Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 de fevereiro de 2014

MSC Cruzeiros - mitos e verdades

        Antes de começarmos um esclarecimento: recebi um comentário recentemente que diz que o blog tem opiniões tendenciosas; para mim essa expressão é um pleonasmo pois toda opinião é tendenciosa e o blog é um espaço de divulgação das impressões de seu autor. Não sou jornalista, mas sim professora de Português, e como profissional da linguagem (especialista em redação e oratória) posso afirmar que não existe informação isenta de opinião em nenhum suporte midiático. Agora vamos ao que interessa...
    Como já disse aqui, antes de minha viagem no MSC Preziosa fiquei um pouco tensa com os comentários que li na Fan Page da MSC Cruzeiros, por isso, destaquei alguns dos itens mais comentados para expor o que na 'minha opinião' é verdade e o que é mito

- Os vouchers demoram a chegar
Verdade - Embarquei no sábado e meu voucher chegou dois dias antes, na quinta-feira pela manhã. Mas não entendo o porquê disso ser entendido como um problema que gera tantas reclamações.

- Desorganização no embarque
Em parte - Vai acontecer em qualquer navio, de qualquer empresa, pois o porto de Santos não tem estrutura para atender aproximadamente 10.000 passageiros embarcando e desembarcando quase ao mesmo tempo de vários navios. Cheguei ao porto muito cedo por conta do transfer e antes das 11:30h já estava embarcando. Ao entregar as malas já recebi minha senha para o check-in e o sistema de som faz anúncios constantes, basta estar atento a ele para evitar atrasos desnecessários. Para quem esse tumulto inevitável for muito incômodo, fica a dica de pesquisar uma data em que haja menos navios de passageiros no porto; no sábado, por exemplo, havia dois: o MSC Preziosa e o Sovereign, já no domingo haveria quatro.

Embarque do MSC Preziosa no porto de Santos
Finalmente o momento tão esperado: o embarque
- Desorganização no desembarque
Em parte - Valem as mesmas observações do embarque. Apenas no Preziosa são mais de 4000 passageiros querendo embarcar e o mesmo tanto precisando (mas não querendo) ir para casa. A logística disso exige que os passageiros que desembarcam deixem suas cabines até às 7h15min para que sejam higienizadas e possam receber os novos hóspedes o mais breve possível. Depois de tomar café, nós fomos confortavelmente acomodados no teatro com um animador organizando um concurso de piadas até sermos chamados pela cor da etiqueta da bagagem para o desembarque. Uma queixa interessante (e absurda) que li foi sobre a distância do terminal de passageiros até o navio, exigindo que o trajeto dentro do porto seja feito de ônibus. Ora, o Porto de Santos é o maior da América Latina, tem 14 km de extensão, é impossível que todos os navios de passageiros ancorem ao lado do terminal, principalmente os maiores. E qual o problema em ir de ônibus até lá? Não é isso que fazemos nos aeroportos?

MSC Preziosa ancorado no porto de Santos
MSC Preziosa visto de dentro do ônibus
- Mau humor da tripulação
Mito - Não dá para generalizar assim, entre mais de 1000 tripulantes encontrei alguns menos sorridentes, principalmente aqueles da manutenção das áreas comuns (restaurantes, piscinas, etc), mas no geral são muito atenciosos. Li reclamações sobre a maioria da tripulação ser estrangeira, mas me parece óbvio que o navio não vá trocar todos os seus funcionários em cada país que atracar... ou não? A legislação brasileira exige que 30% dos tripulantes sejam do país, pois assim, além de garantir o conforto do passageiros devido ao idioma, abre oportunidades de emprego; ao todo o Preziosa tem tripulantes de 120 nacionalidades. Eu me deparei com dois tripulantes brasileiros muito simpáticos e prestativos: nosso garçom Amintas e o atendente da loja de excursões Givago que contribuíram para tornar nossas lembranças ainda melhores.

