Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 de maio de 2016

Harry Potter nos parques Universal Studios

Beco diagonal
Gringotts Bank e o Beco Diagonal - Universal Studios
Clique nas imagens para ampliá-las

        As áreas temáticas de Harry Potter em Orlando, são dois parques dentro de dois parques da Universal. No Islands of Adventure foi inaugurada em 2010, The Wizarding World of Harry Potter - Hogsmeade, e no Universal Studios foi inaugurada em 2014 uma nova área dedicada ao bruxo: The Wizarding World of Harry Potter - Diagon Alley

       Os cenários remetem a cenas dos oito filmes, baseados nos sete livros de J. K. Rowling: Pedra Filosofal (2001), Câmara Secreta (2002), Prisioneiro de Azkaban (2004), Cálice de Fogo (2005), Ordem da Fênix (2007), Enigma do Príncipe (2009), Relíquias da Morte I (2010), Relíquias da Morte II (2011).


Estação King's Cross
Estação King's Cross - Londres _ universal Studios

      As duas áreas temáticas são interligadas pelo Hogwarts Express, o trem que leva de um parque a outro, numa verdadeira imersão nos cenários do filme. Para utilizar o trem é preciso ter o ticket park-to-park que possibilita visitar dois parques no mesmo dia. Nós tínhamos três dias de park-to-park então fizemos os dois caminhos: em um dia entramos pelo Universal Studios e, depois de visitar o Beco Diagonal, pegamos o trem para chegar a Hogsmeade, no Islands of Adventure. No segundo dia fizemos o caminho inverso e no terceiro repetimos as atrações que haviam agradado mais. Quem tem o ingresso de apenas um parque por dia também visita as respectivas áreas, apenas não pode utilizar o trem. 

Construções de Londres, Harry Potter
Fachada dos prédios de Londres e o KnightBus. No detalhe Grimmauld Place.
Área externa do Beco Diagonal

      Para seguir a ordem em que as aventuras de Harry Potter acontecem nos livros/filmes comece pelo Diagon Alley, área que recria as construções londrinas, no Universal Studios. Quando descobre que é um bruxo, Harry  é levado ao Beco Diagonal por Hagrid  para comprar seu material escolar, antes de ir para Hogwarts -  a escola de magia (H.P. e a Pedra Filosofal). No Beco do Universal Studios, disfarçado entre paredes paralelas, vende-se de tudo: as varinhas mágicas, os uniformes, animais de pelúcia, livros, poções e tudo mais que um bruxo pode precisar. 
        Ali fica o simulador em 3D Harry Potter and the scape from Gringotts, o banco onde estava guardada a herança de Harry Potter. O dragão sobre o prédio é o guardião que Harry e seus amigos têm que enfrentar nos subterrâneos do banco ao buscarem por uma das relíquias (H. P. e as Relíquias da Morte II).

Lojas do Beco Diagonal
Materiais dos alunos bruxos vendidos nas lojas do Beco Diagonal
         Ao lado do Beco Diagonal fica a Estação King's Cross, onde se embarca no Hogwarts Express pela plataforma 9 3/4, em que um jogo de espelhos passa a ilusão ótica de ver os passageiros atravessando a parede, como acontece no filme. Entre as construções que ambientalizam Londres, no Universal Studios, ainda está o Knight Bus (H. P. e o Prisioneiro de Azkaban) e o Grimmauld Place, a casa da família de Sírius Black (H. P. e a Ordem da Fênix). Atenção às janelas, por trás das cortinas há estranhos moradores observando o que acontece na rua.
       No trem, as janelas são telas que mostram a paisagem entre Londres e Hogwarts. Cada grupo de seis passageiros fica em uma cabine idêntica à do filme e pela porta fechada podem ver as sombras de alunos passeando pelos corredores e também dos dementadores que invadem o trem (H. P. e o Prisioneiro de Azkaban). O desembarque é na Vila de Hogsmeade, no parque Islands of Adventure.

