Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

24 de setembro de 2015

City Tour em Foz do Iguaçu

City Tour da Loumar Turismo em Foz do Iguaçu

     O city tour da Loumar Turismo, em Foz do Iguaçu, é feito em ônibus panorâmico aberto nas laterais. O veículo é muito confortável, mas quando fizemos estava chovendo (e quem pode controlar o clima?) e por isso não pudemos aproveitar melhor as paradas. Desembarcamos nos pontos específicos, de capa de chuva (brinde da Loumar) e sempre correndo de lá pra cá para evitar se molhar de mais.


Marco das Três Fronteiras, Foz do Iguaçu

         São três paradas, a primeira no Marco das Três Fronteiras de onde se vê os três países vizinhos: Brasil, Argentina e Paraguai. Dali é possível ver os três obeliscos pintados nas cores de seus países e o guia que acompanha todo o passeio dá informações sobre a história dos monumentos. Por exemplo, Brasil e Argentina possuem obeliscos piramidais, já no Paraguai, o monumento que marca sua fronteira é retangular, pois os paraguaios não acreditam que haja igualdade entre os três países e sentem-se prejudicados desde a época das gerras pela disputa dos territórios.

Mesquita muçulmana em Foz do Iguaçu

        A segunda parada é na Mesquita Muçulmana que é aberta à visitação de segunda à sexta-feira e no sábado apenas pela manhã. Como em qualquer templo religioso, esse é um lugar de respeito e contemplação, por isso, deve-se seguir as tradições com as mulheres usando o "hijab", cuja origem do nome vem da palavra árabe "hajaba", que significa esconder, se ocultar dos olhares, estabelecer distância. Este véu esconde os cabelos, as orelhas e o pescoço, e só deixa visível o rosto. O véu é emprestado na própria mesquita. Uma experiência bem interessante.


     A terceira e última parada é no Templo Budista, um lugar inspirador, foi onde um dia ensolarado nos fez mais falta pois é lugar tem jardins bem agradáveis para se passear. Há também uma lojinha de produtos orientais e religiosos. Fotos são permitidas apenas em seu exterior, mas por ali há cenários lindos para se fotografar. O templo não abre às segundas-feiras. Para quem estiver em veículo próprio, a logística é fazer o passeio em Itaipu Binacional e no Templo Budista no mesmo dia, pois são próximos.
         O passeio dura em torno de 3 horas durante as quais um guia conta as histórias de formação da cidade e do desenvolvimento do turismo, com suas primeiras visitas ilustres como Walt Disney e Santos Dumont que é considerado o pai do turismo em Foz do Iguaçu. Foi o ilustre brasileiro, pai da aviação, que ao visitar as cataratas, que na época localizam-se em área particular, encantou-se e sou sua influência para intervir junto ao governo do Estado e tornar o espaço público. No Parque das Cataratas há uma estátua em tamanho natural em sua homenagem.
       De terça à sexta são os melhores dias para fazer o passeio e aproveitar os três pontos de parada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.