Jantar no MSC Preziosa
Amintas, sergipano arretado que animou nossos jantares.
- Pouca variedade de comida
Ilha de frios no restaurante do MSC PreziosaVerdade, se a referência for o Buffet Inca e Maya que fica no 14º deck, junto às piscinas e por isso é sempre o mais lotado e onde o serviço é menos exclusivo que nos demais. Conseguir uma mesa é tarefa árdua e o restaurante é muito grande com ilhas de alimentos diferentes, mas pouquíssima variação no dia a dia.
Ilha de frutas no restaurante Buffet do MSC Preziosa


Mito, se a referência for o The Golden Lobster (5º e 6º decks) onde é o servido o jantar em dois turnos ou o L'Arabesque (7º deck) que serve café da manhã, almoço e jantar. Os serviços desses restaurantes são ótimos e para o café da manhã e almoço o L'Arabesque é pouquíssimo procurado, o que melhora ainda mais os serviços. As refeições são a la carte e o menu do almoço e jantar não se repetiu em nenhum dia.
Opção do menu do MSC Preziosa
Opção do menu do MSC Preziosa










- Excesso de carboidratos no café da manhã
VerdadeA oferta de pães, bolos, waffles, panquecas, croissantes, doces, etc é tentadora e abundante, a padaria do navio trabalha 24 horas e são utilizados em torno de 1000 kg de farinha por dia! Porém, quem consegue resistir a tantas delícias calóricas pode optar por frutas, frios, iogurte e outras opções mais saudáveis sem sair da dieta.

Pães do café da manhã do navio MSC Preziosa
Resista se for capaz...
Frutas do café da manhã do navio MSC Preziosa
...e alimente-se saudavelmente











- Falta de atenção aos passageiros
Mito - Precisei de ajuda extra por duas vezes: quando o cofre não abria  e quando o questionário de avaliação não chegou à minha cabine no último dia. No primeiro caso ligamos na recepção e fomos prontamente atendidos, no segundo pedi ao camareiro no corredor e ele foi buscar para mim.

- Má qualidade dos alimentos 
Mito - Eu visitei a cozinha e o local de armazenamento dos alimentos e os cuidados são bem rígidos. O navio é abastecido apenas no porto de Santos, portanto, após uma semana no mar, as frutas e legumes realmente não são frescos, mas conservados com rigor a até -27º de refrigeração dependendo do alimento.

Depósito de alimentos do navio MSC Preziosa

- Toalhas e ambientes sujos
Mito - Desde as cabines, os restaurantes, bares e áreas externas tudo estava em perfeita limpeza, com o pessoal da manutenção o tempo todo a postos. As máquinas da lavanderia trabalham ininterruptamente e de acordo com as regras da Anvisa toalhas e lençóis são esterilizados da mesma forma que fazem os hospitais. O que falta são banheiros nas áreas comuns, é preciso andar muito para encontrá-los fora das cabines e os mais acessíveis estão sempre com filas.

Lavanderia do navio MSC Preziosa

- Bloqueio do cartão sem crédito
Mito - Li a reclamação de um passageiro que disse não ter recebido a bebida pedida em um dos bares porque havia excedido o valor do depósito no cartão de bordo. Como optamos por não cadastrar cartão de crédito, fiquei muito atenta a isso com medo de passar por este constrangimento. Carregamos o cartão por 3 vezes com dólares e em duas delas o limite estava estourado em 27 dólares e 70 dólares sem que nenhum serviço solicitado houvesse sido negado.

- Falta de cuidado com as malas
Em parte - A bagagem é a parte mais tensa da viagem seja aérea ou marítima. Nunca se sabe como vai chegar e 'se' vai chegar. Li relatos de malas quebradas, violadas, roubadas... e acredito que tive sorte, pois as minhas chegaram intactas, inclusive os vinhos comprados no navio que despachei nelas devidamente protegidos entre roupas e toalhas.

