Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

1 de maio de 2012

Entrevista: Santiago por Sousas Tour

Santiago do Chile

Santiago do Chile é minha viagem frustrada. Em 2009 estava tudo programado 'e pago' quando o virus H1N1 (gripe suína) me obrigou a mudar de planos. Já havia pesquisado tanto sobre a capital chilena que não tive coragem de descartar o material. As informações viraram posts aqui do blog que ironicamente são muito acessados, mesmo deixando claro que não conheci o destino. Também já estavam decididos e contratados os passeios que faríamos lá com a Sousas Tour, que agora nos apresenta a capital do Chile numa entrevista respondida a 4 mãos por Jalila e Vinícius:

Apresentem-se.
Olá, leitores do De Turista a Viajante, aqui é a equipe da Sousas Tour, operadora de turismo receptivo que atua há seis anos na Zona Central do Chile (Santiago e arredores). Contamos com frota de veículos próprios (Sprinters, H1s, ônibus e micro-ônibus) com ar condicionado, seguro-passageiros, além de um staff internacional disposto a prestar qualquer tipo de assistência aos visitantes desse país andino. Nossos guias de turismo são treinados pelo padrão Sousas Tour de atendimento, especializados em história chilena e aptos a receber os turistas oriundos das mais diversas localidades em português, inglês, espanhol e alemão. Estamos localizados no bairro de Bellas Artes, um dos mais descolados de Santiago, há poucos metros das mais visitadas atrações turísticas da cidade. A fim de aprender, conhecer, relaxar e/ou experimentar aquilo que de melhor o Chile tem para oferecer? Contate-nos! A Sousas Tour é a melhor opção para bons momentos em sua viagem!

O que é importante saber sobre a capital chilena ao planejar a primeira viagem?
A primeira coisa a reconhecer é que Santiago possui acentuadas diferenças climáticas. Em um único dia, a temperatura pode oscilar entre 5 e 20 graus, principalmente durante as estações mais frias. Outro fator importante é considerar a umidade do ar. Por a cidade ser localizada dentro de um vale o clima é muito seco, por isso hidratar-se é fundamental. Sem esquecer o protetor solar, já que a incidência de raios solares é muito forte. O planejamento urbano da cidade facilita muito o deslocamento, tanto em transporte público como particular. Com um simples mapa da cidade nas mãos, você localiza-se facilmente.

As estações de esqui são um grande atrativo para os brasileiros. O que dizer aos indecisos entre conhecer a neve na Argentina ou no Chile? Qual a melhor época?
Existe uma grande onda de investimento no setor turístico chileno, principalmente no que se relaciona aos assuntos ligados à neve. Com ampliação da infraestrutura de produtos e serviços oferecidos principalmente ao público brasileiro, que corresponde a aproximadamente 80% do fluxo anual de turistas na cidade. Para você ter uma ideia: somente na região Metropolitana existem mais de seis centros de esqui, capacitados com o que há de mais moderno no mundo dos complexos turísticos invernais. Ao total são mais de 10 mil hectares de terreno esquiável, escolas de esqui, instrutores capacitados, especialmente em português, restaurantes lojas, cadeia de hotéis e apart-hotéis e uma série de atrações para não esquiadores. Tudo para entreter os amantes da neve em geral.

E quem não pretende esquiar? O que pode fazer em Santiago no inverno? Ou o verão é melhor?
Como dito anteriormente, existe um grande investimento em torno do público de não esquiadores. Concentrados em atrações oferecidas para todas as idades, como destaque, temos: passeios panorâmicos de teleférico, tirolesa, arvorismo, tubbing (o famoso skibunda) e esportes de aventura, como cavalgadas, trekking e outros. Além de grandes espaços recreativos onde se pode simplesmente brincar com a neve.
No entanto, o verão da cidade não deixa a desejar. Atrações como as cidades litorâneas de Valparaíso, Viña del Mar e Isla Negra, além das vinícolas existentes nos Valles del Maipo e Colchagua, transformam Santiago em um dos melhores destinos para todas as estações. Não a toa a cidade foi eleita pelo jornal norte-americano New York Times o melhor destino de 2011.

Para quem o destino é indicado: casais, famílias, solteiros... etc.
Podemos dizer com toda certeza que Santiago é um destino para todos. É uma cidade acolhedora, receptiva, moderna que reúne harmonia, boemia, história e cultura, além de uma deliciosa gastronomia.

