Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 de junho de 2012

Como tirar o passaporte

Post atualizado em outubro/2015.

Como tirar o passaporte
Solicite a emissão do passaporte no site da Polícia Federal, preenchendo um formulário com seus dados;


Ao término do preenchimento da ficha, imprima a guia a ser paga da taxa de R$257,25O agendamento só poderá ser feito após a confirmação do pagamento.

Escolher o posto da PF mais próximo para agendar, pelo próprio site, dia e horário para atendimento. Se houver várias pessoas da família tirando o documento, procure uma data onde seja possível agendar todos em horários próximos, os agendamentos são de 15 em 15 minutos. Nem todos os postos de atendimento solicitam agendamento.

4º No dia e hora marcados compareça ao posto da polícia federal com todos os documentos originais solicitados, o comprovante de agendamento e a taxa devidamente paga no banco.
Obs:  Menores de 18 anos precisam de autorização e presença dos pais. Na ausência de um deles é necessário apresentar documento com firma reconhecida por autenticidade, de acordo com o modelo.
* Caso existam dificuldades em contatar o outro genitor para se conseguir a autorização, o que possui a guarda do menor deverá procurar o Juizado da Infância e Adolescência (Juventude) e requerer a autorização judicial, suprindo a ausência do outro genitor.

 Na ocasião serão conferidos os documentos e tiradas impressões digitais e foto, além de assinatura digital. Será marcada a data a partir da qual o passaporte estará disponível para ser retirado (em 6 dias úteis).


O titular do passaporte, mesmo menor, deverá estar presente para retirá-lo. A partir de julho/2015 o passaporte brasileiro passou a ser válido por 10 anos. 


                 Com o passaporte em mãos é partir em busca do visto que, dependendo do país, pode ser apenas uma mini-série ou uma novela de vários capítulos.


Boas viagens!
logo mala



2 comentários:

  1. Silmara,
    desculpe-me pela demora em lhe escrever. Ando meio adoentada e tudo que tenho feito parece ser em câmera lenta...
    Pode me enviar, sim, a redação da sua aluna, se acha que posso ajudar de alguma forma. Diga-me o que espera da minha leitura, sim?
    Abraço,
    Jussara
    jussaraneves@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post.Simples e esclarecedor!! Beijos e boa semana!! :)

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.