Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

30 de junho de 2015

Passaredo: falta de segurança e desrespeito

Voo das 22:35h saiu às 3:50h da manhã: 5h15min de atraso, sem definição,
 sem hotel, sem mala.
        Mais um voo problemático, mais uma situação de desrespeito das companhias aéreas para com seus passageiros. Um amigo blogueiro diz que essas coisas acontecem conosco para termos o que contar no blog.

 
A tranquilidade dos funcionários da TAM após duas horas de atraso,
a irritação dos passageiros depois de 4 horas sem definição,
remarcação no balcão às 4:40 da madrugada e
 uma das aeronaves da Passaredo no aeroporto de Ribeirão Preto.

   Pois bem, desta vez, para garantir que pudesse contar a história aqui, optei por não arriscar minha vida em uma aeronave da Passaredo  com manutenção duvidosa e voltei de ônibus de São Paulo a Ribeirão Preto. 
  Meu voo de Guarulhos a Ribeirão deveria ter saído do aeroporto de Cumbica às 22:35h e a decolagem foi abortada, já na pista, por problemas em um dos motores, conforme informações do comandante aos passageiros. Voltamos, sem a bagagem, para a sala de embarque do Terminal 4 de GRU e ali ficamos, sem manifestações por parte da empresa, até às 0h30min, horário em que foram distribuídos vouchers de R$19,90, pois o voo já completava 2 horas de atraso.
     Após 4 horas de atraso não havia definição sobre o voo, os agentes repetiam apenas que a aeronave estava em testes. Questionados sobre o atraso e a responsabilidade da empresa aérea em acomodar os passageiros, a resposta foi que poderíamos aguardar o transporte para seguir para o hotel "sem bagagem". Obviamente ninguém aceitou e os ânimos se exaltaram muito! O horário mais próximo de voo era para o dia seguinte ao que o voo deveria ter decolado (23/06), ao meio dia. Para alguns passageiros com outros destinos a única opção oferecida foi o voo do dia seguinte (24/06) no mesmo horário: 22:35h .
      Aos passageiros com destino a Ribeirão Preto foi dito que o transporte seria feito em ônibus com reembolso do trecho, mas esse ônibus nunca chegou e após a decolagem do voo às 3:50h, na 'mesma aeronave que apresentou problemas', disseram que a opção foi descartada e quem optou por não embarcar deveria remarcar o voo para o dia seguinte. Nisso já eram 4:40h (veja o vídeo abaixo) e depois de muita discussão diante do balcão fomos enviados, a nosso pedido, de táxi até o Terminal do Tietê para terminarmos a viagem de ônibus.
      Agora começa a luta para receber o reembolso, que já sei que será bem chata, pois já passei por situação parecida com a Passaredo (contei aqui) em 2010 e a enrolação fora do aeroporto é tão grande quanto dentro dele. Aliás, em 2010, eu não aceitei o reembolso em créditos pois não pretendia viajar com a empresa nunca mais. Cinco anos depois, um horário conveniente me fez mudar de ideia e... mais uma decepção. Dessa vez levei tão a sério minha determinação que voltei de ônibus.

Mais algumas informações relevantes:
- A Passaredo  é um empresa pequena, sediada em Ribeirão Preto, e por aqui é chamada de Passa'm'edo;
- A Passaredo é parceira da TAM, pela qual alguns passageiros fizeram suas reservas. O desrespeito é o mesmo: leia aqui.
- Não é difícil encontrar pela internet notícias de situações bem parecidas com a que passei:

- No Reclame Aqui são 698 reclamações no último ano;
Minha dica? Evite problemas, evite a Passaredo.
video



28 de junho de 2015

Campos do Jordão - Índice de postagens


          De 21 a 24 de maio/2015 participamos da 1ª Blog Trip Campos do Jordãoconvite do Convention Bureau, da Secretaria de Turismo da cidade e da união de empresários que visam divulgar o que Campos do Jordão tem de melhor. Nossa cicerone foi Mariana Claro, uma simpatia de pessoa que agregou bons momentos à nossa estadia em Campos.  Nossas impressões sobre a cidade mais alta (e fria!) do Estado de São Paulo estão abaixo:

- Aguce seus sentidos em Campos do Jordão
- Sabores de Campos do Jordão
- Pousada das Hortênsias
- Amantikir, jardins que falam
- Rancho Santo Antônio
- Comprinhas em Campos do Jordão
- Roteiro do alto da Boa Vista
- Passeios de trem em Campos do Jordão

            Além do De Turista a Viajante, participaram da 1ª Blog Trip #vempracampos outros 7 blogs:

- Trilha Marupiara, por Kellen Bittencourt
- Da Porta pra Fora, por Gustavo Torres e Adriana Lima
Viveajante, por Ricardo Serpierro
- Só Viagem, por Daniela Duarte e Camila Craveiro
- Viagem Criativa, por André Mota e Dani Krugets
- Retrip, por Antônio Rômulo Jr.
- Trippolis, por Daniela Polis

27 de junho de 2015

Destinos de Inverno



Clique nas imagens para conhecer o que cada destino oferece.
http://www.deturistaaviajante.com/search/label/Esquel
Esquel - AR

http://www.deturistaaviajante.com/search/label/Bento%20Gon%C3%A7alves
Bento Gonçalves - RS
http://www.deturistaaviajante.com/2013/10/balneario-camboriu-sc-indice-de.html
Balneário Camboriú - SC
http://www.deturistaaviajante.com/search/label/Campos%20do%20Jord%C3%A3o
Campos do Jordão - SP
http://www.deturistaaviajante.com/2012/09/conclusoes-sobre-gramado.html
Gramado - RS
http://www.deturistaaviajante.com/2013/06/bariloche-indice-de-posts.html
San Carlos de Bariloche - AR
http://www.deturistaaviajante.com/2013/02/esqui-na-pennsylvania.html
Pennsylvannia - EUA

http://www.deturistaaviajante.com/2014/05/indice-de-postagens-santiago-do-chile.html
Santiago do Chile

25 de junho de 2015

Memorial da América Latina

Praça do Sol e a escultura símbolo do memorial - A mão, de Oscar Niemeyer

        Você pode ir para São Paulo a negócios ou a trabalho (o mais comum de acontecer) e sem nenhuma mala, mas se tiver um tempinho sobrando não perca a oportunidade de voltar com um pouco mais de peso na bagagem cultural. Para quem estiver na região da Barra Funda, a esticadinha até o Memorial da América Latina é uma ótima opção.

Escultura "Grande Flor Tropical", de Franz Weissmann, escultar nascido na Àustria.

         O espaço de mais de 80 mil m2 respira e transpira cultura em todos os espaços do conjunto arquitetônico projetado por Oscar Niemeyer onde estão reunidas, desde 1989, centenas de obras que retratam as manifestações artísticas latino americanas. Entre elas há exposições permanentes e sazonais, todas com acervo igualmente rico e interessante.

Alguns dos painéis do projeto "Etnias - Do primeiro e sempre Brasil", de Maria Bonomi,
localizado em uma galeria no subsolo do Memorial. Produzidos em barro, bronze e alumínio.

      O Pavilhão da Criatividade Darcy Ribeiro (do outro lado da passarela), por exemplo, tem um acervo de aproximadamente 4 mil peças artísticas do Brasil, México, Peru, Equador, Chile, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Guatemala. A proposta de Darcy Ribeiro, foi a de transmitir a ideia de integração entre os povos da América Latina.

Maquete da América Latina, no Pavilhão da Criatividade.

        Entre as peças da exposição permanente desse pavilhão há um espaço no piso coberto por material transparente sobre o qual é possível caminhar que deixa visível uma maquete da América Latina produzida com miniaturas.
       As manifestações folclórico-culturais de todos os povos citados estão representadas em roupas, peças decorativas, objetivos utilitários, festas, danças e muito mais. São peças produzidas por autores anônimos, porém legítimos representantes entre os artesões latino-americanos.


      As exposições temporárias, como a Soal (Salão de Outono da América Latina) trazem obras assinadas por artistas contemporâneos e a criatividade é sempre um ingrediente presente nas obras. Sejam quais forem suas preferências artísticas, no Memorial você encontrará algo que lhe agrade.
        Dica: entre ou vá até a entrada principal, onde ficam hasteadas as bandeiras, e passe pelo centro de recepção (à esquerda) para pegar o folder da programação e pedir informações que lhe guiem na visita. A galeria subterrânea com os painéis "Etnias", por exemplo, teria me passado totalmente despercebida se não tivesse sido indicada por um dos atendentes da recepção que me indicou um circuito a ser seguido sem perder nada.

