Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 de dezembro de 2012

BH - Mais uma capital

Vista de Belo Horizonte
O belo horizonte da capital mineira visto da Praça do papa
             A participação na Olimpíada de Língua Portuguesa já me levou a algumas capitais do país: São Paulo, Fortaleza, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte. As duas últimas eu nunca havia visitado. Em 2012 foi a vez de conhecer a capital de Minas Gerais, Estado campeão de medalhas de ouro na OLP: são 10 vencedores em 3 edições. Foi uma viagem a trabalho, por isso conheci pouco, mas ficou aquele gostinho de quero mais.        
Estádios de Belo Horizonte
Mineirão e Mineirinho vistos da Lagoa da Pampulha.
                Fizemos um passeio com os alunos até a Praça do Papa que tem uma bela vista da cidade (e só!) e ao Complexo da Pampulha com entrada apenas na Igreja São Francisco de Assis. Para mim qualquer obra de Niemeyer vale a pena ser visitada e para os 125 alunos ali reunidos tudo era festa não importava onde estivessem. Porém, acho que havia lugares mais interessantes para se visitar, como o Mercado Central onde consegui dar uma 'passadinha', mas nenhum aluno pode visitar mesmo estando hospedados a apenas 3 quadras.
Mercado central - Belo Horizonte - MG
Mercado Central: cores, cheiros e sabores.
           São muitos queijos, doces, pimentas, artesanato... eu passaria ali metade de um dia e pude ficar menos de 1h... que pena! Olhando o mapa e guia distribuídos nos hotéis e pontos turísticos, deu para perceber que havia muito para ser visitado mesmo sem sair da região da Pampulha: aquário, jardim japonês, estádios, museus, parques, zoológicos... O guia traz também um Roteiro Niemeyer para um passeio de 5h que eu adoraria fazer, mas fica para outra ocasião.

O que aprendi sobre BH nessa rápida passagem:
- Antes de viajar pesquise para aproveitar bem o tempo.
- Pegue o guia turístico e mapa no hotel assim que chegar.
- São 2 aeroportos: Pampulha e Confins. Esse último é o maior e mais distante. Até o centro de BH  gastamos aproximadamente 1h de ônibus.
- Roupas e calçados são baratos, vale a pena fazer umas comprinhas.
- Não deixe de ir ao Mercado Central.
- Quer trazer uma lembrancinha para presentear? Doce de leite. São deliciosos!
- Atente para a dieta, a comida mineira é maravilhosa.

E boa viagem, uai!
logo mala

Um comentário:

  1. Acabei de conhecer seu blog e estou gostando muito de ler seus post. Parabéns. Também tenho um blog de viagens, mas coloco mais fotos. fica o convite para visita-lo. http://ticocarlos.blogspot.com.br
    Sou de Belo Horizonte e quando voltar vale a pena conhecer o Circuito Cultural Praça da Liberdade.
    Abraço

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.