Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 de março de 2012

Entrevista: Bariloche, por Vanessa Olivatti

Vanessa Olivatti em Bariloche
             
         Tem planos para San Carlos de Bariloche no inverno? Pois já é hora de começar a se programar. Para dar aquela ajudinha aos iniciantes na neve, uma entrevista para esclarecer as dúvidas mais frequentes. Já falamos sobre essa guia de turismo brasileira aqui, mas o post de hoje é para conhecermos Vanessa Olivatti por ela mesma.

Nome: VANESSA OLIVATTI
Atividade profissional: COORDENADORA DE TURISMO

            *Vamos falar sobre Bariloche para “iniciantes”. Então apresente-se: Quem é Vanessa Olivatti?
          SOU UMA GUIA DE TURISMO QUE TRABALHOU DURANTE 14 ANOS NA CVC (minha maior escola), MAIS 2 ANOS NA FÊNIX E QUE ADOTOU BARILOCHE COMO MORADIA, POIS ENTENDI A DIFICULDADE INICIAL QUE OS BRASILEIROS TINHAM AO VISITAR UM DESTINO TÃO SIMPLES E AO MESMO TEMPO TÃO COMPLEXO.
             ESTENDER “UMA MÃO” AMIGA AOS BRASILEIROS NO EXTERIOR É SEMPRE UM GRANDE PRAZER. AJUDÁ-LOS A PROGRAMAR E FAZER TODA A LOGÍSTICA DE SUA ESTADIA É UM PRAZER AINDA MAIOR.
   MEU TRABALHO CONSISTE EM: RESERVAS HOTELEIRAS, TRANSFER, ALUGUEL DE ROUPAS DE NEVE, SEGURO DE VIAGEM E PASSEIOS OPCIONAIS. APENAS NÃO TRABALHO COM PARTE AÉREA.

           *O que é importante saber sobre Bariloche para quem está planejando sua primeira viagem?
            PRIMEIRO DECIDIR A MELHOR ÉPOCA (APÓS O DIA 10 DE AGOSTO SERIA PERFEITO). SE VOCÊ NÃO DISPÕE DE OUTRA ÉPOCA PARA SUAS FÉRIAS, QUE NÃO A FAMOSA QUINZENA DE 15 A 30 DE JULHO, PREPARE-SE PARA A ALTÍSSIMA TEMPORADA E PARA ENCONTRAR UMA BARILOCHE SUPER LOTADA. EM JUNHO É IMPOSSÍVEL PREVER SE HAVERÁ NEVE OU NÃO (NOS ÚLTIMOS ANOS A PROBABILIDADE FOI INFINITAMENTE MENOR).
         NÃO FOQUE APENAS NA COMPRA DAS PASSAGENS E NA HOTELARIA. OS GASTOS SÃO INFINITAMENTE SUPERIORES QUANDO SE ESTÁ POR LÁ, POR ISSO, UMA BOA PROGRAMAÇÃO E SABER QUANTO EFETIVAMENTE IRÁ GASTAR (SEMPRE GASTAMOS A MAIS) É IMPRESCINDÍVEL.
     ALÉM DO CITADO ACIMA VOCÊ GASTARÁ COM TRANSFER, ROUPAS DE NEVE (SIM! PARA TODOS OS DIAS!), PASSEIOS OPCIONAIS, ASSISTÊNCIA DE VIAGEM, ALIMENTAÇÃO, COMPRINHAS DIVERSAS ETC.
        SE PUDER VÁ, AOS POUCOS, ELIMINANDO CUSTOS (PAGANDO ANTECIPADAMENTE POR EXEMPLO ROUPAS, PASSEIOS E SEGURO DE VIAGEM) FICA BEM MAIS LEVE DESFRUTAR A SUA VIAGEM.
          IMPORTANTE SEMPRE É TRAZER O BOM HUMOR NA MALA E NÃO ESPERAR APENAS QUE “CAIA A NEVE SOBRE VOSSAS CABEÇAS”... NEM SEMPRE ISSO É POSSÍVEL OU INDISPENSÁVEL.

