Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

29 de abril de 2012

A primeira viagem de avião


Fokker 100 da TAM
Embarcando no Fokker 100 da TAM, 40 dias após a tragédia
em São Paulo. Foi tenso e maravilhoso, não parei
mais de voar.
         Em 2011, 7 milhões de pessoas viajaram de avião pela primeira vez (leia notícia). A primeira viagem de avião é a mais emocionante e inesquecível. A minha foi em dezembro/1996, para Fortaleza-CE, num Fokker 100 da TAM. É difícil disfarçar que se trata da primeira viagem aérea seja pela ansiedade, pela emoção, pela briga para sentar na janelinha (bem, isso meu marido briga sempre) ou pelas fotos na escadaria do avião, com as comissárias de bordo ou da paisagem mesmo quando só se veem nuvens. A situação é tão típica que virou uma crônica muito engraçada de L. F. Veríssimo: "Emergência" Enfim, não esquente, viaje sem medo de ser feliz nem de ser turista.

Antes de sair de casa: 
- O voucher (passagem aérea) pode ser impresso pelo site da companhia aérea, mas geralmente basta o RG para localizá-lo no guichê do aeroporto;
- Confira os documentos. O RG original é obrigatório em qualquer idade;
- Crianças desacompanhadas dos pais precisam de autorização especial. Veja aqui em quais casos.
- Organize as malas. Etiquetas com identificação por dentro e por fora são essenciais. Um check-list pode ajudar a não esquecer nada. O meu é este.
- Bagagem de mão é aquela que ficará aos seus cuidados. Deixe nela um agasalho, uma troca de roupa, aparelhos eletrônicos, artigos de higiene, remédios e outros de primeira necessidade. Nada de objetos pontiagudos (tesoura, canivete ou mesmo uma inocente pinça pode ficar retida ao passar pelo detector de metais).
- Bagagem despachada é aquela que ficará na responsabilidade da companhia aérea. Você entregará no guichê ao chegar ao aeroporto e a verá novamente só ao desembracar em seu destino final. Existe peso limite para ela (geralmente 23kg) e não é aconselhável deixar na bagagem despachada eletrônicos, objetos frágeis e/ou de valor.

Chegando ao aeroporto:
- Considere seriamente a orientação de chegar ao aeroporto com pelo menos 1h de antecedência em voos nacionais e 2h em voos internacionais. Lembre-se também do trajeto que fará até ao aeroporto e calcule o tempo necessário para driblar imprevistos que podem acontecer (pneu furado, trânsito lento, etc).
- Caso more longe de um grande aeroporto como eu, aqui estão algumas opções que já experimentei.
- Ao chegar ao aeroporto dirija-se ao guichê da companhia aérea para fazer o check-in (apresentar documentos) e despachar as bagagens. Você receberá um cartão com o horário em que deverá se dirigir à sala de embarque e o portão em que embarcará que frequentemente muda, por isso atenção aos monitores espalhados pelo aeroporto.
- Com a bagagem despachada, apenas a bagagem de mão ficará sob sua responsabilidade até a hora de embarcar. Não descuide de seus pertences no aeroporto.
- Antes do horário impresso no cartão (de 20 a 30 min antes do voo), dirija-se à sala de embarque onde passará pelo detector de metais e não se assuste se precisar tirar até os sapatos, eu já precisei. É um pouco pior que porta giratória de banco.
- Na sala de embarque haverá mais um tempo de espera até entrar na aeronave. Tudo é feito com antecedência, pois, se não houver atrasos, no horário do voo o avião estará decolando.
- Acomode sua bagagem de mão nos devidos compartimentos, siga as instruções dos comissários de bordo e relaxe.
- Se o voo tiver escala ou conexão, veja a diferença entre essas situações aqui.
- Após desembarcar siga para as esteira onde pegará sua mala. Infelizmente é comum o extravio de bagagens nos aeroportos, alguns cuidados podem ser tomados na tentativa de evitar e contornar esse transtorno. Leia aqui.
- Mantenha em mãos o ticket de bagagens que estará colado no cartão de embarque, ele poderá ser solicitado;
- Seja a trabalho, passeio ou outos compromisso tenho certeza que essa será a primeira de muitas.