Hogsmead
Hogsmeade, no Islands of Adventure
         A Vila de Hogsmeade é onde os alunos de Hogwarts passeiam em algumas ocasiões, acompanhados pelos professores. Assim como no filme, ali se toma a cerveja amanteigada, o suco de abóbora e podem ser comprados sapos de chocolate e feijõezinhos mágicos. Se for ao banheiro, não se assuste com os sons que poderá ouvir, pois a Murta que Geme está sempre por ali (H.P. e a Câmara Secreta; H. P. e o Cálice de Fogo). Nesse espaço ficam os restaurantes e as lojas que vendem os mesmos produtos encontrados no Beco Diagonal. É uma delícia passear por ali, a impressão é de estar mesmo nos cenários do filme.

Dedos de Mel
Sapos de chocolate, feijõezinhos mágicos e muitos doces na loja Dedos de Mel (Huney Dukes)
        Além de Hogsmeade, no Islands of Adventure fica o castelo de Hogwarts onde se localiza o simulador Harry Potter and the Forbidden Journey, que possui uma das maiores filas das atrações de Orlando, mas vale cada minuto. A fila segue por corredores dentro do castelo passando pela estufa de mandrágoras, pelos contadores dos pontos de cada casa, sala de aula, sala do diretor Dumbledore, pela penseira que revela segredos (H. P. e o Enigma do Príncipe), pelos quadros que falam, pelo chapéu seletor, entre outros objetos dos cenários dos filmes. Mesmo para quem não pretende se aventurar no simulador, vale a pena entrar na fila e percorrer os ambientes do castelo.

Castelo de Hogwarts
Castelo de Hogwarts e as varinhas vendidas do lado externo.

       Há ainda duas montanhas-russas nos arredores do castelo. A Dragon Challenge simula a luta entre dois dragões (carrinhos) que se movimentam por trilhos diferentes e se cruzam em alguns pontos; a referência temática dessa atração é uma das tarefas do Torneio Tribruxo (H. P. e o Cálice de Fogo). A outra atração é bem mais suave, indicada para crianças (eu fui!), chama-se Flight of the Hippogriff e fica ao lado da cabana de Hagrid, que treina o hipogrifo - animal lendário com cabeça e asas de águia e corpo de cavalo (H.P. e o Prisioneiro de Azkaban). Tudo por ali parece tão mágico quanto o próprio filme.

Hogsmeade
Cerveja amanteigada, suco de abóbora e muitos doces mágicos
       Todo o clima é preparado para que se sinta dentro do filme. A música-tema, as vestimentas típicas, as varinhas mágicas, que são de dois tipos diferentes: há aquelas de colecionador idênticas às de cada um dos personagens do filme (USD35) e também aquelas que fazem mágicas em determinados pontos do parque, marcados em um mapa que acompanha a varinha (USD50). Por ali também acontecem apresentações com os alunos de Hogwarts e circula o dinheiro bruxo, entre outros mínimos detalhes que complementam a incrível aventura  de entrar no mundo de Harry Potter.
        Ah! As paisagens vistas nas janelas do trem no trajeto Londres - Hogsmeade são diferentes do caminho inverso: Hogsmeade - Londres, por isso, experimente ambos.

Hogwarts e Hogsmeade
Hogsmeade vista de helicóptero, estação, expresso de Hogwarts e o castelo
          Para os fãs é a realização total, cada detalhe é reconhecido, cada objeto mágico remete a uma cena vista nos filmes, cada produto vendido é um objeto de desejo. É comum ver os visitantes vestidos como os alunos, com os uniformes de suas casas: Grifinória, Sonserina, Corvinal ou Lufa-Lufa. Porém, se você nunca ouviu falar em nada disso, é porque deve ser um trouxa (pessoa que não é bruxo, incapaz de fazer magias), então antes de visitar os parques, que tal uma maratona de filmes de Harry Potter?

Cenas dos filmes de Harry Potter
Cenas dos filmes de Harry Potter: castelo de Hogwarts, Beco Diagonal, Gringotts Bank,
o dragão guardião do banco, Knight Bus e Grimmauld Place
logo mala
Leia também:
10 filmes para assistir antes de visitar os parques Universal Studios
10 filmes para assistir antes de visitar os parques da Disney

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.