      *O que dizer aos indecisos entre conhecer a neve na Argentina ou no Chile?
      BARILOCHE É UM DESTINO ÚNICO... NÃO É UM DESTINO EXCLUSIVO PARA ESQUIADORES OU AMANTES DO ESPORTE. É UM DESTINO PARA TODAS AS IDADES E SITUAÇÕES: CASAIS EM LUA DE MEL, CRIANÇAS, IDOSOS, FAMÍLIAS COMPLETAS. ADRENALINA E PAZ SE MISTURAM PACIFICAMENTE NESTE DESTINO TORNANDO-O ÚNICO.
    JÁ NUMA ESTAÇÃO DE SKI PURA (COMO AS EXISTENTES NO CHILE) VOCÊ FICA TOTALMENTE FOCADO AO ESPORTE, SEM OUTRAS OPÇÕES.

             *Destino decidido, qual a melhor época para quem quer ver neve em Bariloche?
            SEMPRE APÓS O DIA 10 DE AGOSTO!!! DESDE 2005 ACOMPANHO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM BARILOCHE E O QUE JÁ VI FORAM 3 TEMPORADAS CUJO MÊS DE JULHO PASSAMOS COM MUITO POUCA NEVE (APENAS NAS PARTES MAIS ALTAS DAS MONTANHAS ERA POSSÍVEL LUTAR POR UMA NEVE ESCASSA). ASSIM COMO EM 2 OCASIÕES CONSEGUI PRESENCIAR NEVE NO MÊS DE JUNHO. PORÉM NESTES 7 ANOS, FOI SEMPRE, NO MÊS DE AGOSTO VI NEVE DA MELHOR QUALIDADE.
     SEI QUE MUITAS VEZES AS PESSOAS APENAS CONSEGUEM MARCAR O CASAMENTO OU AS RESPECTIVAS FÉRIAS NO MÊS DE JUNHO. MAS FICA REGISTRADO QUE A POSSIBILIDADE DE DESFRUTAR A NEVE EM SUA TOTALIDADE É BEM PEQUENA. (PISTAS DE SKI ABREM SEMPRE APÓS 10 DE JULHO, COM A NEVE BEM PISADA NOS CERROS).

        *Quais são os passeios imperdíveis na primeira vez em Bariloche?
             INDISCUTÍVEIS E IMPERDÍVEIS:
       -PIEDRAS BLANCAS (ski bunda),
     -ROCA NEGRA (CERRO LOPEZ), REFÚGIO NEUMEYER (ou a caminhada à Lagoa Congelada ou o Ski Nórdico)
       -CERRO OTTO (c/ confeitaria Giratória)
       -CERRO BAYO (ao lado de Villa La Angostura)
       -CERRO CATEDRAL (maior centro de ski da America latina) 
       -CERRO TRONADOR (na divisa com o Chile)
      - REFÚGIO ARELAUQUEN (sensacional jantar com motos de neve)
     E para quem ama passeios lacustres: ILHA VICTORIA COM BOSQUE DE ARRAYANES (prefira a parte VIP do barco CAU CAU) ou PUERTO BLEST (a extensão ao Lago Frias é simplesmente IMPACTANTE!)

         *Você esquia? O que dizer a quem sonha em deslizar pelas montanhas.
          PODE PARECER MENTIRA, MAS DEPOIS DE 7 ANOS – NO FINAL DA TEMPORADA DE 2011 – FIZ MINHA PRIMEIRA AULA DE SKI NÓRDICO!!! E AMEI!!
     PORÉM... NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS EU TENTEI FAZER ALGUMAS AULAS DE SKI ALPINO (montanha) E TALVEZ DEVIDO AO MEU PESO ANTERIOR OU ATÉ MESMO O FATO DE EU SER UMA “TANCINHA” (bem sem jeito mesmo) EU NÃO CONSEGUI PARAR EM PÉ COM AQUELAS BOTAS PESADÍSSIMAS E DURAS! ACREDITO QUE PARA QUEM CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ, COMEÇAR COM O SKI NÓRDICO SEJA O MAIS RECOMENDADO E NA SEQUÊNCIA PARTIR PARA UMA AULA SEMI EXCLUSIVA OU EXCLUSIVA (MÁXIMO 4 PESSOAS POR TURMA) PARA REALMENTE “APRENDER” A ESSÊNCIA DO SKI!...
        MENINAS... NÃO SE DESESPEREM NEM SE FRUSTREM SE NO MEIO DA AULA DER UMA VONTADE INCONTROLÁVEL DE JOGAR AS BOTAS, OS BASTÕES E OS SKIS A QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA.... SAIBA QUE VOCÊS NÃO SÃO AS ÚNICAS.