Boa viagem!
Leia mais dicas em:

27 de abril de 2012

Diferença entre escala e conexão

Pátio externo do aeroporto de Guarulhos
Aeroporto de Guarulhos: o mais movimentado do país
          O transporte aéreo torna-se cada vez mais acessível (felizmente) e as confusões nos aeroportos também. O voo direto sempre será a melhor opção, mas por razões de preços, horários, rotas, milhas etc , o voo comprado poderá   ter "escala" ou "conexão". Vamos diferenciá-las:

Escala: a aeronave fará uma uma parada em outro aeroporto antes do destino final do passageiro. Por exemplo: voo de São Paulo a Fortaleza, com escala em Brasília. O passageiro não desembarca da aeronave, apenas aguarda outros que estarão descendo ou embarcando no aeroporto da escala. Embora aumente em torno de 30 min o tempo da viagem, uma escala é suportável, mais de uma já é irritante, apenas se não houver outra alternativa mesmo. Cuidado com a bagagem de mão durante a escala nunca é demais.

Conexão: acontece quando não é possível fazer a rota inteira em um único voo; na conexão o passageiro desembarca e troca de aeronave, às vezes até de companhia aérea no caso de parcerias. No aeroporto em que a viagem se inicia o passageiro receberá 2 cartões de embarque, um para cada voo. No aeroporto da 'conexão' não se pega a bagagem, apenas no destino final. Os voos com conexão têm um intervalo de no mínimo 1h entre eles. Ao desembarcar o passageiro será direcionado à sala de embarque, mas se o tempo de espera for muito grande prefira ir para o salão principal do aeroporto onde há mais opções de alimentação e lojas, depois use seu cartão (o 2º) para voltar à sala de embarque.

25 de abril de 2012

Viagens para cada signo




Viagens para o signo de aquário


Aquário é o signo mais instantâneo do zodíaco. Concorda em ir a qualquer lugar, de qualquer maneira, com qualquer um, contanto que o destino seja novo e original. Uma vez que ele decidiu ir a algum lugar, nada vai detê-lo.
Viagens para o signo de áries


Áries gosta de experiências energéticas e inovadoras. É muito curioso, tende a ir para lugares que têm um ar misterioso. Tem um espírito aventureiro e adora emoção. Não faça nenhum alarde em termos de comida, porque não tem tempo para desfrutar.

Viagens para o signo de touro



"Devagar e certo" - são palavras que norteiam o signo de Touro. Gosta de planejar as viagens para saber o quanto vai gastar e não se guia por impulso, quer ver imagens, mapas e descrições de lugares onde estará.

Viagens para o signo de gêmeos


Gêmeos gosta de sair da cidade nos finais de semana. Os nativos de Gêmeos preferem ir de carro aos lugares que visitam, não têm medo da natureza e querem desfrutar de muitas paisagens e culturas.
Viagens para o signo de cancer


Nativo de Câncer não é um aventureiro por natureza. Se eles puderem descansar ao saírem de férias, sem se locomover demais, seria o ideal. Por isso são fãs dos Resorts e Cruzeiros Marítimos.

Viagens para o signo de leão


Os nativos de Leão são conhecidos por gostarem de ser mimados e viver no luxo. Férias com desconto não estão entre suas condições "essenciais". Eles gostam de viajar com estilo e fazer muitos planos antes de chegar ao destino.

Viagens para o signo de virgem


Virgem é metódico e organizado. É por isso que gosta de planejar cada detalhe da sua viagem a fim de garantir que tudo se encaixe com seu próprio estilo.
Viagens para o signo de libra


Libra gosta de luxo, de estar em lugares bonitos - 5 estrelas, se possível - e de culinária refinada. Não economiza para obter o nível de conforto desejado, o que significa que para ele o destino não será caro demais.
Viagens para o signo de peixes


Peixes são sonhadores. Imagina as férias, mesmo sem abrir um folheto ou visitar uma agência, por isso é possível se decepcionar quando descobre que não encontrou o sabor exato.

Viagens para o signo de escorpião


Escorpião parece ter sempre em mente a pergunta "o que há?" E não está satisfeito até que consiga a resposta. Não importa que seja o desvio de uma estrada, ou um programa feito por outra pessoa, ele é curioso e quer conhecer tudo.
Viagens para o signo de sagitário


Quando se fala em Sagitário, fala-se também em aventura e exploração. Nenhum outro signo pode vencê-lo em seu desejo de conquistar locais de difícil acesso ou inexplorados.
Viagens para o signo de capricórnio


Capricórnio é um signo minucioso e exigente. Gosta de planejar a viagem em detalhes. É muito cuidadoso sobre como apresentar a sua posição social.





* Baseado no site romeno Zodiac Travel, onde se encontram definições mais completas sobre cada signo.

* Aqueles que não saem de casa sem ler o horóscopo do dia, imagine fazer uma viagem sem as devidas previsões dos astros. Fique tranquilo, o site Trip Base tem o Travel Horoscope com a previsão para cada signo do zodíaco no mês atual e no próximo.

