Check list para cruzeiro marítimo

ESCRITO POR: 00:47 , ,

         (Post atualizado em dezembro/2017)
            Escolher um cruzeiro é bem cheio de detalhes (navio, tipo de cabine, roteiro, data, turno do jantar. all inclusive ou não...) mas a partir do momento do embarque é só alegria 24 horas por dia. Como estaremos em alto mar grande parte do tempo, ou dependendo do roteiro em países estrangeiros, arrumar as malas exige um pouco mais de atenção.
MSC Poesia


Malas

- Não há limite de bagagem, o que é ótimo, pois a vida diurna e noturna do navio são completamente diferentes. Até o por do sol: shorts, biquíni e saída de banho; a noite chega trazendo vestidos e salto alto para os restaurantes, bares e teatro.
- Mas não se empolgue e exagere na bagagem por vários motivos: 1º Se o trajeto casa/porto/casa for feito de avião, não se esqueça dos 23kg permitidos pelas companhias aéreas. 2º Em um carro que transporta 4 pessoas onde irão tantas malas? 3º As cabines são apertadas e ficar tropeçando em malas não é agradável. 4º Quanto mais bagagem levar, mais malas para procurar no desembarque.
- Se pretende fazer muitas compras, leve uma bolsa de viagem vazia dentro da mala para acomodar as compras na volta.
- Deixe uma roupa leve e chinelos na bagagem de mão para embarcar e começar a usufruir de tudo, pois provavelmente você chegará à cabine antes de sua mala.

Remédios 

- Os enjoos são o maior medo de quem pensa em fazer o primeiro cruzeiro, por isso, consulte um médico e não esqueça os remédios contra enjoos. Veja as dicas aqui.
- Uma necessaire com uma pequena farmacinha sempre vai comigo: band-aid, spray secante, antitérmico, analgésico, xarope, remédios de uso frequente, remédios contra enjoo... enfim, em alto mar não haverá uma farmácia logo ali para comprar aquele medicamento esquecido.

Seguro Viagem

- Em viagens marítimas sempre fazemos algum seguro. Felizmente nunca utilizamos, mas o atendimento médico no navio é caríssimo, por isso, prefiro me prevenir.

Dinheiro

- Dólar, pesos, real ou cartão de crédito? Tudo nos navios é cobrado em dólares, mas é possível pagar em reais de acordo com a conversão feita no carregamento do cartão de bordo. Como a cotação "do navio" costuma ser um pouco diferente daquelas aplicadas em terra, eu prefiro levar em dólares e saber exatamente quanto estou gastando. Leia mais sobre que moeda levar em um cruzeiro marítimo.
- Se o destino for  a Argentina, lá os preços já estão em real, dólar e peso, aceitam tudo. Com o dólar desvalorizado em relação ao real, acho mais vantajoso levar a moeda argentina. Às vezes os pesos argentinos precisam ser encomendados dependendo da casa de câmbio, então organize-se.
- Cartão de crédito não é uma boa em época de instabilidade do dólar, mas se a cotação está estável e você pretende usá-lo não esqueça de ligar na administradora e avisar em que país estará e por quantos dias, pois do contrário podem bloqueá-lo por segurança.
- Se for possível, leve a moeda local (pesos argentinos, pesos uruguaios, dólar) não perca tempo para fazer o câmbio. Como as escalas são bem corridas, às vezes apenas algumas horas, tente ganhar tempo.

Documentos

Confira se está levando tudo:
- Vouchers;
- Carteira de identidade ou passaporte;
- Cartões do seguro viagem;
- Autorização de viagem para menores desacompanhados;


Proteção solar


- Aumente o fator de proteção, pois em alto mar o sol queima mesmo!!
- Além disso, chapéu e óculos serão muito bem vindos;
- Cremes ou loções pós-sol também devem ir na mala.

Porta crachás

Porta-crachás


- Faz muita falta, pois toda hora você precisará tirar seu cartão do bolso ou da bolsa para pagar tudo. O navio também vende, mas custam caro, melhor passar na papelaria e levar alguns de casa.

Tomadas

- O padrão de plug de 3 pinos é exclusividade brasileira (aff!) portanto analise os carregadores (celular, câmera, tablet, etc) e outros aparelhos elétricos que irá na mala e providencie os adaptadores adequados.
Tomadas no navio
Tomadas disponíveis no MSC Poesia

Escalas

- Os passeios oferecidos no navio em cada escala são caros, então analise os destinos antes da viagem e veja as possibilidades do que pode ser feito em cada um. O lema aqui é "menos é mais, não dá para conhecer tudo, então escolha o mais lhe interessa e aproveite. Veja o que fazer em cada escala nos links a seguir:

Punta del Este
Buenos Aires
Montevideu
Santos
Balneário Camboriú
Salvador (de carro ou a pé)
Ilhéus
Búzios
Ilha Grande

Boa viagem!
mala


Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

1 comentários

  1. Hey! Gostei muito do seu blog... tenho visto muito blog de viagem profissional e gosto mais de pessoas que escrevem por hobbie, como eu!

    Beijos

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.