- A MSC joga lixo no mar
Verdade - Tanto a MSC quanto a maioria das embarcações, sejam navios de passageiros ou de carga, e estão amparados por lei. O que nunca será esclarecido (e provado) é o que havia dentro dos sacos de lixo do vídeo amplamente divulgado e a distância que o navio estava da costa brasileira ou da terra mais próxima, como estabelece a legislação:


Anexo V da MARPOL 73/78 - Regras para a Prevenção da Poluição Causada pelo Lixo dos Navios

Regra 3 - Alijamento de lixo fora das áreas especiais

(1) Sujeito ao disposto nas Regras 4, 5 e 6 deste Anexo:

(a) é proibido o lançamento no mar de todos os tipos de plásticos, inclusive , mas não restringindo-se a estes, cabos sintéticos, redes de pesca sintéticas, sacos plásticos para lixo e cinzas de incineradores provenientes de produtos plásticos que possam conter resíduos tóxicos ou de metais pesados;
(b) o lançamento no mar do seguinte tipo de lixo deverá ser feito o mais longe possível da terra mais próxima, mas em qualquer situação ele será proibido se a distância da terra mais próxima for inferior a:
(i) 25 milhas náuticas para o material utilizado no escoramento da carga, em forros e revestimentos e material de embalagens que flutuem;
(ii) 12 milhas náuticas para restos de comida e todos os outros tipos de lixo, inclusive papéis, trapos, vidros, metais, garrafas, louças e rejeitos semelhantes;
(c) poderá ser permitido o lançamento ao mar do lixo especificado no subparágrafo (b)(ii) desta regra quanto ele tiver passado por um triturador ou moedor e for feito o mais longe possível da terra mais próxima, mas em qualquer situação será proibido se a distância da terra mais próxima for inferior a 3 milhas náuticas. Este lixo triturado ou moído deverá ser capaz de passar por uma tela , cujos furos não sejam maiores que 25 mm.

       O vídeo abaixo é sobre o Lixão do Pacífico, depois de assistir não há como continuar pensando que todo esse lixo tenha apenas um dono.

   


18 comentários:

  1. Bom dia!
    Agradeço pela iniciativa de esclarecer minha dúvidas! Já estava ficando apavorada com as reclamações que o pessoal tem postado a respeito deste navio.
    É muito legal ter alguém que disponha de seu tempo para escrever blogs de utilidade como o seu.
    No dia 11/01 viajo com minha família pela costa brasileira no Prezioza, mas já estava ficando desanimada.
    Espero ter a mesma sorte que você!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já é meu 12º cruzeiro e somente 3 deles não foram pela MSC e não me arrependo nunca!
      Todas foram viagens maravilhosas! Com alguns percalços é claro, mas não que qualquer outro navio não tenha. Quanto a comida, acho o MSC um dos melhores, só perdendo para Celebrity. Mas o MSC compensa com seus funcionários falando em português com você e te atendendo maravilhosamente bem.

      Excluir
  2. Serão ótimos momentos, amiga. Logo embarcarei em meu 4º Cruzeiro, desta vez no MSC Poesia. Só trouxe boas impressões e recordações do Preziosa.

    ResponderExcluir
  3. Meu marido e eu fizemos o cruzeiro da Grécia , saindo de Veneza, de 7 dias. Comparando com Royal Caribbean ( fizemos Alasca e outro aqui na America do Sul) e Norwegian ( Croacia, Eslovenia e Italia) , o MSC deixa MUITO a desejar ( funcionários inclusive os de excursão, comida, organização das saídas do navio em cada porto,jogaram 10 sacos de lixo preto às 15 horas e muitas pessoas viram, fomos até um dos capitães, que não deu muita atenção e falou que era um funcionário revoltado que havia feito essa desfeita! Nunca mais viajo de MSC e nao aconselho a ninguem, mesmo sendo mais em conta. Estou nesse momento planejando um cruzeiro com a Norwegian no Mediterraneo ( 11 dias).

    ResponderExcluir
  4. Tenho lido coisas bem ruins.Estou ate com medo pois estou com viagem comprada.

    ResponderExcluir
  5. Depois de conhecer a Royal Caribbean, não viajo com a MSC nunca mais! Só se for de graça (e olha lá)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já viajei com a Royal duas vezes, é ótima, mas depois de conhecer a MSC, não troco-a, em todos os sentidos. Do embarque ao desembarque, atendimento, alimentação, tudo. Ambas são ótimas, vai de opção. Se viajar em suítes, verá que a Royal perde muito pasta a MSC, as prioridades são sem sombra de dúvida muito melhor...

      Excluir
  6. Silmara, qual a sua referência para afirmar que o terminal de cruzeiros de Santos não tem infraestrutura para trabalhar com tal quantidade de passageiros?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha referência são os quatro cruzeiros que fiz saindo do porto de Santos e os tumultos que presenciei. Mas nada que me desencante em fazer cruzeiros. Amo!

