Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 de dezembro de 2014

Gramado Zoo

Gramado Zoo
      Para agradar a minhas filhas o zoológico nem precisa ser assim tão bom, mas este é e está super indicado por nós. A boa impressão não é só nossa, o Gramado Zoo foi o vencedor brasileiro e ficou entre os 10 melhores no ranking da América do Sul no prêmio Treveler's Choise Zoológicos e Aquários de 2014.
       E o que tem esse zoológico de tão especial?
Gramado Zoo
   Para mim, merece destaque em primeiro lugar o cuidado e respeito com os animais que são mantidos em ambientes amplos e adaptados às suas necessidades, o mais próximo possível de seus habitats naturais. 
   A organização e a limpeza também são elogiáveis.

Gramado Zoo
          Logo na entrada é apresentado um vídeo com os propósitos educativos do zoológico e o comportamento que se espera dos visitantes em respeito aos animais. 
    O primeiro ambiente com animais é um viveiro enorme em que os pássaros ficam muito próximos e a vontade em meio aos visitantes.
Gramado Zoo
         
  O mais brasileiro dos zoológicos já deixa isso bem claro em uma das primeiras placas a serem visualizadas (primeira foto) que avisa sobre a exclusividade da fauna a ser visitada e conhecida: apenas animais brasileiros.


   Entre eles, claro, muitos pássaros coloridos, tantos que a criançada logo se lembra do filme Rio.
       Todos os espaços ali são pensados para a educação ambiental e para o maior conhecimento sobre a fauna brasileira. Você sabia que cada Estado brasileiro tem uma ave símbolo? Eu não fazia nem ideia! Pois lá descobri que a do Estado de São Paulo é o sabiá laranjeira.

Gramado Zoo
       Nem todos os animais podem ser apreciados, pois os ambientes são muito amplos e aqueles de hábito noturno dificilmente são vistos. Mas o Zoo também pensou nisso e há visitas à noite em algumas datas e períodos específicos do ano.
            Os animais podem ser vistos em um circuito circular (ladeira acima) de 1,2 km que organizado desta maneira, faz com que o visitante tenha a certeza de que não está perdendo nada. 




Gramado Zoo
        Estrategicamente colocada no meio do caminho está uma enorme tenda em estilo indígena que serve como restaurante/lanchonete e onde é preciso atravessá-la para continuar a jornada.
     Aqui é inevitável aquela paradinha para uma água ou um sorvete para se refrescar, além dos banheiros que só estão disponíveis nesse espaço.

Gramado Zoo
       Os felinos fazem o maior sucesso entre as crianças, mas há também pinguins, macacos, patos, cobras... enfim, bichos fofinhos e outros amedrontadores...
   Há placas explicativas com as características dos animais em todo o trajeto, há realmente muito o que aprender por ali.


Gramado Zoo

       Entre as informações estão os horários de alimentação dos animais, ou seja, nada de alimentá-los apenas para atrair e distrair os visitantes. Tudo completamente balanceado e adequado a cada animal.


Gramado Zoo


      Quer saber mais sobre a onça pintada?
      É só ler a placa junto ao seu ambiente.









      
Gramado Zoo

     Isso tem em qualquer zoológico? Pode ser, mas só no Gramado Zoo há também a indicação dos melhores em cada categoria. 





Gramado Zoo     Assim como no cinema, são indicados os Kikitos de Ouro do mais ágil, do mais veloz, do maior, do mais pesado, etc. Todas as premiações devidamente indicadas em cada placa descritiva do animal. 
          E se estamos na capital nacional do cinema não poderia faltar a Calçada da Fama, ops, a Calçada da Fauna, com a marca da pata de cada animal registrada em placas de cimento.




Gramado Zoo

       Há vários cantinhos promotores de aprendizagem e uma sala onde as crianças brincam e assistem à teatros de fantoche. É realmente um passeio educativo e não só para os pequenos.



            O valor dos ingressos varia em cada época do ano e podem ser verificados no site. Há meia entrada para estudantes e um combo com desconto para quem visitar o Zoo e o Parque do Gaúcho que também adoramos.
Gramado Zoo
          
    O final do passeio, claro, é em uma loja de souvenirs cheia de bichinhos lindos e fofinhos, aqueles mesmos vistos durante o passeio. Oh, tentação!
      Passeio para ser feito mais de uma vez, difícil não gostar.


Gramado Zoo
Outros Zoológicos que visitamos:
logo mala




Um comentário:

  1. Oi, Sil,
    muito bacana a proposta de exibir apenas animais brasileiros. Falamos tanto em elefantes e leões e girafas que as crianças pensam de repente em encontrá-los na Amazônia!
    Abraço!

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.