       *Mesmo sendo o destino de inverno preferido dos brasileiros, às vezes surgem reclamações por falta de informação ou falsas expectativas. Já viu acontecer isso? Em que situações?
       O PRINCIPAL PROBLEMA É ACREDITAR QUE EM BARILOCHE TEM NEVE O “ANO INTEIRO” OU QUERER MUITO FRIO NO MÊS DE JANEIRO.... GRANDE EQUÍVOCO POIS AS ESTAÇÕES SÃO BEM DEFINIDAS NA CIDADE E NO VERÃO PODE ATINGIR 39 GRAUS COMO FOI NESTE ANO. ASSIM COMO PODEMOS CHEGAR AO MÊS DE JUNHO SEM ABSOLUTAMENTE NENHUM PINGO DE NEVE.
             A PROCURA PELO DESTINO BARILOCHE CRESCEU ABSURDAMENTE NOS ÚLTIMOS  ANOS, PORÉM, A CIDADE NÃO ACOMPANHOU ESSE CRESCIMENTO TURÍSTICO NEM BUSCOU MELHORIAS PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DE UM PÚBLICO TÃO COMPLEXO E EXIGENTE QUANTO O BRASILEIRO.
            QUEIXAS COMO: “FALTA DE FRUTAS FRESCAS” NO CAFÉ DA MANHÃ, SUCOS NATURAIS E FEIJÃO SÃO CORRIQUEIRAS NESTA REGIÃO.
       IMAGINAR QUE BARILOCHE SEJA UM DESTINO “MAIS ECONÔMICO POR ESTAR NA AMÉRICA DO SUL” – ESTE É UM TEMA DELICADO E QUE GERALMENTE OCASIONA GRANDES FRUSTRAÇÕES AOS MAIS DESAVISADOS. É COMUM PASSAR PELA MINHA MESA, CASAIS QUE GANHARAM DE PRESENTE DE LUA DE MEL A PASSAGEM E A HOSPEDAGEM E TEREM DESAGRADÁVEIS SURPRESAS COM DETERMINADOS VALORES DE PASSEIOS.
       SEM CONTAR O ATENDIMENTO NAS LOJAS DO COMÉRCIO LOCAL QUE DÁ MARGEM A MUITAS QUEIXAS PELA “FALTA DE JEITINHO” DO COMERCIANTE COM O BRASILEIRO QUE GOSTA DE SER “MIMADO” QUANDO ESTÁ COMPRANDO (E QUEM NÃO GOSTA, NÉ?).

                  *Qual o diferencial dos serviços de Vanessa Olivatti?
          ZELO PELO ATENDIMENTO DIRECIONADO E NÃO “COLETIVO” E “GENERALIZADO”. CADA CASO É UM CASO E CADA FAMÍLIA É UM MUNDO. SELECIONAR PASSEIOS QUE SE ENCAIXEM COM O PERFIL DE CADA FAMÍLIA (INCLUSIVE NA PARTE FINANCEIRA) E ENTENDER QUE VENDER UM PASSEIO APENAS POR VENDER NÃO ME TRARIA O RETORNO ESPERADO, FEZ COM QUE EU ME CONCENTRASSE EM DETALHES PEQUENOS E MUITO SIGNIFICATIVOS PARA O PASSAGEIRO.
              POR MAIS QUE MEU TRABALHO SEJA EXTENSO E MINUCIOSO, PREFIRO PECAR PELO EXCESSO DE INFORMAÇÕES QUE PELA FALTA DAS MESMAS. É O MEU JEITINHO “BRASILEIRO” DE SER...