Bons fluidos e boas viagens!

logo mala


22 de abril de 2012

Aprenda espanhol na internet

Falsos cognatos português e espanhol

Dá pra se virar bem em "portunhol", mas uma viagem é uma ótima oportunidade de treinar uma segunda língua. Sou apaixonada pelo espanhol ou 'Me encanta el español". Mesmo que seu objetivo seja apenas se virar numa viagem  a um país de língua estrangeira, vale a pena conhecer um pouco do que lhe espera. Seguem alguns sites para estudar o idioma de Cervantes e/ou outros:

Para um primeiro contato com a língua estrangeira é excelente. Cada membro é aluno e professor ao mesmo tempo, aprendendo com um nativo e ensinando seu próprio idioma. Quanto mais se ajuda ao aprendiz de seu idioma, mais pontos terá para liberar as atividades do idioma que está aprendendo.

Com o aval do Instituto Cervantes, é um curso on-line que tem como objetivo preparar para o DELE - Diploma de Español como Lengua Extranjera. O site é meio chatinho para fazer o cadastro, mas no Youtube encontram-se todas as video aulas.

Adoro esse! É um site para nativos do inglês aprenderem o espanhol como segundo idioma (SSL), ou seja, para quem não é nativo em nenhum dá pra estudar os 2 ao mesmo tempo. O site traz áudio de fonemas, palavras e frases ditas por falantes de diversos paises hispano habalantes (Espanha, Peru, Colômbia, etc).

Oferece um bate-papo entre falantes de idiomas diferentes e através da conversa em tempo real você pode treinar com um nativo ou com alguém mais fluente.

Aqui há atividades gratuitas e pagas em diversos níveis, de acordo com o interesse e necessidade do aluno.

Site em Português, com um 'guia de viagem' com opções das frases mais usadas em aeroportos, hoteis...

Outro site em inglês para se aprender espanhol através de atividades, jogos, tutores on-line entre outras opções.

Com tantas alternativas não existe desculpa pra insistir no Portunhol, não é? Quem souber de mais algum site deixe o link nos comentários. Gracias!

logo mala

19 de abril de 2012

Bacalhau em camadas

              Abril é mês de chocolate e de bacalhau, mas essas delícias podem ser saboreadas em qualquer ocasião do ano e cada um tem sua receitinha especial. A minha é esta:

Receita de bacalhau

Ingredientes:
1 kg de lombo de bacalhau desfiado
3 batatas
3 cenouras
3 tomates
3 cebolas
2 pimentões
200gr de azeitonas pretas (sem caroço)
1 vidro de leite de coco
cheiro verde
azeite extra-virgem a gosto

Modo de fazer
Corte todos os legumes em rodelas finas. Numa panela grande, de preferência de vidro para ser servido nela mesma, monte as camadas:
- azeite (cubra o fundo da panela)
- tomate
- batata
- cenoura
- pimentão
- bacalhau desfiado
- cebola
- azeitonas pretas
- cheiro verde
- azeite

Repita todas as camadas. Regue com azeite a gosto e por cima de tudo coloque o leite de coco e a mesma medida de água. Leve ao fogo médio com a panela tampada até secar parte da água e cozinhar as batatas. Sirva com arroz branco e salada de folhas.

Bom apetite!
logo mala

16 de abril de 2012

Sorteios que dão certo

Sorteio

          Sorteios aparecem aos montes diariamente na blogosfera. Qual o objetivo?
1º   Agradar e fidelizar leitores.
2ºConseguir mais leitores/seguidores para o blog.

            Quando um sorteio dá certo?
1º Quando atrai um número significativo de participantes;
2º Quando agrega novos seguidores para o blog. Mais seguidores são mais leitores que tomarão conhecimentos dos posts publicados.

            Sorteios dão trabalho e nem sempre trazem o retorno esperado. Por que alguns sorteios têm pouquíssimas participações?
1º O prêmio não é interessante.
2º Foi pouco e mal divulgado.
3º Havia muitas exigências para a participação.

          O post do sorteio teve muitas visualizações mas as participações foram poucas. Por quê?
Motivos não faltam e dizem respeito às preferências de cada internauta.
* Se o blog disponibiliza as inscrições por comentários no próprio post, há aqueles que não concordam em divulgar seu e-mail;
* Se as inscrições são em formulário próprio, há quem duvide da idoneidade por não 'ver' a relação de inscritos;
* Se o sorteio for por ferramentas virtuais (Random etc) há quem duvide do resultado;
* Se for pela loteria federal, há participantes que ficam na dúvida quanto aos procedimentos;
Enfim, impossível agradar a todos.

