Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 de abril de 2015

Águas de São Pedro - SP

Mapa Turístico de Águas de São Pedro


                 Embora haja controvérsias, Águas de São Pedro se intitula como o menor município paulista. Quanto ao ranking nacional, de acordo com o site da cidade, a estância é o segundo menor município do país e tem o segundo maior IDH. Mas nem precisa de IBGE pra perceber que é bemmm pequeno, com apenas 3,6km quadrados.
Fontanário de Águas de São Pedro

      O que tornou a cidadezinha famosa foram suas águas medicinais com a maior concentração de enxofre das Américas. Foi o forte cheiro característico que levou alguns técnicos a procurarem petróleo por ali, até concluírem que tratava-se do cheiro do enxofre foram erguidas quatro torres em busca de petróleo, uma delas ainda pode ser vista a 600m do centro da cidade.

Jardins da Avenida, em Águas de São Pedro

         Tudo se concentra em uma única e encantadora avenida florida. Conhecer os pontos turísticos da cidade se resume em caminhar de um lado da avenida por três ou quatro quadras e voltar pelo outro lado. Tudo está ali na Av. Carlos Mauro: hotéis, restaurantes, lojas de souvenirs (caríssimas!), fontanário, balneário, praça Otávio Moura Andrade, o chalé de informações turísticas, o ponto dos trenzinhos...

Trenzinho Turístico

       É de trenzinho que se faz o city tour que além da avenida principal percorre algumas ruas laterais e transversais onde se perdem alguns hotéis, lojas e restaurantes. O passeio de R$8,00 por pessoa circunda a cidade toda e os pontos turísticos que vão além da avenida: a igreja, o relógio de sol, casa do fundador, mini horto, entre outros. Dura em torno de meia hora.

Praça de Águas de São Pedro

         A praça fica praticamente em frente ao ponto dos trenzinhos e é especialmente bonita e bem cuidada. À noite a fonte é iluminadas com cores que formam o espetáculo das águas. A cidade de 3000 habitantes tem 2000 leitos para receber turistas, ou seja, com seus hotéis cheios aos finais de semana praticamente dobra a população. 

Parque dos Cavalos

        Dando continuidade à praça fica o Parque dos Cavalos onde a criançada se diverte passeando de pôneis, cavalos e charretes. O cheiro é bem típico de um estábulo, mas a maioria dos visitantes pouco se importa com isso pois trocaram a poluição da capital, pelo cheirinho de esterco deixado pelos cavalos. A grande maioria dos carros são de São Paulo e o que o paulistano procura ali é sossego.

Noite em Águas de São Pedro

          E tem até vida noturna, embora bem fraca. Não pela população pequena, mas porque os hotéis oferecem pensão completa e não há muito o que fazer nos bares e restaurantes. Esse da foto foi o mais me despertou curiosidade, chama-se Lá do Divino e já na placa anuncia que tem a segunda melhor coxinha do mundo. Eu quis experimentar só para descobrir se tratava-se de disputar o título de melhor coxinha com Bueno de Andrada, mas não é isso. Nem é para seguir a linha de "segundo" menor município... "segundo" melhor IDH... "segunda" melhor coxinha... O motivo é outro, mas não vou contar pois seria spoiller...
logo mala
Mais fotos de Águas de São Pedro, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.