Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

25 de maio de 2016

Dia do orgulho nerd/geek

Loja no Flórida mall
Loja de produtos geek no Florida Mall
      Hoje, dia 25 de maio, é o Dia do Orgulho Nerd ou Dia do Orgulho Geek, já que as duas definições se confundem. Como disse Glória Pires em seus comentários sobre o Oscar, "não sou capaz de opinar" sobre as especificidades de cada grupo, mas vou arriscar uma definição.

Super Hero - Disney Springs
Super heróis da Marvel na loja Super Hero , da Disney Springs
       O geek é o new nerd, que continua muito interessado em ciência e tecnologia, é muito inteligente, estudioso, mas não se isola e sim tem uma vida social interagindo em grupos que se interessam pelos mesmos temas. As tribos de nerds e geeks geralmente não gostam de ser confundidas, mesmo assim vou arriscar mais uma vez: 'todo geek é um nerd, mas nem todo nerd é geek'.

Gods and Monsters
Fachada da loja Gods and Monsters, no Artegon Market Place

Gods and Monsters
Interior da loja Gods and Monsters
       Os geeks (pronuncia-se guiks) têm interesses diversos: filmes de ficção científica, computadores, games, histórias em quadrinhos, séries de TV e feiras como a Comic Con Experience que reúnem tudo isso e muitos mais. No Brasil ainda não senti esse mercado direcionado aos geeks tão presente, mas em Orlando por todo shopping que se ande lá estão as lojas especializadas em produtos da cultura geek, uma tentação: Think Geek e A2Z Toys, no Florida Mall; Gods and Monsters, no Artegon Market Place; Super Hero Headquarters, na Disney Springs; Game Stop (nós fomos na loja que fica ao lado do Walmart da John Young), entre outras.

Star Wars na Super Hero
Star Wars na Super Hero
Star Wars na Toys'R'Us
Star Wars na Toys'R'Us
Star Wars na Think Geek, no Florida Mall
             Os itens de Star Wars são encontrados por toda parte, desde as lojas mais especializadas, até as de brinquedos comuns como a Toy'R'Us. Minha andança por todas essas lojas deveu-se à febre do momento entre os adolescentes (e eu estava com 3): os Funko Pops, bonecos de vinil colecionáveis que no Brasil custam a partir de R$80 e em Orlando eram encontrados a partir de USD10 ou com promoções de pague 2 e leve 3.


Game Stop
Game Stop
       Os Funko Pops estão em todas as lojas que citei, além do Walmart, Walgreens, Best Buy, nos quiosques do Premium Outlets, nas lojas da Disney e da Universal... enfim por todo lado, mas não todos juntos e nem todas as opções, os preços também variam, por isso, tantas andanças, idas e voltas até encontrarem o 'bonequinho-sonho-de-consumo".
Funko Pop
Funko Pop na Thinks Geek

        Só não trouxeram mais porque as caixinhas quadradas fazem muito volume na mala. Esses personagens em vinil são tão queridos pelos colecionadores, que são vendidas caixas de acrílico (USD7) para guardar a embalagem original sem o risco de danificá-las. Bem no estilo da série The Big Bang Theory, em que vários conflitos giram em torno da valorização dos 'brinquedos' da cultura geek em suas embalagens originais.

Botons TBBT
Botons da série The Big Bang Theory, no Madame Tussauds
        Falando em TBBT, não dava para não pensar em meus geeks favoritos das séries da TV, não encontrei os Funko Pop de nenhum deles, mas trouxe os botons de referência à série. I love The Big Bang Theory:
Personagens de The Big Bang Theory

Personagens de The Big Bang Theory

logo mala

Um comentário:

  1. Silmara, querida, eu sempre fui nerd, mas na minha época os nerds eram chamados de cdfs, rs

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.