Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

30 de março de 2012

Blogosfera nas redes sociais


Blogger e twitter
           O Twitter e o Instagram (o Facebook, o Youtube...) são redutos de blogueiros porque como diria John Donne em tempos modernos "Nenhum blog é uma ilha". Não dá pra bloggar sozinho, quem escreve quer ser lido, é esse o objetivo de divulgar publicamente seus textos. Ou não?
         Para conquistar leitores todas as redes sociais são ferramentas úteis. No Twitter, por exemplo, em apenas 140 caracteres é possível dar seu recado sobre a última atualização do blog, divulgar sorteios, indicar leituras ou responder à alguma solicitação específica de um membro. Para isso é preciso ter seguidores (Followers) que leiam suas mensagens e também seguir outros perfis (Following) para interagir e enriquecer a troca de informações. Bem parecido é o Instagram, onde imagens bem escolhidas podems er um bom portfolio para o blog.
       O lema 'me segue que eu te sigo' é ilusório, ninguém tem o mesmo número de following e followers, até aí tudo normal. O que chama a atenção são alguns perfis que possuem 25748 seguidores e seguem 162 outros, e não estou falando de personalidades públicas - atores, cantores, políticos etc, estou falando de 'colecionadores de followers', aqueles que fazem questão de manter uma desigualdade enorme entre estes números. Desculpem os que pensam diferente, mas a mim beira a arrogância. Eu traduziria a situação assim: 'Vejam! Eu sou tão interessante que 76173 pessoas me seguem, mas em todo o Instagram só encontrei 209 tão interessantes quanto eu para seguir.'

Blogger + twitter + wordpress

      Sem falar na atitude infantil de quem segue um novo perfil e depois que é retribuído deixa de segui-lo. Não é adulto, nem honesto e muito menos profissional. Não vou nem entrar na questão de comprar seguidores e likes que aí, na minha opinião, já é ridículo. No Twitter, há quem responda por mensagem direta a um novo seguidor em agradecimento por ser seguido, mas não o segue de volta deixando no ar um certo narcisismo: "Que bom para você ter encontrado um perfil tão bom quanto o meu para seguir! Mas infelizmente você não é tão interessante para ser seguido por mim".                     
pássaro do twitter no avião
              Se você tem um blog, certamente está em várias redes sociais interagindo com os leitores e com os colegas blogueiros, e é muito bom trocar experiências. Mas, por favor, não entre para o time dos que usam esses recursos para acariciar o próprio ego mostrando o quanto são queridos por seus followers. Se for um blog de viagem será um prazer conhecê-lo, ler seus textos e trocar opiniões sobre os destinos que já visitamos. É assim que bloggar se torna interessante.
logo mala 
Twitter @deturista_blog
Instagram @deturistaaviajante
Facebook https://www.facebook.com/silmara.colombo

28 de março de 2012

Mousse de Salame

Mousse de salame

Ingredientes:
250gr de salame (de preferência Hamburguês)
1 lata de creme de leite
1/2 tablete de caldo de carne
1/2 copo de água fervente para dissolver o caldo de carne
1 pacote de gelatina sem sabor dissolvida conforme instruções da embalagem
temperos: alho, cebola, pimenta, cheiro verde, sal.

Modo de Fazer
               Bata os ingredientes no liquidificador, tomando o cuidado de não exagerar nos temperos para não sobressairem sobre o sabor do salame. Use a função 'pulsar' do liquidificador para deixar o salame em pedaços bem miúdos, mas sem dissolvê-lo totalmente. Coloque em forma de furo central passada na água gelada e leve à geladeira. Desenforme depois de firme e sirva com torradas.

26 de março de 2012

Pesquisando os parques de Orlando

Boas vindas a 2012 com a Disney

              Esse será um ano de pesquisas até a data da viagem em janeiro/2013. Mesmo quando viajo por pacote turístico, como decidimos fazer para a Disney, pesquiso tudo. Nunca chego a um local sem saber por onde andarei. Dessa vez pude 'começar' pelo meu próprio acervo, já que tinha material guardado para me divertir durante alguns dias. Vou compartilhar os links para quem, como eu, estiver planejando visitar o Mickey:

Material de divulgação os parques da Disney
Revistas
- Viagem e Turismo - ed.156 - outubro/2008 - Crescer pra quê?
- Viagem e Turismo - ed.176 - junho/2010 - Reino da Magia
- Viagem e Turismo - ed.       - maio/2011 - Only for fun
- Viagem e Turismo -  ed.      - novembro/2011 - Alegria, alegria
- Próximo Destino Orlando - ano2,  nº4 (2011) - Orlando, férias mágicas

Obs: A melhor reportagem é a de 2008, as demais são reedições com as novas atrações acrescentadas . Alguns trechos são idênticos, o CtrlC e CtrlV foi bem usado na redação da Editora Abril.

