Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 de janeiro de 2014

MSC Cruzeiros - dúvidas

        Já estou fazendo as malas para a viagem no navio Preziosa. É o 3º cruzeiro que faremos, mas o 1º pela MSC, os outros dois foram em navios da Pullmantur: o Zenith e o Empress. O que está me deixando 'com a pulga atrás da orelha' é quantidade de críticas negativas publicadas na Fanpage MSC Cruzeiros. Fui procurar a página da Pullmantur e está repleta de elogios, mas encontrei uma observação interessante:

Mensagem da página da Pullmantur no Facebook
Comentário na Fan Page da Pullmantur
          Parece que o Facebook não é um bom parâmetro para comparar a satisfação dos clientes das duas empresas, já que a MSC publica todos os comentários e a Pullmantur apenas os positivos. Essa postagem tem esse e outros 'achismos' de minha parte, pois ainda não viajei, mas escrever o que penso sobre essas reclamações antes do cruzeiro torna minha opinião mais imparcial, a não ser pelo detalhe de que torço por uma viagem perfeita, em que todas as minhas boas expectativas se confirmem.
    É óbvio que quanto à estrutura física os navios da MSC são melhores, por serem maiores e mais novos. O Preziosa, por exemplo, foi lançado ao mar em 2013, enquanto o Zenith (Pullmantur) foi construído em 1992 e reformado em 2006. Porém, as reclamações não se referem a espaços e acomodações, dizem respeito à qualidade no atendimento, mas é preciso considerar que não há como agradar a todos da mesma forma em relação a nenhum produto turístico, já que as pessoas têm interesses e preferências diferentes.
       Vou usar como comparação o site Reclame Aqui que consultei quando estava pesquisando para escolher o navio e voltei hoje, em plena temporada 2013/2014. As primeiras imagens são das opiniões sobre a MSC:

Reclame Aqui - MSC Cruzeiros
Reclame Aqui, consulta em 26/08/213. Clique nas imagens para ampliá-las.

Reclame Aqui - MSC Cruzeiros
Reclame Aqui, consulta em 15/01/2014.
               As 219 queixas registradas no site dizem respeito a quatro temporadas completas (desde 2009), além da atual, ou seja, uma média de 43,8 reclamações por temporada. Em agosto todas as reclamações estavam respondidas, durante a temporada atual as 16 ainda sem respostas devem estar em análise. Nesta temporada (2013/2014), a MSC já recebeu 43 reclamações.
                Agora vejamos a Pullmantur:

Reclame Aqui - Pullmantur Cruzeiros
Reclame Aqui, consulta em 28/08/2013.

Reclame Aqui - Pullmantur Cruzeiros
Reclame Aqui, consulta em 15/01/2014.
           As 93 queixas registradas no site referem-se a duas temporadas completas (desde 2012), além da atual, ou seja, uma média de 31 reclamações por temporada. Das 84 reclamações postadas até agosto, apenas 10 estavam respondidas. Na temporada atual, a Pullmantur recebeu 9 reclamações e 62 do total continuam sem resposta.
     Como já disse acima, é impossível satisfazer a todos e nesse quesito a Pullmantur leva a vantagem de ter bem menos passageiros para ficarem insatisfeitos. Os navios da MSC chegam a acomodar o dobro de passageiros de um da Pullmantur, então é evidente que havendo mais passageiros haverá mais reclamações sobre os cruzeiros da MSC.
      Já vi pela internet reclamações de todos os tipos no que se refere a viagens: de falta de feijão nos restaurantes estrangeiros à falta de neve nas temporadas de inverno (como se fosse possível à alguma operadora de turismo fazer nevar), enfim as pessoas frequentam os mesmos lugares e formam opiniões diferentes, por isso vou aguardar e torcer por uma semana maravilhosa a bordo do MSC Preziosa. Depois eu conto!
logo mala

6 comentários:

  1. Sim, volte logo pra contar! Quero convencer alguns parentes a fazer um cruzeiro em dez/2014! Aí se der tudo certo, é só mandar o seu post hehhehe.

    ResponderExcluir
  2. Fernanda, você não imagina como estou torcendo para ter apenas boas impressões para publicar aqui...rs

    ResponderExcluir
  3. Oi! Gostaria de saber se ja fizeste a viajem ? Pois vou viajar pela MSC no dia 26/ 02 e queria saber se tu gostou!!!

    ResponderExcluir
  4. Sim, já fiz a viagem e adorei! Comecei a falar sobre ela aqui: http://www.deturistaaviajante.com/2014/02/msc-cruzeiros-mitos-e-verdades.html

    ResponderExcluir
  5. Oi, gostaria de saber como você reserva seus cruzeiros, em agências de viagens ou diretamente com a companhia msc, o que é melhor? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simone, eu sempre reservei por agências por conta da praticidade, mas os valores não mudam de agência para agência e nem comprando diretamente. Penso que não exista "o melhor", são vários caminhos que chegam ao mesmo lugar.

      Excluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.