Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 de outubro de 2014

Casa Valduga - Vale dos Vinhedos _RS

        Saímos da menor das vinícolas (Vinícola Torcello) para uma das maiores: a Casa Valduga, de onde saíram os vinhos degustados por Barack Obama nas recepções do Itamaraty, em sua primeira visita ao Brasil. A Casa Valduga é, desde 2011,  a vinícola oficial das cerimônias do governo brasileiro.
Vinícola Casa Valduga
Durante a visita, todo mundo de toca.
             A visita guiada acontece de hora em hora e custou R$20,00 com a taça personalizada para a degustação que depois segue com você como lembrança. Como nas outras vinícolas menores de 18 anos não pagam. Achei interessante que essas informações sobre a exclusividade dos rótulos da casa nas cerimônias do Itamaraty nem foram citadas na visita, entendo como um ponto positivo não se basear nesse marketing e sim na qualidade dos vinhos produzidos.

Vinícola Casa Valduga

            A visita começa com um vídeo sobre a história e a produção da vinícola e depois segue-se para a adega que é enorme, onde começa a degustação e as explicações sobre a temperatura e luminosidade ideal para armazenamento do vinho. A penumbra se mantém por todos os espaços, por isso as fotos escuras. Nesse ambiente fica bem fácil concordar com a observação do guia sobre o porquê não comprar vinhos nos supermercados onde as garrafas ficam sob uma luz intensa, ar condicionado e geralmente em pé nas prateleiras.

Vinícola Casa Valduga
Sabrage
        O mais diferente nesta visita é a demonstração do sabrage, o ritual de origem francesa, inventado por Napoleão, em que a garrafa de espumante é aberta com um sabre.

Vinícola Casa Valduga
A rolha retirada no sabrage, junto com o gargalo da garrafa.
            A imagem abaixo tem um passo-a-passo de como é feito, mas sinceramente não vou me arriscar a fazer em casa. O interessante é ver quem sabe o que está fazendo.
passo-a-passo do sabrage
             Depois de muita degustação de vinhos e espumantes (4 ou 5) a visita se encerra na loja, onde além dos rótulos da casa, você encontra também o sabre, se quiser tentar em casa o que aprendeu (?).

Vinícola Casa Valduga

         A partir da loja há uma escadaria que leva a um mirante de onde é possível ver toda a propriedade que inclui também um hotel cujos hóspedes participam de um mini curso que não formará enólogos, mas certamente apurará o paladar dos apreciadores de vinhos.

passo-a-passo do sabrage

               A Vinícola Valduga é um lugar muito agradável de se estar, onde cada cantinho é cuidadosamente caprichado. O site  disponibiliza dois arquivos em PDF para aprender sobre harmonização:

Casa Valduga

Saúde!!
Logo mala

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.