Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 de abril de 2015

Estádio Monumental de Núñez - River Plate

Estádio Monumental - Buenos Aires
Foto oficial dos visitantes

           Se você visita Buenos Aires com um guia local fanático pelo River Plate é claro que terá o maior incentivo para conhecer o Estádio Monumental de Núnez que é também a casa oficial da seleção argentina, por isso, o museu guarda a história tanto do Club Atlético River Plate quanto da própria seleção.

Estádio Monumental - Buenos Aires

           Nosso guia foi o Pablo, cujo profissionalismo em nossa viagem de 2010 o obrigou a nos levar ao campo do arqui inimigo: o La Bombonera, casa do Boca Juniors. Mas ele é profissional e disfarça muito bem, só nesta viagem, quando me mostrei encantada com as instalações, a beleza, a história do River Plate é que ouvi dele o comentário de que 'nem tudo que é mais visitado é o melhor'.

Estádio Monumental - Buenos Aires

             Eu acho os argentinos bem mais fanáticos que os brasileiros por futebol. A rivalidade entre River Plate e Boca Juniors, por exemplo, supera qualquer provocação entre corinthianos e sãopaulinos. Não cabe aqui opinar sobre qual das duas equipes é a melhor, mas é impossível não perceber que o campo do River é muito mais bonito que o do Boca.

Estádio Monumental - Buenos Aires

           Tanto na parte interna quanto externa, o estádio é muito bonito e bem cuidado. A história do River e das conquistas da Seleção Argentina são contadas por meio de instalações interativas e exposições criativas que levam o visitante a viajar, literalmente através de um túnel do tempo, onde a visita começa.

Estádio Monumental - Buenos Aires

Estádio Monumental - Buenos Aires
















         Toda a história da Argentina e seus ídolos nacionais estão presentes nas portas laterais acessadas ao se caminhar pelo túnel, entre outras, a trajetória de Evita como primeira dama, os carros da moda, Mafalda, as capas de revistas com a seleção argentina, Maradona (claro!), as conquistas de Gabriela Sabatini, a chega da da internet ao país, os panelaços... e muito mais.

Estádio Monumental - Buenos Aires

             O final do túnel traz uma exposição com maquetes do campo, as chuteiras dos grandes ídolos, fichas técnicas dos jogadores, a sala de troféus, etc. Tudo isso posse ser visto antes ou depois da visita guiada que acontece de hora em hora e leva a outras instalações do estádio.

Estádio Monumental - Buenos Aires

         Éramos os únicos brasileiros em um grupo de aproximadamente 30 pessoas, argentinos e de outras nacionalidade, mas todos falantes de espanhol.  O Pablo explicou que na visita ao campo do River acontece o oposto do campo do Boca. No La Bombonera a maioria dos visitantes é brasileira e no Estádio Monumental eles são raros. Eu adoro conhecer estádios de futebol, então acho que vale a pena visitar os dois.


Estádio Monumental - Buenos Aires

          A locomotiva do foto acima é uma homenagem ao time que ganhou este apelido pelas suas conquistas memoráveis (para os argentinos, confesso que não me lembro mais detalhes). Depois de toda visita ao campo e ao museu ainda há um filme para se assistir, mas este nós deixamos para outra oportunidade. O final de tudo, claro, é a lojinha de presentes com a marca, mas os preços na Argentina não estão convidativos e desta vez meu marido ficou sem a camisa oficial.


Estádio Monumental - Buenos Aires

Contatos do guia Pablo Blacher (argentino e torcedor do River):

E-mail: info@buenosaires-trip.com.ar

MSN: infobuenosairestrip@hotmail.com

Facebook: Guia Pablo Blacher
mala

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.