Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

27 de abril de 2013

Sozinha e sem encomendas - Danuza Leão

Balanço sobre New York

     "Sua amiga desistiu da viagem na última hora e você resolveu que vai assim mesmo. Tem alguns amigos nas cidades para onde vai  e curte um pouco de aventura. Dou a maior força. Mas existe uma regra básica para os que viajam sós (sobretudo para as mulheres que não gostam de ficar sozinhas): é bom se organizar logo.
     Já no aeroporto compre a revista com a programação da semana: cinemas, teatros exposições. O improviso é ótimo, mas você corre o risco de perder coisas maravilhosas se não fizer uma agenda (mesmo que acabe não cumprindo).
     Não tem nada pior que chegar e telefonar para os amigos com a mensagem clara, no subtexto: "estou sozinha, carente, favor me convidar para jantar, de preferência trazendo um amigo maravilhoso." Ligue e vá direto ao ponto: "estou aqui até o dia 'xis', gostaria de te ver, quando você pode jantar comigo?" E seja prática: você convidando, seu amigo vai querer retribuir, já são duas noites resolvidas, numa boa.
   Mesmo assim, prepare-separa ficar um pouco sozinha. Não gostou da ideia? Pois é ótima. Aproveite para vestir o vestido que acabou de comprar, se maquiar maravilhosamente, ousar o penteado novo (tudo só para você). Vá jantar num belo restaurante (um ou dois uisques no bar antes); é uma das boas sensações da vida, acredite.
     Em viagem, acorde cedo. A não ser para quem tem menos de 20 anos, qual o sentido de se sacudir numa discoteca até de madrugada? Não repita restaurantes, mas no último dia vá naquele que mais gostou, é uma delícia.
      Na volta, quando te perguntarem "teve saudades de mim?" corte logo e diga "não". Aproveite e explique que viagem é para desligar, escapar da realidade. para ficar "morrendo de saudades", melhor não ir, é mais barato.
   Importantíssimo: não se esqueça de levar um adaptador de tomada. Ele te faz falta nos momentos mais importantes, e ninguém sabe como se diz adaptador na língua do país em que se está.
     Quanto às encomendas, nem pensar. Se você traz, fica com a fama de ser um amor, aquela a quem se pode pedir, e aí 'créu', dançou. Mas se não traz já na primeira vez, fica estabelecido que você é uma pessoa com a qual não se pode contar - e quando se fala em viagem, esta reputação vale ouro."

Danuza Leão
Crônica do livro Danuza Todo Dia

Um comentário:

  1. Que ótimo, amei! Nem é novidade, pois gosto muito do que a Danuza escreve ;)
    Aquilo sobre o adaptador de tomadas é a mais pura verdade... sobre todo o mais também..
    Lindo sábado pra vc!

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.