Vídeos
- Disney Fairy Tale Weddings
- Disney Vacation Club

Sites
- Guia de Orlando
- Parque Aquática
- Parque Busch Gardens
- Parque Discovery Cove
- Parque Sea World
- Parques Universal
- Premium Outlets
- Vai pra Disney
- Viajando para Orlando
- Visit Orlando (site oficial da cidade)
- Walt Disney World

Blogs
- Andreza Dica e Indica Disney
- Aprendiz de Viajante
- Consultoria Disney
- Dicas da Fer
- Disney Guiada
- Ellerin Viajante
- Para a Disney e além...
- Roteiros Personalizados Disney
- Wazari Viajando Mundo Afora

Como não existe destino turístico unânime na preferência:
- O inferno da Disney, por Fernanda Torres

Para começara treinar o inglês, segue um guia de Orlando e Miami em PDF:



23 de março de 2012

O que você fez por seu blog hoje?

            'Criar' um blog é muito fácil, 'manter' um blog exige paciência e persistência. Os cuidados precisam ser diários, mesmo que não haja uma nova postagem a cada dia.
         Dicas há aos montes na blogosfera, as que vou postar aqui são as minhas preferidas para manter o blog ativo e divulgado. Não faço 'tudo' diariamente, mas tento cumprir pelo menos uma das tarefas abaixo.

Ícones da internet

O que você fez fez por seu blog hoje?

1- Publicou uma nova postagem sobre um tema interessante, inédito e que desperte a curiosidade de seus leitores. Inseriu imagens e links para enriquecê-la.

2- Respondeu aos comentários deixados em seu blog e retribuiu a visita de outros blogueiros.

3- Visitou e comentou em blogs que você segue e/ou estão no seu blog roll.

4- Verificou se há mensagens no e-mail do blog para serem respondidas e enviou um e-mail aos contatos indicando uma boa leitura em seu blog.

5- Divulgou o novo post, ou outro que possa interessar a seus amigos, em suas redes sociais: Instagram, Facebook, Twitter etc

6- Procurou conhecer outros blogs com assuntos afins para uma possível parceria (troca de indicações no blog roll, guest post). Se seu blog também for sobre viagens, passeie pela #viajosfera.

7- Respondeu perguntas do Yahoo ou de grupos do Facebook sobre assuntos publicados em seu blog e indicou a leitura com um link.

8- Verificou nas estatísticas o que está sendo mais e menos lido para repensar suas postagens.

9- Revisou postagens mais antiga para manter as informações atualizadas.

10- Já escreveu um Guest Post? Publicar um texto de sua autoria em outro blog traz visibilidade  e ajuda ambos na divulgação.

logo mala
 Leia também:


20 de março de 2012

Miniaturas de shampoo do hotel...

Amenities
Amenities de vários hotéis por onde passei.
                  Estava passeando pela blogosfera quando me deparei com a postagem Coisas inúteis de hotel que a gente acumula, no blog Retratos e Relatos. Deixei um recadinho lá pra Maira dizendo que qualquer hora escreveria sobre o assunto. Já li até em revistas de turismo sobre trazer ou não trazer as amenities do hotel? Engraçado que nunca tive essa dúvida, sempre trouxe, são minhas... Mas a Maira tem razão, se for apenas para pesar na mala e depois ocupar espaços nos armários de casa, melhor deixar lá. A questão é que eu sempre encontrei utilidade para elas.
                 Alguns hotéis se esmeram na atenção às amenities, em outros seria melhor que nem existissem. No Edelweiss, em Bariloche, além dos itens na pia do banheiro, todos os dias havia um bombom sobre cada travesseiro. No Phenicia Bittar, em Brasília, só oferecem sabonete e 'um' sachê de shampoo e condicionador (2em1). Esse achei melhor nem trazer, para não correr o risco de estourar na mala.
                 Há alguns itens bem úteis: lixa de unha, cotonetes, algodão em círculos para tirar maquiagem, lenços de papel, touca plástica, agulha e linha, fósforo, canetas, bloquinhos... mas o que fazer com o monte de sabonetinhos, shampoos e condicionadores?
Amenities
O que fazer com as amenities?
1- Se o hotel tiver banheira, os shampoos nunca chegam em casa porque minhas filhas usam para fazer espuma. E quando eram menores faziam o mesmo para brincar na piscina de fibra.

2- Shampoo e condicionador de hotel também viram cosméticos de cachorro aqui em casa.

3- Vão para o clube, para a academia ou a quadra esportiva e o que sobra fica por lá mesmo.

4- Minhas filhas são escoteiras e quando vão acampar levam as 'miniaturas' para economizar espaço na mochila.

5- Tenho um banheiro externo e deixo alguns lá para quando eventualmente for usado para o banho.

6- Sou professora e meus alunos são bem carentes. Quando estou trabalhando o tema higiene corporal com as crianças, distribuo e elas adoram.

7- Às vezes o condicionador está acabando e ninguém se lembrou de comprar outro. Na emergência, já precisamos recorrer a sabonete, shampoo e condicionador de hotel.

E você? Deixa no hotel ou traz na mala? O que faz com as suas amenities?