         *Que recado você manda para quem pretende estar aí na próxima temporada?
         PREPAREM-SE PARA UMA TEMPORADA EXPLOSIVA! 
        SE ME PERGUNTAREM SE “AINDA” TEREMOS CINZAS NESTA TEMPORADA A RESPOSTA É SIM. NÃO SÓ NESTA TEMPORADA... POR MAIS 10 ANOS MINIMAMENTE. BARILOCHE NÃO PASSOU POR UM “ACONTECIMENTO BANAL” E SIM POR UMA CATÁSTROFE NATURAL, MAS ABSOLUTAMENTE NADA QUE POSSA OFUSCAR O BRILHO QUE ESTA CIDADE TEM NATURALMENTE.

          *Para encerrar, vamos conhecer as preferências de Vanessa Olivatti em Bariloche:

- Mochila ou mala? MALA (EU SOU PERUA!)
- Inverno ou verão? INVERNO
- Hotel, hostel ou cabañas? AMO AS CABANAS E HOSTERIAS
- Alta ou baixa temporada? ALTA INTERMEDIÁRIA (SEGUNDA QUINZENA DE AGOSTO)
- Terra, ar ou mar? Mmmmm posso pedir ajuda aos universitários?
- Classe econômica ou primeira classe? ECONÔMICA SEMPRE! (mesmo que só tenha barrinhas de cereais a bordo).
- Pacote ou roteiro próprio? ROTEIRO PRÓPRIO E BEM PENSADO.
- Guia impresso ou aplicativos? PREFIRA SEMPRE “DICAS DE NATIVOS”.
- Fast food ou comida típica? COMIDA TIPICA (mas em janeiro inaugurou um Mac Donalds por aqui)
- Turista ou viajante? TURISTA E VIAJANTE
logo mala


Vanessa Olivatti em Bariloche
Contatos de Vanessa Olivatti:

Facebook: 
Twitter: 
@BARILOCHETOTAL
Fones:
154 624541 ou  154 712519
Agência: 4890 213

GALERIA PASEO DE LA CATEDRAL

CALLE MITRE 442 - 3 ANDAR - SALA "B" (De BRASIL)
ENTRE AS LOJAS DA PUMA E DA ADIDAS



Leia também:   - Quem é Vanessa Olivatti
                         -  Bariloche faça as contas
                         - Nossa viagem agosto/2011
                         - Tomadas em Bariloche
                         - Índice de posts sobre Bariloche

Entrevista de fevereiro:

Entrevista de abril:
Buenos Aires, por Pablo Blacher

Vai viajar? Conheça o Guia Essencial de Bariloche e Villa La Angostura. Clique aqui.



14 comentários:

  1. oi
    Voce está concorrendo com os números 5 e 6 no sorteio do Art'Suspensas, que será no dia 03/03
    boa sorte
    abços

    ResponderExcluir
  2. Oi Silmara,
    Adorei a entrevista. Conheço a Argentina, mas não conheço Bariloche. Fiquei com vontade de conhecer.
    Cheguei ao seu blog por acaso e estou gostando muito. Estou seguindo vc. Vou ficar muito feliz se vc me seguir e participar do “Sorteio Encantado” em comemoração aos 2 anos do meu blog.
    Beijos 1000 e um restinho de semana maravilhoso para vc.

    SORTEIO!
    http://www.gosto-disto.com/2012/02/sorteio-2-anos-do-blog-giveway-2-years.html

    ResponderExcluir
  3. Sil vc acertou na mosca, era a entrevista que faltava em seu blog, parabéns!
    bjkas

    ResponderExcluir
  4. Adorei a entrevista com a Van!

    Conheço a Van pessoalmente e já usufrui dos serviços dela! E posso garantir, SAO OS MELHORES! Ela faz seu passeio , um parque de diversão completo!Um criatura amável, ótima profissional, que esta sempre do seu lado, pro que der e vier!!Digna de um humor contagiante, posso afirmar que ir pra Bariloche e nao conhecer a Van, é como ir pra Paris e não ver a Torre Eiffel. Vá pra Bari, e procure a Van!Eu assino e afirmo embaixo!

    Beijocas!

