Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 de maio de 2013

Cadeados TSA

Post atualizado em novembro/2017
Cadeados TSA
Cadeados TSA e cadeado quebrado em nossa viagem de 2013.
                Não sei como era a segurança nos aeroportos americanos antes do atentado terrorista de 11 de setembro de 2001, mas depois dos trágicos acontecimentos esse é um assunto levado extremamente a sério nos Estados Unidos. Se no Brasil vamos para a sala de embarque no limite do tempo, nos EUA é o oposto: chegue ao aeroporto e vá direto para a fila que é enorme. Do lado de lá, depois de passar pela revista, é que ficam as lojas e lanchonetes. É preciso tirar os calçados, minha filha foi revistada até embaixo dos cabelos que estavam soltos. Beira a neurose, mas temos que admitir que eles têm motivos para isso.


      Para reforçar a segurança dos meios de transporte do país foi criada a TSA (Transportation Secutrity Administration) que entre outras atribuições é responsável pela triagem da bagagem despachada nos aeroportos. Para isso, além do raio-X, abrem as malas se acharem necessário. Se a bagagem estiver trancada com um cadeado aprovado pela TSA (com o símbolo vermelho) estes serão abertos com a chave mestra que eles possuem e depois trancados novamente com um aviso dentro da mala de que ela foi aberta e tudo foi colocado em seu devido lugar. Se houver outro tipo de cadeado ou lacre, será quebrado e até estourado o zíper se decidirem abrir a mala. 

Símbolo dos cadeados TSA
Símbolo que identifica os cadeados TSA
              Para ir para os Estados Unidos arrisquei com meus cadeados comuns nas 4 malas e chegaram intactos tanto em Nova York quanto em Orlando alguns dias depois. Aproveitei para comprar os cadeados TSA lá, que custam USD7, a cartela com 2. No Brasil custam de R$30,00 a R$40,00 (preços do site da Samsonite e Le Postiche). Comprei 6 deles com chave, mas também há com segredo de quatro números. Na hora de fechar a última mala, o cadeado que estava mais próximo era um dos comuns e na pressa fechei com ele mesmo, o resultado está na foto acima. Quando peguei minha bagagem em São Paulo, a mala em questão estava sem cadeado; dentro dela o aviso de que fora aberta e o cadeado quebrado.
       Estava tudo exatamente como eu havia deixado, até duvido que tenham tirado alguma coisa dali e recolocado. Também não sei se abriram ao ser despachada em Orlando ou na conexão que fizemos em Miami, o problema é que essa mala chegou destrancada ao 'aeroporto de Guarulhos',  onde o número de bagagem roubada ou violada aumenta ano a ano.
         Vale ressaltar que não havia nada em minha mala que pudesse chamar a atenção das autoridades americanas, foi a última que fechei com roupas usadas, calçados de todos nós e alguns (poucos) brinquedos simples e baratos que trouxe de presente. Ou a escolha é aleatória ou basta não estar com o cadeado TSA para levantar suspeita, por isso, quando viajar para os Estados Unidos providencie os seus e evite que cadeado e/ou mala sejam danificados.


Mala aberta pela TSA
Atualização março/2016

    Mais uma viagem para os EUA, mais uma mala aberta. Desta vez estava vedada pela empresa Vedamala, e mesmo assim o plástico foi cortado e recolocado com fitas com a identificação da Transportation Secutrity Administration. Dentro dela tudo em ordem, sem faltar absolutamente nada.



Atualização novembro/2017


  Ah, não! Não pode ser coincidência! De novo?!
    Dessa vez como não havia cadeado danificado e nem plástico de vedação rasgado, só fui ver que a mala havia sido revistada, quando a abri em casa e encontrei o aviso dentro.
        Como nas vezes anteriores, tudo absoluta ordem, sem faltar nada. A mala que foi aberta trazia os doces da festa de Halloween do Magic Kingdom, era tanto doce que acho que até os cachorros ficaram animados.








4 comentários:

  1. Nosso eu tbm não imaginava que era desse jeito

    ResponderExcluir
  2. comprei uma mala no http://portaldasmalas.com.br/ e recebe este cadiado gratis.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de enviar o link deste post pros meus filhos... ;)
    Abraço!

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.