18 de março de 2012

A primeira mala extraviada

Bagagem no aeroporto de Guarulhos
             Pode acontecer com todo mundo, mas é muito chato quando é com você. A parte de pegar as malas na esteira é tensa, principalmente quando se 'chega' ao destino, por isso eu me previno dividindo as roupas de todos entre as malas, assim se uma delas se extraviar não atrapalhará a viagem de todos porque um de nós ficou sem ter o que vestir.
              Além disso a bagagem de mão tem que ter uma troca de roupa e objetos de primeira necessidade. Tanto meu marido quanto minhas filhas achavam exagero até termos um voo cancelado depois de feito o check-in e precisarmos passar a noite em um hotel.
              São muitas as malas iguais ou parecidas, por isso coloque uma etiqueta fácil de identificá-las ou personalize com lenços ou fitas. Muita atenção quando elas forem para a esterira no check-in, fique de olho para ver se estão etiquetadas. No aeroporto de Natal-RN despacharam minha mala sem etiqueta nenhuma e se eu não visse na mesma hora, nem sei se a encontraria de volta. 
             Infelizmente nenhum cuidado do passageiro é suficiente para evitar que a bagagem se extravie. Em minha viagem à Balneário Camboriú-SC saímos de Guarulhos, o maior aeroporto do Brasil, e as malas chegaram normalmente. Já na volta, a partir do minúsculo aeroporto de Navegantes, uma de nossas malas foi para Congonhas ao invés de Guarulhos, onde chegamos. Como eu disse acima é uma experiência tensa, apesar de estar voltando da viagem, todas as lembranças e fotos compradas estavam lá. Ou seja, mesmo que haja uma indenização, caso a bagagem não seja encontrada, nem tudo tem valor meramente monetário.
                    Mas deu tudo certo. A promessa da Gol era que a mala fosse entregue por transportadora no mesmo dia, o que só aconteceu no dia seguinte à noite. É um alívio vê-la voltando para casa, mesmo que depois de todo transtorno e tensão o entregador ainda peça 'caixinha'. Apesar do absurdo, fiquei feliz em pagar!

* A revista Viagem e Turismo trouxe na edição de fevereiro/2012 a matéria Esteira sem estresse com orientações sobre o que fazer caso sua bagagem não chegue ao destino esperado. (páginas 121-123). Clique para ler no site Brasilianno.
                        

16 de março de 2012

Foz do Iguaçu - BlogTur


Arco-íris nas Cataratas do Iguaçu

           Ainda não visitei as Cataratas do Iguaçu, mas nessa semana em que é o destino mais comentado da  internet, a curiosidade está cada vez mais aguçada. A 2ª edição do BlogTur, que acontece de 13 a 18/03 em Foz do Iguaçu pode ser acompanhada no twitter pela hashtag #BlogTurFoz. Fui pesquisar em minhas revistas e encontrei informações em 2 edições da Viagem e Turismo, além de alguns guias impressos que solicitei e recebi do Portal Paranaense de Turismo. Nunca tinha ouvido falar, por exemplo, em arco-íris noturno.
Material de divulgação das Cataratas do Iguaçu

Onde pesquisar sobre Foz do Iguaçu e suas Cataratas

- Viagem e Turismo, maio/2009 -  As 31 Maravilhas Naturais do Brasil.
- Viagem e Turismo, abril/2011 - 7(bons) motivos para ir a Foz

O que aprendi 'lendo' sobre Foz do Iguaçu:

- A tríplice fronteira (Brasil, Paraguai e Argentina) possui o maior conjunto de quedas-d'água em volume do mundo.
- Há uma disputa, sem resultado oficial, para decidir qual é o lado mais bonito das cataratas: o brasileiro ou  o argentino. O lado argentino leva vantagem, mas para avistar tanta beleza é preciso estar no Brasil, portanto temos a vista mais bonita das Cataratas.
- O ideal é fazer o passeio dos 2 lados e decidir qual o melhor ângulo. Reserve um dia para ver as cataratas desde o Brasil e outro da Argentina.
- Para quem gosta de aventura e quer chegar bem perto das cachoeiras há 2 passeios: Macuco Safari, do lado brasileiro; e Gran Aventura, do lado argentino.
- Quem está com crianças ou apaixonados por animais tem que visitar o Parque das Aves.
- Os curiosos não vão abrir mão da visita até a Usina Hidrelétrica de Itaipu.
- Compras podem ser feitas em Ciudad del Leste, no Paraguai ou no duty-free de Puerto Iguazu.
- Se sobrar um dinheirinho depois das compras, vá para o Casino Iguazú.

               Eu dispenso o último item da lista, mas o tal arco-íris noturno não me sai da cabeça...

Você viu Foz do Iguaçu em As Brasileiras? Clique aqui.

Leia também: BlogTurFoz 2012: o que mudou na forma como os blogueiros são vistos.