Exposição do Soal, na galeria Marta Traba, em maio/2015.

       É possível fazer a visita guiada (e grátis) em grupos pré-agendados, de terça a sábado, a duração aproximada é de 2 horas. Gostou? Veja mais informações no site do Memorial.


22 de junho de 2015

Sabores de Campos do Jordão

Truta com risoto de limão siciliano


       Por mais atrativos que sejam os restaurantes de hotéis e pousadas de Campos do Jordão, seria um sacrilégio fechar uma estadia com meia pensão, pois a alta gastronomia é parte do roteiro. Conhecer um novo restaurante a cada refeição faz parte dessa viagem. Algumas sugestões:

Opções do cardápio do restaurante Seu Jordão, em Campos do Jordão
Escondidinho de truta; Truta com risoto de limão siciliano;
Bife de Ancho com tomate provençal e vagem gratinada;
Crepe "Frutas do Bosque" 
     Restaurante e cervejaria Seu Jordão. Fica no caminho para o Horto Florestal, então considere essa ótima opção quando visitar o horto. Além da comida deliciosa, há espaço infantil, água da mina e em breve a produção de  cerveja artesanal vai acrescentar novos sabores às delícias de Campos do Jordão.


Opções do cardápio do restaurante Cantinho da Serra Grill, em Campos do Jordão
Filé ao vinho do porto; Bife de chorizo;
Fondue de chocolate
Cantinho da Serra Grill. Fica no centrinho de Capivari (o centro turístico de Campos do Jordão), anexo ao shopping Center Suiço. O cardápio é bem variado para agradar a todos os gostos e pode ser acessado online aqui. Como na maioria dos restaurantes de Campos o fondue para sobremesa está garantido.


Opções do cardápio do Sans Souci, em Campos do Jordão
Truta com purê de batatas, cogumelos e espuma de
cogumelo Paris; Chips de mandioquinha com guacamole;
muçarela de búfala empanada; pães de produção própria com
fermentação natural e caponatta, degustação de sobremesas
No Sans Souci Bistrô prepare-se para uma experiência gastronômica incrível, uma explosão de sabores harmoniosos e inesquecíveis desde o couver com pipoca em azeite trufado até as mais saborosas combinações de sobremesas. A torta de limão com massa de biscoito negresco é de comer rezando. Fica anexo à Maison Gèneve, uma das malharias mais tradicionais de Campos.


Opções do cardápio do restaurante La Gália, em Campos do Jordão
Spaghetti com tomate seco, alcaparras e pinhão;
Conchilioni com recheio de queijo,
Fondue de chocolate
La Gália. O premiado restaurante tem um cardápio rico e variado onde se destacam as carnes exóticas como o avestruz, o javali, o faisão, o  perdiz e o cordeiro. Mas há muito mais a ser saboreado por ali para quem não quiser se aventurar nas carnes de caça. O nome é uma referência ao território dos personagens gauleses Asterix e Obelix.

       Quer mais? Pois saiba que as opções são muitas! Minha dica? Repita a roupa se for preciso, mas não o restaurante.




18 de junho de 2015

Economize na viagem!


A conta é bem simples: quem gasta menos, viaja mais!


 https://www.picodi.com/br/

        E, se o assunto é baratear a viagem, lá estou eu com minha malinha pronta. A dica da vez é um portal que reúne cupons de desconto, ofertas e todas as informações promocionais disponíveis para internautas brasileiros.
        Quem viaja para os Estados Unidos sabe que por lá há cupons de desconto para tudo! Por isso, alguns desses cupons já embarcam na bagagem, impressos a partir dos sites oficiais de lojas e shoppings que serão visitados.
         Pois não é que, felizmente, essa onda chegou ao Brasil? No Picodi todos os dias há uma lista atualizada de cupons e promoções emitidas pelos comerciantes e serviços na rede. Lá você encontra códigos promocionais para compra de passagens aéreas e terrestres, hotéis, pacotes de viagem, ingressos, restaurantes, entre muitas outras opções.
         Precisa de uma câmera fotográfica nova para registrar os melhores momentos da viagem? Compre com desconto. Quer viajar tranquilo? Aproveite as promoções e faça um seguro de viagem. O que você gosta mesmo é de pegar estrada sem roteiro definido? Não esqueça a revisão do carro e pague menos por ela.
          Essa dica é daquelas pra ficar guardadinha junto com outras que tornam a viagem de lazer mais em conta:
           - Sempre que possível, prefira a baixa temporada;
           - Planeje com antecedência de 3 a 6 meses;
           - Passagens aéreas são mais baratas entre a terça e a quinta-feira. Verifique sempre os valores do dia anterior e posterior ao escolhido;
           - Compare o valor do mesmo hotel em operadoras diferentes;
            - Faça uma busca por preço (e não por destino) nos sites das empresas aéreas para encontrar aquela passagem que cabe no seu bolso;
            - Aproveite as promoções do Picodi.
Boa viagem!
logo mala
           