      Excluir
  7. Já estou no meu sexto cruzeiro, este ano, e posso dizer que a MSC ainda é a menor companhia de cruzeiros. Fiz meu primeiro com a Costa, depois Royan Caribbean (2x) e depois MSC. Entre os dois, ambos tem seus méritos, mas ainda, prefiro a MSC sem dúvida alguma... Tratamento, prioridades aos membros, mimos, etc.

    ResponderExcluir
  8. MSC já é meu terceiro cruzeiro.
    2010 Costa
    2012 Royal
    2013 MSC Preziosa
    2014 Royal
    2015 MSC SPLENDIDA
    2016 MSC Preziosa

    ResponderExcluir
  9. Conheço a MSC desde 2004 a partir do navio MSC Melody. Viajo todos os anos fazendo a travessia Brasil-Europa e posso afirmar que a qualidade dos cruzeiros oferecidos pela Cia. despencaram absurdamente. Nesse ano, no MSC Splendida, a falta de consideração chegou ao ponto de abolirem o coquetel de despedida aonde faziam o agradecimento pela escolha da Cia. O embarque foi desastroso aonde os funcionários da MSC pareciam fantoches desconhecendo como distribuir e orientar os passageiros. A recepcionista do check-in afirmou ser inútil fazê-lo pela internet (porque disponibilizam no sistema????). Até hoje estou aguardando o recebimento do questionário de avaliação do cruzeiros que seria enviado por e.mail. O atendimento geral do navio estava muito prejudicado e parecia que estavam transportando os passageiros de graça à título de favor.

    ResponderExcluir
  10. Ola pessoal! Alguém pode me ajudar na escolha entre Norwegian Cruise Line e a MSC? Para Tour por Grécia/Itália.

    Obrigada! :)

    ResponderExcluir
  11. Olá, bom dia!! Gostaria de tirar uma duvida, pois sou realmente marinheiro de primeira viagem! kkkkk Estou fechando um Cruzeiro MSC, saida dia 07/12. Gostaria de saber como funciona o embarque... devo chegar bem cedo? O site de vendas diz que o navio parte às 19:00, qual o melhor horario para evitar corre corre? E quando ao desembarque? Demora muito para localizar a bagagem? Por favor me ajudem!! Grato!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Danilo, desculpe a demora em responder. Vamos lá:


      - Todos os cruzeiros oferecem 5 refeições diárias (café da manhã, almoço, lanche, jantar e ceia). Os pacotes com bebidas inclusas realmente são vantajosos para quem vai consumir bebidas alcoólicas. Sucos, café, chá, leite são disponibilizados no café da manhã. Água dessalinizada fica disponível durante todo o dia. Para as bebidas durante as refeições os cruzeiros oferecem pacotes vendidos dentro do navio que geram uma boa economia, mas sim, esses você terá que pagar.


      - Melhor que se organizar pelo horário de partida do navio é fazer isso pelo horário de embarque. Eu prefiro chegar cedo ao porto e embarcar o quanto antes, pois mesmo com o navio ancorado os passageiros começam a usufruir de toda a estrutura. Assim você aproveita mais a viagem. Verifique o horário de embarque.


      Qualquer outra dúvida, escreva.

      Excluir
  12. Como comprei por pacote na internet, fiquei com muitas dúvidas pois o site não esclarecia.
    Vale a pena comprar pacotes de bebidas? mesmo não sendo alcoolicas?
    Sobre esse cadastramento de cartão, como funciona?
    obrigada!

    ResponderExcluir
  13. Silmara , vou viajar pela MSC - Musica , tem alguma informação e dicas ? Eu pensei que eles não disponibilizassem água nenhuma para beber , essa água dissalinizada está disponível aonde ? Éseguro consumi-la ? garto e adorei seu blog. Rodrigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo a única dica é aproveitar tudo! Divirta-se Muito! A água dessalinizada fica no restaurante próximo à piscina, nunca li nenhum comentário e nem soube de ninguém que tenha passado mal. Fique tranquilo. Boa viagem.

      Excluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.