo o tal artigo de 2009. Os blogs de viagem existem justamente para suprir as lacunas deixadas pelas agências de viagem! Queria que eles conhecessem o cuidado com que você elabora seus posts antes de escreverem bobagens. Mas você está certa ao duvidar de que "a tal" escrevesse hoje a mesma coisa: muito provavelmente repensaria bastante o que disse anteriormmente.
    Ah!... ia me esquecendo... que bom que gostou do meu poema! Fiquei tão feliz!
    Abraço!

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.