14 de março de 2012

BlogTurFoz 2012

De 13 a 18/03/2012, 14 blogueiros representam toda a blogosfera viajante em Foz do Iguaçu.
BlogTur Foz
              Essa é a 2ª edição do evento promovido pelo portal Trilhas e Aventuras. Não há nenhum custo aos participantes selecionados, tudo é feito através de parcerias e os patrocínios vão desde as passagens aéreas (Gol) até os caderninhos para anotações. O primeiro encontro de blogueiros ocorreu de 10 a 14/08/2011 e gerou mais de 160 posts sobre Foz do Iguaçu e suas opções de passeios. Uma intensa divulgação via internet para as Cataratas, confirmadas em fevereiro/2012 como uma das 7 Maravilhas da Natureza.
                A adesão dos patrocinadores tem como objetivo divulgar os serviços oferecidos no destino, mas outro ponto a ser destacado é atribuir essa tarefa a um grupo de blogueiros demonstrando uma grande mudança na forma como são vistos os blogs de viagem. A edição de maio/2009 da Viagem e Turismo, trouxe uma matéria com o título 'Blogueiro de responsa' que começava assim: 'Qualquer pessoa pode fazer um blog de viagens - mas isso não é necessariamente boa notícia. A VT mostra como fugir das arapucas digitais.' Por aí já dá pra ter uma ideia do teor da matéria de 3 páginas. Entre as 'arapucas' citadas estão os blogs que não estão 'sob a marca de grandes portais' (são indicados como confiáveis aqueles hospedados no portal viajeaqui) e os viajantes inexperientes que podem 'se impressionar com qualquer coisa'. O texto destaca ainda que "Não é preciso ser jornalista para fazer um blog, mas jornalismo sim", por isso 'não confie em estranhos'. Os leitores são alertados também sobre a 'morte súbita dos blogueiros independentes' cujos 'blogs desaparecem porque a grana para rodar o mundo acabou ou o autor teve filhos e parou de viajar'.  
            Com teor muito diferente, a Folha Turismo de 02/02/2012 publicou um texto sobre os blogs de viagem com o título Blogs dão cor local a destinos e ajudam turistas a evitar furadas que traz bons motivos para que esses relatos sejam lidos na hora de programar as viagens. Se os blogs conquistaram credibilidade, também passaram a incomodar cada vez mais. Já ouvi de um agente de viagem que a 'culpa' por algumas informações desencontradas era 'desses blogueiros que não têm o que fazer'. Não me senti ofendida e sim 'incluída' na blogosfera. Foi muito divertido dizer a ele que eu também tinha um blog.
                O texto da revista de 2009 foi editado por Gabriela Aguerre, será que ela escreveria da mesma forma 3 anos depois e após 2 BlogTur?   Bem que Maurício Oliveira, do Trilhas e Aventuras, podia fazer o convite para compararmos.
    

12 de março de 2012

Itápolis, capital do sorvete.


Sorveteria de Itápolis
Foto do site oficial de Itápolis. Clique para acessar.
         O site Viaje Aqui (09/01/2012) indicou 15 endereços brasileiros com sorvetes deliciosos. Claro que faltaram muitos e eu incluiria pelo menos mais 2 imperdíveis: o picolé da sorveteria da balsa entre Porto Seguro e Arraial d'Ajuda, que já falei aqui, e o sorvete de Itápolis, que não há igual em nenhum lugar.
    Itápolis é uma cidade pequena do interior do Estado de São Paulo onde moraram meus avós e hoje moram meus pais. Como cresci visitando a cidade, sei que o título de Capital do Sorvete não é invenção de última hora ou alguma jogada de marketing, o sorvete é bom mesmo! Abaixo está o vídeo com a matéria exibida pela TV Tem, em 18/12/2011, que dispensa maiores explicações.
      Não é uma cidade turística e ninguém vai viajar quilômetros só para tomar um sorvete, então vamos pensar numa logística que possa proporcionar o prazer de experimentar o sorvete de Itápolis:

- Fica bem próxima a Ibitinga, então quando for visitar a Feira do Bordados, ou fazer compras durante o ano, e vir o Cristo Redentor da entrada de Itápolis, lembre-se de entrar. Não precisa de mapa, nem GPS, vá entrando e perguntando.

- Itápolis também tem suas fábricas de enxovais e os preços são bem competitivos com a vizinha famosa. Lá fica a fábrica, por exemplo, Miro Star que vende também por catálogos. Há uma lojinha da Miro Star(tipo outlet) com preços excelentes e bem pertinho fica minha sorveteria preferida: Sorveteria do Zé.

- Dependendo de onde se parte, quem vai até Barra Bonita visitar a eclusa no passeio de barco, também passará pela Capital do Sorvete;

- O time da cidade está na primeira divisão do Campeonato Paulista de Futebol. Se for assistir a algum jogo do Oeste-FC contra seu time do coração, aproveite a oportunidade.

- Na cidade há uma escola de aviação. Quem estiver literalmente pensando em voos mais altos e for passar uma temporada por lá, vai poder até comparar a qualidade das diversas sorveterias listadas aqui.

       Se encontrou um motivo para visitar Itápolis e experimentar o sorvete, aproveite para conhecer a Igreja Matriz, seja católico ou não, é uma obra de arte. De um dos lado dela tem o Palácio do Sorvete.             




