Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 de junho de 2012

Visto americano - a novela


Presidente Obama palestrando no Magic Kingdom
Clique na imagem para assistir ao pronuciamento completo no YouTube

            Quando em 19/01/2012, o presidente dos Estados Unidos escolheu estrategicamente o Magic Kingdom, o parque mais famoso de Orlando, para anunciar um programa de incentivo ao turismo nos Estados Unidos, as especulações eram animadoras: 'quem sabe o próximo passo seria tirar a obrigatoriedade do visto americano para os brasileiros entrarem nos EUA?!'
            As previsões otimistas não se confirmaram, o visto continua obrigatório e apesar da agilização do processo (que antes podia demorar meses entre o agendamento da entrevista e o visto em mãos), na prática ficou um pouco mais complicado. O maior transtorno continua sendo a entrevista no Consulado Americano que pode ser feita em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Recife. De acordo com as novas regras, estão dispensados da entrevista menores de 16 anos e maiores de 66 anos, mas se Obama quer 'more brasilian families', muitos pais e mães brasileiros se incluem na faixa para quem o visto ficou ainda mais difícil e caro.
             Antes as reclamações eram a respeito da demora tanto para a efetiva obtenção do documento, quanto sobre o tempo de espera em filas nos consulados. Pois bem, se antes gastava-se mais de 3horas no dia da entrevista, hoje são necessários 2 dias, com agendamentos em 2 locais e datas diferentes. Para a maioria dos brasileiros, isso acresce o gasto de, no mínimo, 1 diária de hotel aos custos de transporte, alimentação, taxa de 160 dólares e serviços de despachante, pois o formulário on-line permanece minucioso e preenchido em inglês.
              Basicamente são 3 passos (ou capítulos):
         1º Preencher o formulário e agendar as visitas a um dos CASV e Consulados, necessariamente em dias diferentes. A taxa de 160 dólares + serviços de despachante totalizam em média R$500,00. A foto 5x7 anexada ao processo deve ser tirada com fundo branco, cabelo preso, sem franja, sem maquiagem ou qualquer tipo de bijuteria. Óculos de grau também deverão ser retirados.
              2º No CASV (Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto) serão coletadas as digitais de 1 a 8 dias antes da entrevista agendada no consulado ou embaixada. Ficam abertos aos domingos das 13h às 18h, o que facilita(?) para quem precisaria perder 2 dias de serviço.
              3º Entrevista em um dos consulados ou embaixada, onde o solicitante comparecerá portando os documentos que comprovem as informações do formulário e os apresentará 'se' (e somente 'se') forem solicitados. Não é permitido entrar com bolsas ou equipamentos eletrônicos. O passaporte com o visto (quando aprovado) será recebido no endereço indicado em 10 dias úteis.
              Para responder às inúmeras dúvidas sobre as novas regras o consulado disponibiliza um passo-a-passo e uma página de dúvidas mais frequentes.
              Abaixo, o trecho do pronunciamento de Barack Obama que deixa claro o quanto nossos dólares são bem vindos por lá. Não é ironia? Ficou mais caro ter a autorização para gastar nos Estados Unidos.


tag De Turista a Viajante na Disney
Leia também:
- Visto americano: mais um capítulo (hotéis próximos ao Consulado)

Um comentário:

  1. Silmara,
    eu estava na inocência de acreditar que, de fato, tudo tinha ficado mais fácil! =(

    Obrigada pelo carinho do recado que me deixou sobre o importante ser "seguir devagar e sempre". De fato cheguei a pensar em acabar com o blog, mas meu objetivo maior ao iniciá-lo era me obrigar a escrever para - em meio ao caos - não me perder de mim... então... apesar do caos, do cansaço, insisto e sigo... devagar e sempre. Obrigada, de coração!
    Jussara

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.