Diferença entre escala e conexão

Aeroporto de Guarulhos: o mais movimentado do país
                        O transporte aéreo torna-se cada vez mais acessível (felizmente) e as confusões nos aeroportos também. O voo direto sempre será a melhor opção, mas por razões de preços, horários, rotas, milhas etc , o voo comprado poderá   ter "escala" ou "conexão". Vamos diferenciá-las:

Escala: a aeronave fará uma uma parada em outro aeroporto antes do destino final do passageiro. Por exemplo: voo de São Paulo a Fortaleza, com escala em Brasília. O passageiro não desembarca da aeronave, apenas aguarda outros que estarão descendo ou embarcando no aeroporto da escala. Embora aumente em torno de 30min o tempo da viagem, uma escala é suportável, mais de uma já é irritante, apenas se não houver outra alternativa mesmo. Cuidado com a bagagem de mão durante a escala nunca é demais.

Conexão: acontece quando não é possível fazer a rota inteira em um único voo; na conexão o passageiro desembarca e troca de aeronave, às vezes até de companhia aérea no caso de parcerias. No aeroporto em que a viagem se inicia o passageiro receberá 2 cartões de embarque, um para cada voo. No aeroporto da 'conexão' não se pega a bagagem, apenas no destino final. Os voos com conexão têm um intervalo de no mínimo 1h entre eles. Ao desembarcar o passageiro será direcionado à sala de embarque, mas se o tempo de espera for muito grande prefira ir para o salão principal do aeroporto onde há mais opções de alimentação e lojas, depois use seu cartão (o 2º) para voltar à sala de embarque.

2 comentários:

Lele Garofle disse...

Essa informação é hiper-importante Silmara, pois para quem não tem o costume de viajar de avião pode se enrolar. Pra você ter ideia em fevereiro de 2009 quando eu e a Roberta fomos visitar os primos dela em Curitiba, por falta de experiência, paguei um voo caro com escala na ida e conexão na volta. Hoje não dou mais esse mole.

Abraços

Leandro (musicandocomlele.blogspot.com.br) e Roberta (www.chocolitos.com.br)

Relatos de Turista disse...

Como sempre, muito esclarecedora essa informação. É bom para ficarmos atentos. Um abraço. Ah, obrigada pela visita (no blog, hehehe), fiquei muito feliz.