Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 de outubro de 2014

Vinícola Torcello - Vale dos Vinhedos - RS

Vinícola Torcello

             A Torcello exibe com orgulho o título de menor vinícola do Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves-RS. Isso torna tanto a visita quanto o vinho produzido interessantes, já que o propósito é fazer um vinho mais exclusivo que, por ser produzido em pequena escala, não é encontrado nos supermercados.
Vinícola Torcello
Vista de parreiras, a partir da vinícola Torcello.
               A visita guiada custa R$5,00 e menores de 18 anos não pagam. Não há muitas diferenças entre as explicações dadas em uma vinícola ou outra, mas de cada uma delas se sai com um conhecimento diferente. Aqui a primeira pergunta feita a nós foi: vocês têm o hábito de beber vinho? Imagino que para direcionar as explicações já sabendo se os visitantes são experts ou amadores. No nosso caso a segunda classificação.
Vinícola Torcello
          As videiras no inverno parecem totalmente mortas, mas em breve irão renascer para até fevereiro uma nova safra ser colhida.
         Já viu como no mercado todo mundo cutuca os cachos de uva para experimentar? Pois outra curiosidade é que as videiras destinadas à produção de vinho não são cercadas nem protegidas, sendo de fácil acesso a qualquer pessoa que queira delas se aproximar. Isso porque a uva para a produção de vinho não é agradável ao paladar, então, mesmo que algum curioso queira experimentar vai parar logo na primeira.
Vinícola Torcello
        O vinho da vinícola Torcello é envelhecido em barricas americanas. Vários fatores diferenciam um vinho do outro, mesmo produzidos com a mesma uva (Merlot, Cabernet Sauvignon, Tanat, etc) entre eles o tempo de envelhecimento em barricas de carvalho que vindas de lugares diferentes (geralmente francesas ou americanas) passarão pra o vinho sabores se aromas diferentes.
Vinícola Torcello
        Como em todas as vinícolas há degustação de seus produtos com algumas dicas desde como segurar a taça (sempre pela haste) até como observar as 'lágrimas' ao agitar a taça para analisar o vinho quanto ao seu teor alcoólico ou se é um vinho jovem ou amadurecido.
       Eu não conseguiria visitar mais de duas vinícolas em um único dia pois são tantas degustações de vinhos e espumantes que de cada uma delas se sai um pouquinho mais zonzo.
Vinícola Torcello
Uma garrafa de cada vinícola visitada.
      Na Torcello aprendi também que a uva Tannat é queridinha dos cardiologistas, pois é a que traz mais benefícios à saúde.
      De tanto degustar e ouvir as explicações o paladar vai ficando mais aguçado e definido. O vinho que mais se afina com o meu, é o da uva Merlot, mesmo com os benefícios da Tannat.
     Eu trouxe para casa, um exemplar de cada vinícola visitada por nós. Da Torcello trouxemos um Moscatel Espumante e uma garrafa de suco. Tudo dentro das malas despachadas e sem quebrar nada! logo mala

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.