Dicas para um sorteio bem sucedido:

1º O prêmio tem que ser interessante para o público do blog, por isso deve estar relacionado aos temas sobre os quais o blogueiro escreve.

2º Busque parcerias. Se o blog não tem fins lucrativos ou não tem retorno financeiro suficiente, não tem lógica que ele ainda dê prejuízo. O simples envio do prêmio pelo correio já é um gasto.

3º Capriche no post, destaque as imagens e escreva pouco, apenas as informações essenciais: o que está sendo sorteado, data e forma como será feito o sorteio, critérios de participação.

4º Cuidado com as exigências exageradas, não é nada convidativo ter que 'trabalhar para o blogueiro' divulgando o sorteio através de banners, seguindo o blog e mais meia dúzia de parceiros, trazendo mais 5 seguidores, além de seguir o Twitter e curtir a página no Facebook... para concorrer a um batom ou a um esmalte. Afinal o objetivo é atrair leitores ou afastá-los de vez?

5º Coloque no post do sorteio um formulário do Google Docs. É muito simples de usar e não exige dos participantes que deixem seus e-mails explícitos. Todas as inscrições vão para uma tabela em que o proprietário do blog visualiza as informações solicitadas: nome, e-mail, nome de seguidor, cidade, etc..

6º Estabeleça um prazo curto de duração, no máximo 2 semanas. O sorteio não terá maior número de participantes porque durou mais tempo. Após 10 dias as inscrições vão minguar consideravelmente.

7º Divulgue através de seu Twitter, Facebook e outras redes sociais, mas sem exagerar. Envie e-mails para sua lista de contatos com o link da postagem apenas 1 vez.

8º É desnecessária a 2ª chance de participação para 'quem divulgar o sorteio no próprio blog'. Não surte efeito e há blogs próprios  para esse tipo de divulgação, basta avisar aos respectivos blogueiros. Algumas sugestões:
- Sorteios e Sorteios
- Sorteios e Promoções
- Mais Ki Sorte
- Roda da Fortuna
- Tititi da Dri

9º Deixe bem clara como será a forma do sorteio:
- Pelos números da Loteria Federal;
- Pelo Random, que gera um número aleatório entre os limites digitados, por exemplo, do 1 ao 135;
- Pelo Sorteios PT, que é o meu preferido por possibilitar os sorteio de 1, 2 ou mais itens de uma lista completa de nomes ou e-mails, por exemplo.
         
10º Divulgue o resultado em um novo post, na data estipulada para o sorteio, com as imagens que comprovem como ele foi realizado. Comunique o ganhador por e-mail, é muito indelicada a opção de só fazer valer o sorteio 'se o sorteado entrar em contato dentro de 2 dias'. Essa estratégia de obrigar o leitor a voltar ao blog é meio apelativa. Seja gentil para que seja agradável visitar seu blog.

Boa sorte!!!



Sorteios no De Turista a Viajante:


13 de abril de 2012

Um dia de merda

Charge sobre os aeroportos do Rio de Janeiro
                  Aeroporto Santos Dumont, 15:30h. Senti um pequeno mal estar causado por uma cólica intestinal, mas nada que uma urinada ou uma barrigada não aliviasse. Mas, atrasado para chegar ao ônibus que me levaria para o Galeão, de onde partiria o voo para Miami, resolvi segurar as pontas. Afinal de contas são só uns 15 minutos de busão. "Chegando lá, tenho tempo de sobra para dar aquela mijadinha esperta, tranquilo." O avião só sairia às 16:30h.
                  Entrando no ônibus, sem sanitários, senti a primeira contração e tomei consciência de que minha gravidez fecal chegara ao nono mês e que faria um parto de cócoras assim que entrasse no banheiro do aeroporto. Virei para o meu amigo que me acompanhava e, sutil, falei: “Cara, mal posso esperar para chegar na merda do aeroporto porque preciso largar um barro.”
                  Nesse momento, senti um urubu beliscando minha cueca, mas botei a força de vontade para trabalhar e segurei a onda. O ônibus nem tinha começado a andar quando, para meu desespero, uma voz disse pelo alto falante:
                 “Senhoras e senhores, nossa viagem entre os dois aeroportos levará em torno de 1 hora, devido a obras na pista .” Aí o urubu ficou maluco querendo sair a qualquer custo. Fiz um esforço hercúleo para segurar o trem merda que estava para chegar na estação ânus a qualquer momento. Suava em bicas. Meu amigo percebeu e, como bom amigo que era, aproveitou para tirar um sarro. O alívio provisório veio em forma de bolhas estomacais, indicando que pelo menos por enquanto as coisas tinham se acomodado. Tentava me distrair vendo TV mas só conseguia pensar em um banheiro, não com uma privada, mas com um vaso sanitário tão branco e tão limpo que alguém poderia botar seu almoço nele. E o papel higiênico então: branco e macio, com textura e perfume e, ops, senti um volume almofadado entre meu traseiro e o assento do ônibus e percebi, consternado, que havia cagado.
                  Um cocô sólido e comprido daqueles que dão orgulho de pai ao seu autor. Daqueles que dá vontade de ligar pros amigos e parentes e convidá-los a apreciar na privada. Tão perfeita obra, dava pra expor em uma bienal.
                  Mas sem dúvida, a situação tava tensa. Olhei para o meu amigo, procurando um pouco de solidariedade, e confessei sério: "Cara, caguei." Quando meu amigo parou de rir, uns cinco minutos depois, aconselhou-me a relaxar, pois agora estava tudo sob controle. "Que se dane, me limpo no aeroporto" – pensei . “Pior que isso não fico.” Mal o ônibus entrou em movimento, a cólica recomeçou forte. Arregalei os olhos, segurei-me na cadeira mas não pude evitar, e sem muita cerimônia ou anunciação, veio a segunda leva de merda. Desta vez, como uma pasta morna.
                  Foi merda para tudo que é lado, borrando, esquentando e melando a bunda, cueca, barra da camisa, pernas, panturrilha, calças, meias e pés. E mais uma cólica anunciando mais merda, agora líquida, das que queimam o fiofó do freguês ao sair rumo a liberdade. E depois um peido tipo bufa, que eu nem tentei segurar, afinal de contas o que era um peidinho para quem já estava todo cagado. Já o peido seguinte, foi do tipo que pesa. E me caguei pela quarta vez .
                 Lembrei de um amigo que certa vez estava com tanta caganeira que resolveu botar modess na cueca, mas colocou as linhas adesivas viradas para cima e quando foi tirá-lo levou metade dos pelos do rabo junto. Mas era tarde demais para tal artifício absorvente. Tinha menstruado tanta merda que nem uma bomba de cisterna poderia me ajudar a limpar a sujeirada.
                 Finalmente cheguei ao aeroporto e saindo apressado com passos curtinhos, supliquei ao meu amigo que apanhasse minha mala no bagageiro do ônibus e a levasse ao sanitário do aeroporto para que eu pudesse trocar de roupas.
                  Corri ao banheiro e entrando de boxe em boxe, constatei a falta de papel higiênico em todos os cinco. Olhei para cima e blasfemei: “Agora chega, né ?” Entrei no último, sem papel mesmo, e tirei a roupa toda para analisar minha situação (que conclui como sendo o fundo do poço ) e esperar pela minha salvação, com roupas limpinhas e cheirosinhas e com ela uma lufada de dignidade no meu dia.
                  Meu amigo entrou no banheiro com pressa, tinha feito o ”check-in” e ia correndo tentar segurar o voo. Jogou por cima do boxe o cartão de embarque e uma maleta de mão e saiu antes de qualquer protesto de minha parte. Ele tinha despachado a mala com roupas . Na mala de mão só tinha um pulôver de gola “V”. A temperatura em Miami era de aproximadamente 35 graus.
                  Desesperado comecei a analisar quais de minhas roupas seriam, de algum modo, aproveitáveis. Minha cueca, joguei no lixo. A camisa era história. As calças estavam deploráveis e assim como minhas meias, mudaram de cor tingidas pela merda . Meus sapatos estavam nota 3, numa escala de 1 a 10.
                 Teria que improvisar . A invenção é mãe da necessidade, então transformei uma simples privada em uma magnifica máquina de lavar. Virei a calça do lado avesso, segurei-a pela barra, e mergulhei a parte atingida na água..
                Comecei a dar descarga até que o grosso da merda se desprendeu. Estava pronto para embarcar. Saí do banheiro e atravessei o aeroporto em direção ao portão de embarque trajando sapatos sem meias, as calcas do lado avesso e molhadas da cintura ao joelho (não exatamente limpas) e o pulôver gola “V”, sem camisa. Mas caminhava com a dignidade de um lorde.
                 Embarquei no avião, onde todos os passageiros estavam esperando ”O RAPAZ QUE ESTAVA NO BANHEIRO” e atravessei todo o corredor até o meu assento, ao lado do meu amigo que sorria. A aeromoça aproximou-se e perguntou se precisava de algo. Eu cheguei a pensar em pedir 120 toalhinhas perfumadas para disfarçar o cheiro de fossa transbordante e uma gilete para cortar os pulsos, mas decidi não pedir: ”Nada, obrigado. Eu só queria esquecer este dia de merda!!!“

O texto é equivocadamente atribuído a Luís Fernando Veríssimo, 
que já declarou em entrevista não ser o autor.