Atualizando - notícia de 23/10/2014:
http://g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/2014/10/cidade-do-interior-de-sp-exporta-sorveteiros-para-varios-estados.html

10 de março de 2012

Planejamento Disney World

Tag De Turista a Viajante na Disney
           Não, ainda não estamos fazendo as malas e nem com as passagens compradas, mas finalmente tirei a viagem para a Walt Disney World do plano das ideias e passei para a ação. Enfim, dei os primeiros passos para tornar mais concreta a frase que minhas filhas ouvem há tempos: "Um dia nós vamos para a Disney".

- Estabelecemos uma data: janeiro/2013. Ou seja, acredito que 10 meses seja tempo suficiente para planejar tudo com calma.
- Decidimos viajar por pacote e escolhemos a agência. Vou falar sobre esses itens quando já estiver com o contrato assinado.
- Demos entrada na documentação para tirar o passaporte das crianças.
  
O vídeo abaixo é emocionante e mostra bem o que essa viagem significa para uma criança:


Sites, blogs e material impresso para pesquisar sobre os parques de Orlando.

8 de março de 2012

8 de março - Dia da Mulher

O MENOR (e melhor) CONTO DE FADAS DO MUNDO

mulher com mala na beira da estrada

           Era uma vez uma LINDA moça que perguntou a um lindo rapaz:
          - Você quer casar comigo?
          Ele respondeu:
          - NÃO!!!!
         E a moça viveu feliz para sempre! Foi viajar, vivia fazendo compras, conheceu outros rapazes, visitou muitos lugares, foi morar na praia, trocou de carro, redecorou sua casa, sempre estava de bom humor, pois não tinha sogra, não tinha que lavar, passar, nunca lhe faltava nada, bebia champanhe com as amigas sempre que estava com vontade e ninguém mandava nela.
           O rapaz ficou barrigudo, careca, o pinto caiu, a bunda murchou, ficou sozinho e pobre, pois nenhum homem constrói nada sem uma MULHER.
FIM.
logo mala


Parabéns, mulherada maravilhosa!!

Obs: Desconheço o autor. Existe a versão masculina do conto, mas eles que procurem internet a fora...rs
Imagem retirada do site: http://www.sobreavida.com.br/

Gostou? Compartilhe:

6 de março de 2012

Hotel Geranium - Balneário Camboriú-SC

Hotel Geranium - Balneário Camboriú - SC
              Eu não escrevo sobre todos os hotéis em que me hospedo porque as preferências de cada turista ou viajante são muito particulares e a escolha de onde se hospedar idem. Mas alguns precisam ser mencionados pelas peculiaridasdes que possuem.
               Em Balneário Camboriú, a maior dificuldade para organizar a viagem foi a escolha do hotel. Enquanto rola a maior campanha por Wi-Fi Grátis eu não encontrava por lá um hotel que tivesse nem a internet paga, dentro do meu orçamento.
              Depois de analisar muitos, sites, enviar muitos e-mails e fazer alguns telefonemas, nos decidimos pelo Hotel Geranium que oferece internet grátis em todos os apartamentos, TV por assinatura e uma boa área de piscinas. O preço também foi muito bom R$360,00 a diária (paga antecipadamente via cartão de crédito) por um quarto conjugado que acomodava até 5 pessoas, possuia 2 aparelhos de TV, 2 frigobares e varanda com vista para a Av. Brasil.
Hotel Geranium - Balneário Camboriú - SC
O quarto das crianças e com pouquinho de esforço a vista do mar
entre os prédios.

            A categoria do hotel é 4 estrelas e pelo que analisei na cartilha do Ministério do Turismo, que faz essa classificação, cumpre bem os critérios para ostentar essa constelação. O que surpreendeu foram os itens que o Ministério do Turismo não listou e eu pensei serem óbvios demais para precisar me informar antes da estadia.
            Por exemplo, realmente tinha internet, mas era preciso ficar no corredor, embaixo do roteador para poder conectar e voltar ao quarto para tentar navegar a remadas de tartaruga e caindo a conexão toda hora.
            Toalhas só para os apartamentos e para a piscina do hotel. Não tem toalha de praia nem como cortesia e nem pagando. Precisei comprar duas, pois nunca levo toalha na mala, já que os hotéis sempre oferecem o serviço. Estou certa de que não sou a única desavisada pois a recepcionista já dá o recado e sugere onde comprar as toalhas de praia. A explicação é que não emprestam mais porque vinham muito cheias de areia (heim?!).
Hotel Geranium - Balneário Camboriú - SC
            Quando a bateria do meu netbook acabou percebi que não tinha como recarregá-lo, pois o plug é de 3 pinos e o hotel não tem o atual padrão de tomadas nos apartamentos. Liguei na recepção para pedir um adaptador emprestado e ... não tinha! Precisei andar muito pela Av. Brasil para comprar um.
              A falha foi minha, afinal eu procurei por internet, TV por assinatura e piscina. Em nenhum contato eu perguntei sobre toalhastomadas.
                Quero voltar à Balneário Camboriú, o Hotel Geranium continuará sendo uma das minhas opções de hospedagem, pois os funcionários são muito simpáticos e prestativos, principalmente o Guilherme. Mas vou preparada com toalhas de praia na mala, adaptador de tomadas e sem expectativas sobre a internet disponível.               

