Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 de novembro de 2015

Arena Castelão - Fortaleza


Entrevista coletiva em família na sala de imprensa da Arena Castelão.
Coletiva de imprensa em família

        Adoro conhecer estádios de futebol dos locais que visito, sempre vazios, pois me atrai mais a arquitetura e as lembranças de jogos já vistos pela TV que propriamente o tumulto de um dia de jogo. Em minha sexta visita à capital cearense, o que faltava conhecer era a Arena Castelão, um dos estádios sede da Copa do Mundo realizada no Brasil, em 2014. E lá fomos nós.


Arena Castelão - Fortaleza - CE

           No caminho já começam as histórias que permitem reviver um pouquinho dos dias de jogos em Fortaleza, o taxista foi nos contando as melhorias realizadas no trajeto, os tamanhos do congestionamento e a distância de no mínimo 1 km que os torcedores percorriam a pé, pois era impossível aos veículos se aproximarem mais que isso.

Pés da fama, na Arena Castelão, em Fortaleza

         A Arena Castelão foi o primeiro estádio a ficar pronto para receber os jogos da Copa do Mundo de 2014 e o que teve custo mais baixo. Durante a visita guiada perguntei se havia passado por reformas após o final da Copa e a resposta foi negativa, sinal de que o grande evento foi bem pacífico entre as torcidas, pois o estádio encontra-se em excelente estado de conservação.

Fuleco - mascote da Copa do Mundo no Brasil exposto na Arena Castelão, em Fortaleza

          O tour ao estádio começa pelos vestiários e salas da equipe técnica, juízes, imprensa, entre outros ambientes internos onde é possível refazer o trajeto dos atletas desde a descida do ônibus até a entrada em campo. Nesse local você pode subir às arquibancadas, sentar nos bancos destinados aos técnicos e jogadores reservas, mas pisar na grama do campo em si, nem pensar, como em qualquer outro estádio. A visita termina na sala dos troféus, que expõe fotos, linha do tempo, uniforme e outras curiosidades do futebol cearense. 
           Há também as lembranças da própria copa como o mascote Fuleco e maquetes que mostram a transformação pela qual o estádio passou. Na galeria de honra estão impressos os pés de grandes jogadores como Pelé, Neymar e Ronaldinho Gaúcho, além de algumas mãos de goleiros famosos.
Maquete da Arena Castelão

           Para quem já visitou estádios com cores intensas, que lhes dão vida mesmo estando vazios, a neutralidade do Castelão em dia sem jogo pode parecer desinteressante, mas é só puxar um pouquinho pela lembrança para recordar que ali a Seleção Brasileira enfrentou o México em um 0 x 0 angustiante na primeira fase da Copa 2014. Depois vieram os gols da vitória contra a Colômbia nas quartas de final (2x1), mas o drama se renovou com a joelhada sofrida por Neymar que o tirou da Copa do Mundo. 
             Histórias não faltam, se recordar é viver, não deixe de visitar a Arena Castelão. Eu gostei!

logo mala

Outros estádios que visitamos:

- Pacaembu - SP
- Morumbi - SP
- Vila Belmiro - Santos
- La Bombonera - Buenos Aires
- Estádio Monumental de Nuñez - Buenos Aires

Um comentário:

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.