16 de junho de 2015

Organizando a cozinha para a semana


legumes cortados para congelar

              Não é fácil ser mãe, professora, mestranda, blogueira e acumular as funções de dona de casa das quais não dá para escapar. Mas tem alguns truques para ajudar. Uma de minhas melhores aquisições para enfrentar as múltiplas jornadas foi um multiprocessador que utilizo a cada 15 dias para abastecer o freezer de legumes picados e embalados em saquinhos tipo zip, prontos para serem refogados. Com isso eu ganho o tempo que seria gasto diariamente para descascar e picar esses legumes. Na foto tem repolho, abobrinha, cenoura, quiabo, milho, vagem e pimentão.

carne cortada para congelar

              As carnes eu também deixo embaladas nas porções exatas para serem preparadas: frango, carne moída e linguiça calabresa já picadinha. No dia anterior é só tirar do freezer e deixar na geladeira para ir descongelando, mas isso o microondas também resolve se for preciso. O tempero também fica pronto para deixar tudo mais rápido.

Tempero caseiro

              Esse foi feito com cebola, alho, cheiro verde, um pouco de sal e azeite para conservar. Tudo processado e guardados em vidros na geladeira. Também deixo vidros apenas com alho. Como um docinho sempre vai bem, mas calorias demais não, a gelatina fica pronta para a hora em que a vontade de adoçar a boca ataca.

Gelatina

E aí, gostou? Um pouquinho de organização e um tempão ganho para muitas atividades.

mala




13 de junho de 2015

Amantikir - Campos do Jordão




       Flores não são artigos raros em Campos do Jordão, pelo contrário, para todo lugar que se olhe lá estão elas embelezando a paisagem. Porém, encontrar mais de 800 espécies todas juntas, em uma área de 35 mil m2, no alto da Serra da Mantiqueira, é uma experiência única. Assim é o Amantikir.

      Não se preocupe que a caminhada pelos cenários floridos e bem cuidados, inspirados em várias partes do mundo, não é assim tão extensa, apenas uma parte da área está pronta para visitação, um circuito de aproximadamente 1 km por onde o visitante encontrará coníferas, capins, jardins alemães,
ingleses, franceses, espelho d'água, labirintos e, entre outros encantos, um mirante para o Vale do Lageado, formado pela Serra da Mantiqueira, que aliás, é a inspiração para o nome desse imenso jardim. Amantikir foi o nome dado pelos índios nativos à cadeia de montanhas e que virou Mantiqueira pelo sotaque dos colonizadores portugueses.
         O projeto paisagístico é de Walter Vasconcelos e se baseia em três pilares: diversidade, sustentabilidade e educação. O circuito guiado é muito interessante, pois além de ver, há muitas informações e histórias para se ouvir, como saber que se está diante do maior labirinto clássico do Brasil
ou então que percorrer o labirinto de grama, de acordo com o trajeto desenhado, corresponde a 500m de caminhada. Crer no apelo esotérico de alguns cenários, como o labirinto de grama considerado lugar sagrado pelos Celtas ou atravessar a ponte oriental em apenas uma direção, fica a critério de cada um, mas com certeza a paz que o lugar transmite é a mesma para todos que o visitam.