4 de março de 2012

Guia dos museus brasileiros

      Museus extintos, incorporados e renomeados, museus em implantação e museus virtuais:

Museus brasileiros por região:




                      


1 de março de 2012

Entrevista: Bariloche, por Vanessa Olivatti

Vanessa Olivatti em Bariloche
             
         Tem planos para San Carlos de Bariloche no inverno? Pois já é hora de começar a se programar. Para dar aquela ajudinha aos iniciantes na neve, uma entrevista para esclarecer as dúvidas mais frequentes. Já falamos sobre essa guia de turismo brasileira aqui, mas o post de hoje é para conhecermos Vanessa Olivatti por ela mesma.

Nome: VANESSA OLIVATTI
Atividade profissional: COORDENADORA DE TURISMO

            *Vamos falar sobre Bariloche para “iniciantes”. Então apresente-se: Quem é Vanessa Olivatti?
          SOU UMA GUIA DE TURISMO QUE TRABALHOU DURANTE 14 ANOS NA CVC (minha maior escola), MAIS 2 ANOS NA FÊNIX E QUE ADOTOU BARILOCHE COMO MORADIA, POIS ENTENDI A DIFICULDADE INICIAL QUE OS BRASILEIROS TINHAM AO VISITAR UM DESTINO TÃO SIMPLES E AO MESMO TEMPO TÃO COMPLEXO.
             ESTENDER “UMA MÃO” AMIGA AOS BRASILEIROS NO EXTERIOR É SEMPRE UM GRANDE PRAZER. AJUDÁ-LOS A PROGRAMAR E FAZER TODA A LOGÍSTICA DE SUA ESTADIA É UM PRAZER AINDA MAIOR.
   MEU TRABALHO CONSISTE EM: RESERVAS HOTELEIRAS, TRANSFER, ALUGUEL DE ROUPAS DE NEVE, SEGURO DE VIAGEM E PASSEIOS OPCIONAIS. APENAS NÃO TRABALHO COM PARTE AÉREA.

           *O que é importante saber sobre Bariloche para quem está planejando sua primeira viagem?
            PRIMEIRO DECIDIR A MELHOR ÉPOCA (APÓS O DIA 10 DE AGOSTO SERIA PERFEITO). SE VOCÊ NÃO DISPÕE DE OUTRA ÉPOCA PARA SUAS FÉRIAS, QUE NÃO A FAMOSA QUINZENA DE 15 A 30 DE JULHO, PREPARE-SE PARA A ALTÍSSIMA TEMPORADA E PARA ENCONTRAR UMA BARILOCHE SUPER LOTADA. EM JUNHO É IMPOSSÍVEL PREVER SE HAVERÁ NEVE OU NÃO (NOS ÚLTIMOS ANOS A PROBABILIDADE FOI INFINITAMENTE MENOR).
         NÃO FOQUE APENAS NA COMPRA DAS PASSAGENS E NA HOTELARIA. OS GASTOS SÃO INFINITAMENTE SUPERIORES QUANDO SE ESTÁ POR LÁ, POR ISSO, UMA BOA PROGRAMAÇÃO E SABER QUANTO EFETIVAMENTE IRÁ GASTAR (SEMPRE GASTAMOS A MAIS) É IMPRESCINDÍVEL.
     ALÉM DO CITADO ACIMA VOCÊ GASTARÁ COM TRANSFER, ROUPAS DE NEVE (SIM! PARA TODOS OS DIAS!), PASSEIOS OPCIONAIS, ASSISTÊNCIA DE VIAGEM, ALIMENTAÇÃO, COMPRINHAS DIVERSAS ETC.
        SE PUDER VÁ, AOS POUCOS, ELIMINANDO CUSTOS (PAGANDO ANTECIPADAMENTE POR EXEMPLO ROUPAS, PASSEIOS E SEGURO DE VIAGEM) FICA BEM MAIS LEVE DESFRUTAR A SUA VIAGEM.
          IMPORTANTE SEMPRE É TRAZER O BOM HUMOR NA MALA E NÃO ESPERAR APENAS QUE “CAIA A NEVE SOBRE VOSSAS CABEÇAS”... NEM SEMPRE ISSO É POSSÍVEL OU INDISPENSÁVEL.

      *O que dizer aos indecisos entre conhecer a neve na Argentina ou no Chile?
      BARILOCHE É UM DESTINO ÚNICO... NÃO É UM DESTINO EXCLUSIVO PARA ESQUIADORES OU AMANTES DO ESPORTE. É UM DESTINO PARA TODAS AS IDADES E SITUAÇÕES: CASAIS EM LUA DE MEL, CRIANÇAS, IDOSOS, FAMÍLIAS COMPLETAS. ADRENALINA E PAZ SE MISTURAM PACIFICAMENTE NESTE DESTINO TORNANDO-O ÚNICO.
    JÁ NUMA ESTAÇÃO DE SKI PURA (COMO AS EXISTENTES NO CHILE) VOCÊ FICA TOTALMENTE FOCADO AO ESPORTE, SEM OUTRAS OPÇÕES.