10 de abril de 2012

Resultado do sorteio vale-compras Uniko

Cupom de desconto na Úniko
Os ganhadores receberão por e-mail o cupom com o código do desconto.

               Foram 164 inscrições, sendo 153 válidas. Não entraram no sorteio nomes que não se encontravam entre os seguidores do blog nem do Twitter e inscrições repetidas. O sorteio da lista válida foi feito pelo site Sorteios PT :

Resultado do sorteio
Parabéns!
Resultado do sorteio

                    Entraremos em contato pelo e-mail informado na inscrição para enviar o código de desconto. Depois mostrem para a gente as coisas lindas que vocês farão na Uniko.
logo mala


9 de abril de 2012

A mais paulista das avenidas

O que dá para fazer na Paulista de A a Z


Masp São Paulo

A - Aproveitar o vão livre do Masp...
...que, além de arquitetonicamente impressionante, dá uma visão panorâmica da cidade. Em alguns dias, serve de ponto de encontro. Para completar o passeio, basta visita o acervo do museu ou uma de suas exposições temporárias.

B - Beber na praia...
...ou "Prainha", como é chamada a calçada da rua Joaquim Eugênio de Lima, em sua esquina com a Paulista. O local concentra diversos bares com mesas para fora, onde o chope após o expediente é bastante popular. No inverno, muitos oferecem aquecedores, para garantir o happy hour mesmo na fria noite paulistana.

C - Comprar eletrônicos...
...e produtos de informática por preços baixos no Stand Center, no número 1.098. O galpão reúne dezenas de ofertas, e a variedade é grande. Mas é preciso ficar atento para cobrar a emissão de notas fiscais, pois o lugar é alvo freqüente de operações policiais de combate à pirataria e ao contrabando.

D - Dançar...
...diferentes ritmos na aula da dança de salão do Sesc, no número 119. O curso --que custa de R$ 20 a R$ 40 por mês-- passa por bolero, tango, rumba, mambo, salsa, merengue, lambada, samba, rock e valsa, entre outros ritmos.

E - Estudar...
...na única escola estadual da avenida, a Rodrigues Alves, no número 227. O prédio foi restaurado nos moldes em que foi construído, em 1919, abriga atualmente 2.185 alunos e 72 professores divididos em 55 classes do ensino fundamental e de cursos noturnos. Em 1932, o imóvel fechou as portas para abrigar os revolucionários que defendiam São Paulo. O nome é uma homenagem ao homem que presidiu o Brasil de 1902 a 1906.

F - Frequentar cinemas de rua...
...que estão cada vez mais raros. O Cine Gemini, no número 607, é um exemplo de um bom cinema que mantém uma programação variada, geralmente alheia à invasão dos shoppings pelos blockbusters do momento.

G - Gastar nas feirinhas...
...de antiguidade e de artesanato. A de antiguidade acontece aos domingos, no vão do Masp, e tem móveis e objetos curiosos, mas caros. Já a de artesanato ocorre de quinta a sábado, em semanas alternadas, no parque Trianon, e tem muitas pechinchas, além de obras de arte.

H - Hospedar-se em um hotel...
...de luxo, como os instalados nas proximidades da Bela Cintra, ou até morar em um de seus 18 persistentes prédios residenciais. Como vantagens há facilidade de locomoção e grande oferta de produtos e serviços. As desvantagens são óbvias: trânsito, barulho e alto custo de vida.

I - Ir ao teatro de graça...
...no Teatro Popular do Sesi, no número 1.313. Os ingressos --apenas um por pessoa-- devem ser retirados no mesmo dia do espetáculo, horas antes, na bilheteria. As sessões são muito concorridas, principalmente nos finais de semana.

J - Jogar tarô...
...runas ou elaborar mapas astrais em um dos cursos da Viraj, no número 807, loja 43. Os mais longos têm duração de até dois meses. Na loja há ainda tarôs importados que custam de R$ 40 a R$ 138, programas de computador que fazem mapas astrais e custam de R$ 99 a R$ 410 e uma imagem de buda em bronze por R$ 1.458, além de incensos e cristais.