Visite o site: www.parqueamantikir.com.br 

10 de junho de 2015

Pousada das Hortênsias - Campos do Jordão


Opções de hospedagens são muitas em Campos do Jordão e escolher uma delas vai bem além do valor das diárias, pois cada uma oferece um cuidado especial com o hóspede. Eu fiquei na Pousada das Hortênsias para onde voltarei quantas vezes houver oportunidade.
     O termo "pousada" em Campos do Jordão não tem o significado de hospedagem simples das pousadas de praia, por exemplo, muito pelo contrário são hotéis luxuosos e confortáveis. A Pousada das Hortênsias, é recomendada há 12 anos consecutivos pelo Guia 4Rodas e recebeu em 2013 e 2014 o prêmio de excelência em atendimento pelo site TripAdvisor.
     Mas nenhum prêmio valoriza mais um hotel que a satisfação de seus hóspedes e ali é como se estivéssemos em casa, casa de vó, como me disse Dona Glória, dona da Pousada das Hortênsias.
    A decoração é muito caprichada e aconchegante, com um mimo em cada cantinho. As áreas comuns possuem sala de TV, copa da mamãe, brinquedoteca, salão de jogos e academia, mas essa eu não fiz questão de conhecer e duvido que seja muito visitada pelos hóspedes, afinal os sabores de Campos do Jordão são tão atrativos que não dá para pensar em manter a forma por ali.
     O café-da-manhã já é uma perdição: bolos deliciosos, frutas, frios, sucos, pães e geleias  de dar água na boca!
    Se o frio for muito intenso e não der vontade de sair do aconchego do quarto (mesmo fazendo uma forcinha) o Bistrô Casablanca tem pratos saborosos para o jantar a preços honestos.
Tem até aquele fondue que dá vontade de repetir todos os dias em Campos do Jordão.
     Os quartos são equipados com DVD e a DVDteca tem mais de 700 filmes. Se rolar um filminho, o bistrô faz a pipoca para você. É ou não é mesmo para se sentir em casa?
      Outro ponto que me agradou muito foi a localização, fica a 700m do centro do Capivari, dá para ir tranquilamente caminhando. Se na volta houver muitas sacolas ou muito frio, um taxi até a pousada custa cerca de R$10,00. Perfeito!

8 de junho de 2015

Rio de Janeiro - índice de postagens

Foto do site IABRJ
            O Rio de Janeiro é a cidade brasileira que mais atrai turistas estrangeiros. Além de abrigar o Cristo Redentor, uma das sete maravilhas do mundo moderno, o Rio tem muitas outras atrações que o tornam o cartão postal do Brasil.
             A opinião geral de quem visita é que precisa voltar, e quem nasceu por lá nem pensa em sair. Para conferir se os motivos da paixão pelo Rio são iguais, foram feitas as mesmas perguntas a uma residente e a turistas e a combinação de resposta apresenta o que o Rio de Janeiro tem de melhor. Confira as dicas:

- Rio de Janeiro, por Mônica Nobrega (nascida e residente no RJ)
- Rio de Janeiro, por Gabi e Fabia (turistas e blogueiras)

Outras postagens sobre o Rio de Janeiro no De Turista a Viajante:


Outras cidade do Estado do Rio de Janeiro:

Compre seus ingressos para atrações do Rio de Janeiro aqui.

5 de junho de 2015

Sorteio de Inverno

Resultado do sorteio
 
Clique para ampliar
 
Parabéns, Hannalu!! É você quem vai passar o inverno bem quentinha!
 
Você tem até domingo (28/06/2015) para retornar o e-mail que receber com os dados de endereço. Caso contrário, será feito novo sorteio.
 
 


         Dia 21 de junho começa o inverno brasileiro e para recebê-lo cheio de calor, o sorteio desse mês é um par de luvas e um cachecol bem quentinho que trouxe para vocês de minha viagem a Campos do Jordão. Ah, tem um chaveirinho da cidade também.




      Veja alguns looks para arrasar com luvas e cachecol quando as temperaturas baixarem:





Informações sobre o sorteio:
- Apenas para seguidores do blog. (Como seguir o blog)
- Inscrições até 23/06/2015, via preenchimento do formulário.
- O sorteio será realizado em 24/06/2015, início do inverno, via Sorteiospt .
- O ganhador receberá o prêmio em endereço do Brasil.
- Ao ser comunicado via e-mail sobre o sorteio, o ganhador terá 5 dias (até 28/06/2015) para retornar a mensagem enviando seu endereço, ou haverá um novo sorteio.
- Inscrições de não-seguidores serão desconsideradas.