Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

21 de outubro de 2014

Cristais de Gramado - RS


Fábrica de cristal em Gramado - RS
       Um passeio muito interessante, principalmente porque é gratuito. Claro que o objetivo da loja/fábrica é chamar clientes para seu show room e incentivar as vendas, mas a Cristais de Gramado faz isso de maneira muito criativa e em nenhum momento me senti pressionada a comprar. Os vendedores deixam todos muito à vontade e nem teria como ser diferente pois a loja está sempre cheia e os funcionários sempre atendendo alguém.
Fábrica de cristal em Gramado - RS
          Logo na entrada os visitantes são recebidos por recepcionistas com roupas e máscaras ao estilo dos carnavais italianos para lembrar a origem da técnica do cristais em estilo 'di murano' que são moldados por meio do sobro e de acabamentos manuais que produzem como resultado peças únicas e exclusivas em suas cores e formas.

Fábrica de cristal em Gramado - RS
      Eu já havia visto a produção dessas peças em Poços de Caldas, onde é proibido fotografar e a produção é vista por uma vidraça, e gostei muito, por isso quis ver novamente.
     Porém, diferente do que acontece em Poços de Caldas, em Gramado é possível fotografar e há uma arquibancada para acomodar os visitantes.
Fábrica de cristal em Gramado - RS

     A produção é acompanhada desde a retirada da massa incandescente do forno até a finalização da peça. Cada etapa é acompanhada de explicações do artesão que através de um microfone vai relatando cada uma das fases de produção.

         A vontade, claro, é sair dali e levar tudo que tem na loja, mas os preços não são tão atrativos, aliás são bem altos como pode se ver no site. Além disso é bem difícil garantir que peças tão delicadas cheguem intactas do Rio Grande do Sul até São Paulo. Vinhos eu até arrisco a trazer dentro da mala, mas cristais...

Fábrica de cristal em Gramado - RS
    

    Além de peças de decoração, não só de cristal há também molduras e máscaras italianas, por exemplo, há também semijoias com pedrarias e peças exclusivas gravadas em laser em chaveiros, porta-retratos e outras objetos decorativos com nomes e fotos.

Fábrica de cristal em Gramado - RS
       Não dá pra resistir, eu trouxe dois anjinhos de 4cm cuidadosamente embalados em plástico bolha e caixinhas de papelão, chegaram perfeitos e estão juntos com os bichinhos trazidos de Poços de Caldas.


         Embora, seja uma atração gratuita é bom pensar na logística para aproveitar o caminho de outras atrações para não perder tempo. Nós, estávamos indo para o Gramado Zoo e demos esta paradinha no caminho.
          Recomendo!
logo mala

Um comentário:

  1. Eu também faria essa parada, Sil! Amo essas peças em cristal :)
    Abraço!

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.