L - Ler...
...jornais e revistas do mundo todo. Nas bancas da Paulista é possível encontrar, por exemplo, o espanhol "El País", o francês "Le Monde" e o italiano "Corriere della Sera". Uma das maiores é a Banca Ranieri, que funciona 24 horas, em frente ao Conjunto Nacional.

M - Mergulhar na biblioteca Haroldo de Campos...
... na Casa das Rosas, no número 37. O acervo possui 35 mil volumes e foi doado pelo poeta Haroldo de Campos, falecido em 2003. O imóvel conta com salas de leitura, além de outra biblioteca, circulante e especializada em poesia.

N - Nascer...
...no Hospital Santa Catarina. Quando foi inaugurado, em 6 de fevereiro de 1906, sob o nome de Sanatório Santa Catarina, tinha apenas 40 leitos e uma sala de cirurgia. Hoje, tem mais de 300 leitos, três UTIs e um centro cirúrgico com 15 salas, onde são feitas, em média, 1.700 cirurgias por mês. O hospital foi pioneiro na realização de cirurgias de transplante de córnea e é considerado a segunda maior entidade filantrópica do país.

O - Ouvir sirenes da Primeira Guerra Mundial...
...todos os dias, às 12h. Durante a guerra, as sirenes eram usadas para avisar os parisienses sobre a iminência de ataques aéreos. Em 1938, elas foram trazidas a São Paulo pelo jornalista Cásper Líbero. Embora atualmente seus alertas só se referiram à hora do almoço, as sirenes não perderam importância: elas fazem parte da rotina de quem trabalha na região.

P - Planejar festas luxuosas...
...no Club Homs, no número 735. O lugar, muito popular entre a elite paulistana décadas atrás, ainda conserva ares de aspiração aristocrática e atrai festas de debutantes, de formaturas e de casamentos. O prédio conta com um auditório com 144 poltronas fixas e três salões, sendo um com capacidade para 1.500 pessoas em pé ou 800 sentadas.

Q - Querer óculos escuros falsificados...
...é quase inevitável. Os modelos caríssimos e modernos das maiores grifes do mundo estão ao alcance da mão, nas bancas de camelôs, por preços que vão de R$10 a R$40. Só que é preciso se controlar. Comprar óculos falsos, sem proteção contra os raios ultravioleta, é muito prejudicial à visão, além de incentivar os crimes de pirataria e contrabando.

R - Respirar ar puro...
...no parque Trianon, em frente ao Masp. Para quem está acostumado ao caos da avenida, ele representa uma bolha de verde e calma. O maior problema é o tráfego na alameda Santos, que interrompe o silêncio com incômoda frequência. De qualquer forma, é bom apreciar as belas esculturas --inclusive de Victor Brecheret-- que pontuam o caminho.

S - Sentir sabores de diferentes regiões...
...nas dezenas de restaurantes que a Paulista oferece. No Tahitian Noni Café, no número 2.300, por exemplo, um dos pratos mais apreciados é o Chicken Quesadilla, uma tortilla de frango grelhado, salada de feijão preto, queijo gruyère e mussarela derretidos. O preço? R$ 15,90.

T - Trabalhar...
...todos os dias, o dia inteiro, inclusive aos sábados e domingos. Na Paulista, quando termina o expediente de executivos e comerciantes, começa o de cozinheiros e garçons. Logo quando sai o sol, começa então o de varredores e lixeiros, responsáveis por deixar todas as passarelas livres para os personagens do dia seguinte.

U - Usar produções extravagantes...
...sem inibições ou, se preferir, para provocar. Na avenida que sedia anualmente a maior Parada do Orgulho GLBT do mundo, escolher roupas que chamem a atenção dos passantes é uma tarefa difícil. O desafio, por outro lado, também serve de esconderijo para os tímidos, que aproveitam a sobrecarga de informações para abusar, incógnitos, de estampas e cores.

Prédio do Itaú Cultural em São Paulo
Itaú Cultural


V - Ver moedas antigas...
...no Museu Herculano Pires do Itaú Cultural, no número 149. O local abriga uma coleção de moedas, medalhas e condecorações. Um dos destaques é uma peça cunhada com o primeiro nome do Brasil, Terra de Santa Cruz. Há apenas outra igual, em um museu português. O local conta com suporte audiovisual e oferece monitoria para grupos.

X - Xavecar alguém...
...na escadaria do prédio onde funciona a Rede Gazeta, no número 900. Os degraus vivem cheios de estudantes do cursinho Objetivo e da Faculdade Cásper Líbero dispostos a observar o vai-e-vem das pessoas e a pedir o telefone de alguma delas, se houve interesse.

