Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

25 de abril de 2014

Que calor! Vamos passar a noite na praia?

           Machado de Assis tinha uma receita pra se começar uma crônica:


         "Há um meio certo de começar a crônica por uma trivialidade. É dizer: Que calor! Que desenfreado calor! Diz-se isto, agitando as pontas do lenço, bufando como um touro, ou simplesmente sacudindo a sobrecasaca." 

(O Nascimento da Crônica, disponível em Releituras).

         No último verão (2013/2014) muitos cronistas devem ter se aproveitado dessa receita mesmo sem conhecê-la, pois o insuportável calor foi assunto comum em todas as conversas e redes sociais. O calor foi tanto que eu vi acontecer em Santos uma situação inusitada: o dia na praia foi trocado pela 'noite' na praia.

Praia de Santos - SP, à noite, no verão

            Tínhamos desembarcado de um cruzeiro pela manhã do sábado  e decidido passar o dia em Santos para pegar uma praia e fechar a temporada de férias com chave de ouro. Mas não deu... O calor era tanto que não dava coragem de sair do hotel, quando finalmente vi pela janela que o Sol havia baixado resolvemos sair para dar uma volta pelos jardins da orla.

Feirinha da Praia de Santos - SP, à noite, no verão

             Já eram 20h e fomos caminhando até a feirinha de artesanato (Feirart) que acontece todo sábado na orla. Passeando entre as barracas reparei em um movimento na areia excepcional para o horário e fomos ver mais de perto... A praia estava cheia!

Praia de Santos - SP, à noite, no verão


            Não lotada, como deveria ter estado durante o dia de corajosos (e loucos!) dispostos a enfrentar o calor que às 11h, em horário de verão, já era de 35º; mas repleta de grupos familiares com crianças brincando na areia com seus baldinhos, os mais velhos nas cadeiras de praia 'tomando a fresca' e os mais jovens praticando esportes tanto na areia quanto na água. 
Praia de Santos - SP, à noite, no verão

Praia de Santos - SP, à noite, no verão
Pai e filhos brincando na água.
Praia de Santos - SP, à noite, no verão
Dois jovens remando em pé em suas pranchas.
                Não deu pra resistir... abandonamos os jardins do calçadão e fizemos o caminho de volta pela beira do mar

Praia de Santos - SP, à noite, no verão

           Pelo jeito,  daqui em diante a noite na praia não será mais exclusividade dos casais apaixonados e dos pescadores. Não sei ainda se estamos diante de uma opção mais segura, mas certamente de uma mais saudável.

Praia de Santos - SP, à noite, no verão
logo mala

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.