Há vários pacotes oferecidos no Brasil que levam à Buenos Aires e Santiago na mesma semana. Apenas 3 ou 4 dias em Santiago são suficientes para conhecer a cidade?
Para conhecer “um pouco” sim! Mas para criar um vínculo com a cidade é pouco. Santiago é uma cidade de detalhes e para percebê-los é necessária uma vivência, in locus, maior.

O causa mais estranheza aos brasileiros no Chile em relação aos hábitos culturais?
Sem dúvida, o hábito que causa mais estranheza é comer abacate com sal (risos!). No mais, são as diferenças mais usuais, como o clima, idioma e a moeda (que tem tantos zeros).

Quais são os passeios imperdíveis numa primeira vez em Santiago do Chile?
Um City-Tour pela cidade, uma visita às cidades da costa do Pacífico, um passeio pela inigualável Cordilheira dos Andes e uma degustação de vinhos nas vinícolas mais famosas do país.

Qual é o diferencial dos serviços oferecidos pela Sousas Tour?
O principal diferencial dos serviços oferecidos pela Sousas Tour é o fato de nossos clientes serem atendidos por brasileiros. Pois como brasileiros, entendemos melhor as demandas de nosso público. Já que atualmente o Brasil impõe no cenário latino-americano seu próprio padrão de qualidade, isto é, preza a simpatia, o bom atendimento e a flexibilidade que a todos conquistam.

O que falta dizer a quem está planejando uma viagem à Santiago do Chile.
Preparem-se para conhecer uma cultura totalmente distinta da que está acostumado, separe sua documentação para que não haja problemas com a aduana e não se esqueça de trazer o dicionário de espanhol chileno, já que o idioma por aqui é uma atração à parte.

Para encerrar, só pode dizer que conheceu um pouco de Santiago do Chile quem:

Esqui em Santiago do Chile

- Fotografou em ... Plaza de Armas e seu conjunto de edificações históricas.
- Fez compras ... no Mall Parque Arauco
- Passeou pela rua... Constituición
- Assistiu... a troca-de-guarda no Palacio de La Moneda
- Comeu... a famosa empanada de piño de ½ kg.
- Bebeu... Pisco-Souer
- Jantou no... Bali Hai
-Conheceu... uma parte da imensa cadeia de montanhas Cordilheira dos Andes.
- Visitou... uma das Casas Museu de Pablo Neruda.
- Trouxe de recordação... um bom vinho chileno.


logo Sousa's Tour
Contatos:

Telefones: +56 ( 9 ) 8723.5630
+56 (2) 848 8502
ID Nextel 56*145*7656
Endereço: Loreto 06, Of. 06 - esquina con Av. Santa Maria - Metro Bellas Artes

Entrevista de abril:

Entrevista de junho:
Leia também: Posts sobre Santiago do Chile, no De Turista a Viajante.
                     Aprenda espanhol na internet

5 comentários:

  1. Oii..obrigada pela força no twitter,kkkk..pode deixar que qualquer duvida te alugo,hehehe!
    Olha,amooo Chile! Tb estava como vc,com td esquematizado e a H1N1 veio nos assombrar..mas como eu sou louca de pai e mãe,fomos...kkkkkkkk.No auge! Toda noticia que saia la no jornal eu queria sumir,entrava nos metrôs com meu filho rezando: "Deus,proteja essa criança !" rss..No fim deu tudo certo,não pegamos nem resfriado,graças a DEus.Mas sei que foi loucura,rsss...
    Beijos e otimo feriado!! :D

    ResponderExcluir
  2. Eu também coleciono algumas loucuras...rs, mas nesta viagem o que pesou na decisão foi que minha filha tinha passado por uma cirurgia e a baixa imunidade poderia ser um chamariz para o maldito virus. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Olá Silmara. Que entrevista legal, bem esclarecedora. O Chile, realmente, é um país encantador. Foi uma das viagens que mais gostei e que ficou com um gostinho de quero mais. Ah, e o que eles falaram do abacate é verdade, viu. Até nas redes de fast food eu encontrava abacate no sanduíche, rsrsrs. Um abraço, Fabiana.

    ResponderExcluir
  4. Silmara, andei sumida, né? Saúde precária, remédios me deixam desanimaaaadaa :(
    Gosto dessas "rapidinhas" ao final da entrevista: "só pode dizer que conheceu um pouco de Santiago do Chile quem"... Fica a dica ;)

    ResponderExcluir
  5. Viajei a passeio ao Chile com minha espôsa do dia 18 a 25 de agosto de 2016. Sensacional os serviços prestados. Pontuais. honestos. capacitados. Recomendo.

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.