             *Destino decidido, qual a melhor época para quem quer ver neve em Bariloche?
            SEMPRE APÓS O DIA 10 DE AGOSTO!!! DESDE 2005 ACOMPANHO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM BARILOCHE E O QUE JÁ VI FORAM 3 TEMPORADAS CUJO MÊS DE JULHO PASSAMOS COM MUITO POUCA NEVE (APENAS NAS PARTES MAIS ALTAS DAS MONTANHAS ERA POSSÍVEL LUTAR POR UMA NEVE ESCASSA). ASSIM COMO EM 2 OCASIÕES CONSEGUI PRESENCIAR NEVE NO MÊS DE JUNHO. PORÉM NESTES 7 ANOS, FOI SEMPRE, NO MÊS DE AGOSTO VI NEVE DA MELHOR QUALIDADE.
     SEI QUE MUITAS VEZES AS PESSOAS APENAS CONSEGUEM MARCAR O CASAMENTO OU AS RESPECTIVAS FÉRIAS NO MÊS DE JUNHO. MAS FICA REGISTRADO QUE A POSSIBILIDADE DE DESFRUTAR A NEVE EM SUA TOTALIDADE É BEM PEQUENA. (PISTAS DE SKI ABREM SEMPRE APÓS 10 DE JULHO, COM A NEVE BEM PISADA NOS CERROS).

        *Quais são os passeios imperdíveis na primeira vez em Bariloche?
             INDISCUTÍVEIS E IMPERDÍVEIS:
       -PIEDRAS BLANCAS (ski bunda),
     -ROCA NEGRA (CERRO LOPEZ), REFÚGIO NEUMEYER (ou a caminhada à Lagoa Congelada ou o Ski Nórdico)
       -CERRO OTTO (c/ confeitaria Giratória)
       -CERRO BAYO (ao lado de Villa La Angostura)
       -CERRO CATEDRAL (maior centro de ski da America latina) 
       -CERRO TRONADOR (na divisa com o Chile)
      - REFÚGIO ARELAUQUEN (sensacional jantar com motos de neve)
     E para quem ama passeios lacustres: ILHA VICTORIA COM BOSQUE DE ARRAYANES (prefira a parte VIP do barco CAU CAU) ou PUERTO BLEST (a extensão ao Lago Frias é simplesmente IMPACTANTE!)

         *Você esquia? O que dizer a quem sonha em deslizar pelas montanhas.
          PODE PARECER MENTIRA, MAS DEPOIS DE 7 ANOS – NO FINAL DA TEMPORADA DE 2011 – FIZ MINHA PRIMEIRA AULA DE SKI NÓRDICO!!! E AMEI!!
     PORÉM... NOS TRÊS PRIMEIROS ANOS EU TENTEI FAZER ALGUMAS AULAS DE SKI ALPINO (montanha) E TALVEZ DEVIDO AO MEU PESO ANTERIOR OU ATÉ MESMO O FATO DE EU SER UMA “TANCINHA” (bem sem jeito mesmo) EU NÃO CONSEGUI PARAR EM PÉ COM AQUELAS BOTAS PESADÍSSIMAS E DURAS! ACREDITO QUE PARA QUEM CHEGA PELA PRIMEIRA VEZ, COMEÇAR COM O SKI NÓRDICO SEJA O MAIS RECOMENDADO E NA SEQUÊNCIA PARTIR PARA UMA AULA SEMI EXCLUSIVA OU EXCLUSIVA (MÁXIMO 4 PESSOAS POR TURMA) PARA REALMENTE “APRENDER” A ESSÊNCIA DO SKI!...
        MENINAS... NÃO SE DESESPEREM NEM SE FRUSTREM SE NO MEIO DA AULA DER UMA VONTADE INCONTROLÁVEL DE JOGAR AS BOTAS, OS BASTÕES E OS SKIS A QUILÔMETROS DE DISTÂNCIA.... SAIBA QUE VOCÊS NÃO SÃO AS ÚNICAS.