Z - Zanzar pelo canteiro central...
...da avenida. É bem verdade que o barulho dos carros é ensurdecedor e que a fumaça é sufocante. Mas, em dias de estresse, há algo de inconsequente e liberador em falar com a certeza de que ninguém vai ouvir.


* Texto originalmente publicado no site Folha On Line, em 08/12/2006. Colaboraram GABRIELA MANZINI e IVONE PORTES, da Folha Online, e Folha de S.Paulo.
* Links acrescentados por Silmara Colombo (http://www.deturistaaviajante.com/).

Confira dicas de passatempos e atrações culturais oferecidos pela Avenida Paulista, que completou 120 anos no dia 8 de dezembro/2011.



7 de abril de 2012

Segunda-feira em São Paulo

MASP São Paulo SP
        
         Para mim, um compromisso profissional em São Paulo é uma festa. Mudei-me da capital com 5 anos de idade e não voltarei a viver lá, mas amo dar uma passadinha de vez em quando.
          Em minha última passagem pela cidade (março), meu compromisso era na Av. Paulista, em uma segunda-feira e mesmo no curto tempo aprendi um pouco sobre 'o que não fazer em São Paulo':
         


Teatro Bibi Ferreira - São Paulo
Hall de entrada do Teatro Bibi Ferreira
1º Se estiver na cidade no domingo, vá ao teatro, mas compre seu ingresso com antecedência. Estava animadíssima para assistir à Família Addams no Teatro Abril, mas não havia mais lugares. A sorte é que em São Paulo não há como 'perder a noite' e fomos assistir Trair e Coçar é só começar no teatro Bibi Ferreira que fica na mesma avendia (Brigadeiro Luís Antônio). Confesso que me decepcionei com o espaço tão tradicional, tão citado na mídia e tão decadente. Claro que não estou me referindo à arquitetura original da década de 30 e sim às cortinas rasgadas e presas com grampos para não se desfazerem. Agora... a peça é perfeita e faz jus ao título de maior sucesso de público no Brasil. O texto é de Marcos Caruso e em 26 anos de apresentações já teve várias montagens. Dica: leve o cartão de um taxista, pois na porta do teatro não havia nenhum, em compensação um pouco abaixo, em frente ao Teatro Abril, havia vários esperando o término da Família Addams.

Shopping Pátio Paulista São Paulo
Shopping Pátio Paulista
2º A cidade respira cultura, mas não na segunda-feira quando todos os museus e exposições estão fechados. Em plena Av. Paulista não havia o que fazer no intervalo do almoço e o jeito foi dar um pulinho no Shopping Pátio Paulista para passar o tempo e na volta para casa conseguir responder à inevitável pergunta: "Mãe, o que você trouxe pra mim?"
E o que eu trouxe foi um daqueles itens que só São Paulo tem, no caso os bolinhos confeitados da Cupcakeria que fizeram o maior sucesso aqui em casa. Agora minhas filhas não saem do site escolhendo os sabores que querem experimentar mas quando isso vai acontecer depende do próximo compromisso na capital paulista...

Sabores da Cupcakeria

Guia turístico de São Paulo em inglês:


5 de abril de 2012

O que comprar com R$50 na Uniko?

Cupom de desconto na Uniko
Clique para participar do sorteio

                   Com o voucher de R$50,00 que o blog De Turista a Viajante está sorteando em parceria com a Uniko, você pode comprar:

 * 2 mini-álbuns com as fotos mais fofas do bebê para presentear as vovós no seu dia(26/07).
 Produtos da Uniko
 * Gibi com 16 páginas para guardar as imagens mais divertidas das férias + cartão personalizado para quem quiser presentear.
Produtos da Uniko 
* 2 pôsteres fotográficos para decorar seu quarto com bons momentos passados com os amigos + 2 cartões personalizados para enviar a eles.
 Produtos da Uniko
* Duas canecas de porcelana com até 10 fotos para aquecer a dois as noites de inverno.

Produtos da Uniko
 * Baralho personalizado para que o jogador inveterado não se esqueça da família.

Produtos da Uniko
* Quebra-cabeça de 40 peças + calendário para não deixar que ele esqueça das datas especiais.

Produtos da Uniko

* Revelar 56 fotos 10x15 daquele aniversário que ainda não sairam da câmera digital.
Produtos da Uniko

* Comprar um bichinho de pelúcia com nome ou foto na roupa por apenas R$19,00 para presentear no Dia dos Namorados.

Produtos da Uniko
logo mala