Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 de maio de 2013

Mais uma voltinha em Santos-SP

Praia do Gonzaga, em Santos SP
Trecho da praia do Gonzaga, na Praça das Bandeiras.
          
            Passei quase 20 anos sem visitar o litoral de meu Estado e agora estive lá duas vezes em menos de um ano. Santos tem um turismo despretensioso que, fora de temporada, agrada quem quer descansar olhando o mar. Em finais de semana ensolarados e férias de verão a história é outra: a praia fica lotada de paulistanos e encontrar espaço na areia é um desafio para quem quer apenas relaxar um pouco.

Área do futuro aeroporto do Guarujá
Vista aérea do futuro aeroporto do Guarujá. Quando?
          A baixada santista tem sido tema frequente em periódicos de turismo que registram um movimento  crescente de turistas de várias partes do Brasil. O que falta a Santos é infraestrutura para chegar até à cidade. Os aeroportos mais próximos são os de São Paulo capital e não sai do papel o projeto divulgado há anos de utilizar o núcleo da Base Aérea de Santos para a construção do Aeroporto Civil Metropolitano (leia  mais). Além disso, as temporadas de cruzeiros marítimos perdem em número de navios de passageiros que atracam no Brasil a cada ano devido às altas taxas portuárias brasileiras que são as mais caras do mundo (leia mais). O sonho dos guias de turismo santistas é que o porto receba navios de cruzeiro durante o ano todo, e não apenas na temporada de novembro a abril.

Praia do Gonzaga, Santos - SP
               
                  
                 Mas, para nós paulistas, é o que temos de mais próximo no litoral brasileiro. Como passar alguns dias "ao som do mar e à luz do céu profundo" revigora as energias, lá fomos nós enfrentar quase sete horas de rodovias. Certa vez conversando sobre viagens com uma amiga carioca, ela disse que não a atraía viajar para Punta Cana pois parecia muito chato passar a semana em um resort olhando para o mar do Caribe. Então nos demos conta de como viagens são realmente particulares: ela mora de frente para o mar no Rio de Janeiro e eu preciso viajar mais de 400km para chegar à praia. Para mim, acordar durante uma semana em um hotel pé-na-areia olhando para o azul do mar caribenho é a viagem perfeita.



Bondinho de informações turísticas em Santos SP
Bondinho de informações turísticas na Praça das Bandeiras.
            Enfim, quem decidir disputar espaço no Rodoanel Mario Covas com os inúmeros caminhões de carga se dirigindo ao porto de Santos e exercitar a paciência na lenta descida da serra, vai encontrar surpresas agradáveis ao chegar à cidade de Santos. Como estávamos em 10 pessoas, fretamos uma van e lá fomos nós. 
       
Escultura dos jardins da orla de Santos - SP
Escultura nos jardins da orla.

                 
                A orla está muito bem cuidada com seus jardins, há opções de hotéis e restaurantes para agradar a todos os gostos e bolsos, e entre as atrações turísticas estão o passeio de bonde pelo centro histórico, a visita ao estádio do time do Santos Futebol Clube - a Vila Belmiro com seu Memorial das Conquistas e o Aquário Municipal de Santos.


Aquário de Santos - SP


            Esses e outros pontos de interesse turísticos podem ser visitados com a Linha Turística Conheça Santos que sai da Praça das Bandeiras e por R$10,00 pode ser utilizado durante todo o dia descendo e reembarcando onde o turista quiser. Incluse passando por pontos curiosos como a Fonte do Itororó (aquela mesma da cantiga de roda) e as catraias atracadas ao lado do Mercado Municipal de Santos. Curiosidades não faltam!

Catraias e o Mercado Municipal de Santos - SP
Catraias com o Mercado Municipal ao fundo.
Fonte do Itororó, em Santos - SP
Fonte do Itororó.


2 comentários:

  1. Muito boa a postagem Silmara, Santos é uma cidade que tenho vontade de conhecer, tem colega de trabalho que é o meu chara e é Santista não só no nascimento mas no time também. ( rsrsrs) Bem, ao contrário da sua amiga carioca, eu gosto do barulho das ondas e acho que uma cidade do tamanho de Santos, quando se tem mar é mais fácil de nos localizarmos dentro dela, pois não tem como ficarmos perdidos já que temos o mar como referência. Sou do Rio, mas moro no Centro da cidade de São Gonçalo, um pouco longe da praia, talvez seja por isso que eu discorde dela. Seria o máximo um aeroporto no Guarujá o que pra mim ajudaria e muito o turismo.
    Abraços,
    Lelê Garofle.
    http://musicandocomlele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Que delícia de passeio, Silmara!
    Eu fui a Santos quando era menina, nunca voltei. Que vontade deu-me agora ao ver suas fotos!
    Mas eu teria que ir num dia qualquer, longe de feriados, pois gosto do mar, mas não de multidões. E digo isso não só em relação a Santos, mas a qualquer praia, ou qualquer outro lugar. A cada dia que passa viro mais bicho do mato... hehe.
    Abraço!

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.