Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 de março de 2016

Ripley's Believe It or Not

Ripley's Believe It or Not - Orlando
Foto do site oficial www.ripleys.com
        Ripley's Believe it or not é uma franquia de museus espalhados pelo mundo; são mais de trinta unidades, chamadas de Odditoriums, distribuídas por quatro continentes. Nos EUA concentra-se o maior número de Odditoriums: são 19, sendo um deles em Orlando, na 8201 International Drive, ao lado do complexo I-Drive 360, onde fica a roda gigante Orlando Eye, aproveite as visitas e conheça ambos.


Ripley's Believe It or Not - Orlando

        A origem do nome desses museus vem de Robert Ripley, um explorador norte-americano que visitou a maior parte dos países do mundo e, de cada um deles, trouxe uma curiosidade, raridade ou bizarrice. As descobertas inusitadas de Robert Ripley se transformaram em cartoons publicados em jornais de vários países, livro, programa de rádio (nos EUA) e de TV (Believe it or not), que no Brasil recebeu o nome de "Acredite se quiser", exibido pela TV Manchete, na década de 80, e pela Band, em 2011. Mesmo a quem não assistia ao programa, a expressão "Acredite se quiser"  é familiar, pois tornou-se frequente em outros programas de TV e até para referir-se aos absurdos da situação política brasileira. Lembrou de alguma coisa do tipo?

Ripley's Believe It or Not - Orlando

      Pois bem, o acervo do museu é uma exibição de réplicas e objetos reais mostrados nesses episódios da TV: recordes, anomalias humanas e animais, esquisitices, obras de arte feitas com materiais inusitados, etc Parece meio redundante dizer que trata-se de um museu de curiosidades, já que essa é a matéria-prima de todos os museus, mas só ali eu vi uma réplica em tamanho natural do homem mais alto do mundo (Robert Wadlow, 2,72m), um carneiro de duas cabeças, um boneco do homem mais gordo do mundo, uma cabeça humana encolhida, uma imagem de Beyonce feito com balas ou da vilã/fada da Disney, Malévola, feita com cápsulas de comprimidos.

Ripley's Believe It or Not - Orlando


         Mas as curiosidades vão bem além disso com um fusca que é um verdadeiro estúdio musical, a estátua da fertilidade (essa não quis ver se funcionava), uma calcinha da Madonna, uma sala realmente inclinada para testar sua labirintite, um pedaço do muro de Berlin, o maior pneu do mundo, esculturas de palitos de fósforos, entre várias atividades interativas para, além de ver, tocar, ouvir, experimentar, rir, se assustar...

Ripley's Believe It or Not - Orlando


         A interação está em vários pontos do museu: em espelhos que refletem imagens deformadas, em engrenagens que devem ser organizadas para girarem juntas, desafios impressos em cartazes, entre outras atividades que agradam especialmente as crianças que gosta, de ver não só com os olhos, mas também com as mãos. 


Ripley's Believe It or Not - Orlando

          O Ripley's Believe it or Not é a comprovação de que Orlando tem muito mais a oferecer além dos parques, sendo uma boa opção de passeio para a noite, ou o dia em que se quer pegar um pouco mais leve na programação (os parques são maravilhosos, mas cansam!) ou ainda um dia de chuva, em que você não queira enfrentar os parques molhados (eu fui para o Hollywood Studios, com chuva e tudo). Deixe um espaço no roteiro para essa visita e antes de ir, dê uma olhada entre seus cupons de desconto, sempre há algum do Ripley's Believe it or Not disponível nos sites.


Ripley's Believe It or Not - Orlando

        Como todas as atrações de Orlando, a saída do museu também é por uma lojinha de presentes e lembranças, mesmo que você já esteja saturado de compras (como se isso fosse possível) vale uma olhada com atenção, pois os objetos ali são tão curiosos quanto os vistos dentro do museu: guloseimas com insetos dentro e pelúcias de duas cabeças, entre outras bizarrices. Por dois dólares são vendidos livretos sobre o acervo dos museus Ripley, que trazem imagens e descrições das peças mais curiosas, atividades tipo passatempos e até um passo-a-passo de como são reduzidas as cabeças humanas. Estão disponíveis em inglês (Believe It or Not) e em espanhol (Aunque Ud. no lo Crea).


Ripley's Believe It or Not - OrlandoRipley's Believe It or Not - Orlando

          Cada unidade do museu Ripley's Believe it or not no mundo tem acervo e arquitetura diferentes, por isso, é o tipo de atração que quem viu uma 'não' viu todas. A casa torta (1ª foto do post), que abriga o acervo em Orlando, nas Cataratas do Niágara, por exemplo, é prédio com King Kong ao alto totalmente na vertical; no Panamá é um navio encalhado; em Pattaya foi atingida por um avião; em Branson é uma casa com rachaduras enormes... e assim por diante. Faça uma busca de imagens no Google e comece a diversão

Ripley's Believe It or Not - Orlando

logo mala


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.