       *Mesmo sendo o destino de inverno preferido dos brasileiros, às vezes surgem reclamações por falta de informação ou falsas expectativas. Já viu acontecer isso? Em que situações?
       O PRINCIPAL PROBLEMA É ACREDITAR QUE EM BARILOCHE TEM NEVE O “ANO INTEIRO” OU QUERER MUITO FRIO NO MÊS DE JANEIRO.... GRANDE EQUÍVOCO POIS AS ESTAÇÕES SÃO BEM DEFINIDAS NA CIDADE E NO VERÃO PODE ATINGIR 39 GRAUS COMO FOI NESTE ANO. ASSIM COMO PODEMOS CHEGAR AO MÊS DE JUNHO SEM ABSOLUTAMENTE NENHUM PINGO DE NEVE.
             A PROCURA PELO DESTINO BARILOCHE CRESCEU ABSURDAMENTE NOS ÚLTIMOS  ANOS, PORÉM, A CIDADE NÃO ACOMPANHOU ESSE CRESCIMENTO TURÍSTICO NEM BUSCOU MELHORIAS PARA ATENDER AS EXIGÊNCIAS DE UM PÚBLICO TÃO COMPLEXO E EXIGENTE QUANTO O BRASILEIRO.
            QUEIXAS COMO: “FALTA DE FRUTAS FRESCAS” NO CAFÉ DA MANHÃ, SUCOS NATURAIS E FEIJÃO SÃO CORRIQUEIRAS NESTA REGIÃO.
       IMAGINAR QUE BARILOCHE SEJA UM DESTINO “MAIS ECONÔMICO POR ESTAR NA AMÉRICA DO SUL” – ESTE É UM TEMA DELICADO E QUE GERALMENTE OCASIONA GRANDES FRUSTRAÇÕES AOS MAIS DESAVISADOS. É COMUM PASSAR PELA MINHA MESA, CASAIS QUE GANHARAM DE PRESENTE DE LUA DE MEL A PASSAGEM E A HOSPEDAGEM E TEREM DESAGRADÁVEIS SURPRESAS COM DETERMINADOS VALORES DE PASSEIOS.
       SEM CONTAR O ATENDIMENTO NAS LOJAS DO COMÉRCIO LOCAL QUE DÁ MARGEM A MUITAS QUEIXAS PELA “FALTA DE JEITINHO” DO COMERCIANTE COM O BRASILEIRO QUE GOSTA DE SER “MIMADO” QUANDO ESTÁ COMPRANDO (E QUEM NÃO GOSTA, NÉ?).

                  *Qual o diferencial dos serviços de Vanessa Olivatti?
          ZELO PELO ATENDIMENTO DIRECIONADO E NÃO “COLETIVO” E “GENERALIZADO”. CADA CASO É UM CASO E CADA FAMÍLIA É UM MUNDO. SELECIONAR PASSEIOS QUE SE ENCAIXEM COM O PERFIL DE CADA FAMÍLIA (INCLUSIVE NA PARTE FINANCEIRA) E ENTENDER QUE VENDER UM PASSEIO APENAS POR VENDER NÃO ME TRARIA O RETORNO ESPERADO, FEZ COM QUE EU ME CONCENTRASSE EM DETALHES PEQUENOS E MUITO SIGNIFICATIVOS PARA O PASSAGEIRO.
              POR MAIS QUE MEU TRABALHO SEJA EXTENSO E MINUCIOSO, PREFIRO PECAR PELO EXCESSO DE INFORMAÇÕES QUE PELA FALTA DAS MESMAS. É O MEU JEITINHO “BRASILEIRO” DE SER...

         *Que recado você manda para quem pretende estar aí na próxima temporada?
         PREPAREM-SE PARA UMA TEMPORADA EXPLOSIVA! 
        SE ME PERGUNTAREM SE “AINDA” TEREMOS CINZAS NESTA TEMPORADA A RESPOSTA É SIM. NÃO SÓ NESTA TEMPORADA... POR MAIS 10 ANOS MINIMAMENTE. BARILOCHE NÃO PASSOU POR UM “ACONTECIMENTO BANAL” E SIM POR UMA CATÁSTROFE NATURAL, MAS ABSOLUTAMENTE NADA QUE POSSA OFUSCAR O BRILHO QUE ESTA CIDADE TEM NATURALMENTE.

          *Para encerrar, vamos conhecer as preferências de Vanessa Olivatti em Bariloche:

- Mochila ou mala? MALA (EU SOU PERUA!)
- Inverno ou verão? INVERNO
- Hotel, hostel ou cabañas? AMO AS CABANAS E HOSTERIAS
- Alta ou baixa temporada? ALTA INTERMEDIÁRIA (SEGUNDA QUINZENA DE AGOSTO)
- Terra, ar ou mar? Mmmmm posso pedir ajuda aos universitários?
- Classe econômica ou primeira classe? ECONÔMICA SEMPRE! (mesmo que só tenha barrinhas de cereais a bordo).
- Pacote ou roteiro próprio? ROTEIRO PRÓPRIO E BEM PENSADO.
- Guia impresso ou aplicativos? PREFIRA SEMPRE “DICAS DE NATIVOS”.
- Fast food ou comida típica? COMIDA TIPICA (mas em janeiro inaugurou um Mac Donalds por aqui)
- Turista ou viajante? TURISTA E VIAJANTE
logo mala


Vanessa Olivatti em Bariloche
Contatos de Vanessa Olivatti:

Facebook: 
Twitter: 
@BARILOCHETOTAL
Fones:
154 624541 ou  154 712519
Agência: 4890 213

GALERIA PASEO DE LA CATEDRAL

CALLE MITRE 442 - 3 ANDAR - SALA "B" (De BRASIL)
ENTRE AS LOJAS DA PUMA E DA ADIDAS



Leia também:   - Quem é Vanessa Olivatti
                         -  Bariloche faça as contas
                         - Nossa viagem agosto/2011
                         - Tomadas em Bariloche
                         - Índice de posts sobre Bariloche

Entrevista de fevereiro:

Entrevista de abril:
Buenos Aires, por Pablo Blacher

Vai viajar? Conheça o Guia Essencial de Bariloche e Villa La Angostura. Clique aqui.