    Cris Feller

    ResponderExcluir
  5. Simplesmente minha irmã. Orgulho é pouco para me expressar agora. E vitória é uma outra palavra que se encaixa. Valeu Vanessa !!!

    ResponderExcluir
  6. Nao a conheci graças ao Puyehue. Mas sempre foi uma pessoa gentil, prática e honesta com todos. Ainda tomaremos um vinho por lá! Abraço Van!

    ResponderExcluir
  7. Ahhhhhhhh meninassssss e Maninho claro MUITO OBRIGADA PELAS PALAVRAS VIU!!! obrigada a Silmara pelo sempre maravilhoso apoio a cidade de Bariloche e regiao e pela praticidade que sempre levou seu blog (alem do seu compromisso com a verdade sempre!!) Obrigada pela MORAL ABSURDA cRIS.... ME CHAMAR DE TORRE EIFFEL foi o maissssssss hahahahaha OBRIGADA DE CORACAO PELAS PALAVRAS INCENTIVADORAS AO MEU HUMILDE TRABALHO.... (mas nao vale mentir cris....... lembre as pessoas que NAO SE PODE NUNCAAAAAA PERGUNTAR SE VAI NEVAR DIA 27 DE JULHO AS 16 HS NO CATEDRAL!!!!!!!1 que eu viro onca pintada!!!!!! hahahahahahahahaha e quanto ao humor gente, é mentira.... cuidado se eu estiver na TPM.... sou coordenadora de turismo mas sou HUMANA tambem!!! rsrsrsrs e se a narina abrir hahahahah sai de baixo!!!!!!!!!!!!!! beijo enorme e brincadeiras a parte MUITO OBRIGADA SEMPRE PELO CARINHO DE TODOS!!!!!!!!!!!!! BARILOCHE AGRADECE!!!!
    (EU NAO TENHO CONTA DO GOOGLE ENTAO COLOCO COMO ANONIMO MAS SOU EUUUUU VANESSA OLIVATTI!!!!) hahahah

    ResponderExcluir
  8. Gibson -------- deixa de ser furao!!! esse vinho já ta virando VINAGRE!!! quando é que vcs vem pra ca??????? hahahaha abraco enorme querido!!! tudo de bom!!!

    ResponderExcluir
  9. Silmara, que bacana a entrevista! Meu filho fala desde adolescente em ir para Bariloche. Acho que na altura o que mais chamava a atenção dele era a sonoridade da palavra. Agora ele tem 25 anos, trabalha e acho que pode pensar em ir. Vou mandar o link da entrevista para ele se animar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  10. Ótima entrevista, conheci vanessa ano passado durante a loucura que foi aquela temporada por causa do vulcão, mas desde os primeiros contatos sentimos total confiança no trabalho dessa brasileira maravilhosa que nos proporcionou uma das melhores viagens que já fizemos,em momento algum pensamos em desistir apesar de toda complicação da temporada passada, recomento à todos: Vai a Bariloche, grite pela VANESSA OLIVATTI, hehehe. Um abraço Vanessa que Deus continue abençoando você e sua família,e quando vir a maceió entra em contato!

    ResponderExcluir
  11. oiiiiiiiiiiii Sergio!!! tudo bommm??? poxa eu que agradeco a voce pelas palavras! Voce e sua esposa vieram confiantes e pegaram uma semana lindaaaa cheinha de neve ne! isso é que é importante!! que bom que meu trabalho valeu a pena :-)))) isso nao tem preco, estas palavras, este reconhecimento. Este ano eu ja estou babando em ABRIL imagine o que sera julho/ agosto - MEU DEUSSSSSS que segure minha mao isso sim!!! e o corpo todo tambem! hahahaha Um super beijo a sua esposa e um abraco enorme pra ti viu!!! Obrigada pelo carinho!!! e volta logooooooooo :-)

    ResponderExcluir
  12. Gostaria de saber se é necessário o seguro viagem?

    ResponderExcluir
  13. Seguro viagem é uma opção do passageiro, eu faço toda vez que viajo para o exterior.

    ResponderExcluir
  14. Fui para Bariloche em Agosto de 2013 e contei com a ajuda de Vanessa para montar meu roteiro e foi MARA =) recomendadíssima!

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.