Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 de agosto de 2016

A anfitriã perfeita - Danuza Leão

     A difícil arte de hospedar. Charme, categoria, criatividade, poucas pessoas nascem com esses talentos. Quer ver?
Quarto perfeito
Imagem do Quarto perfeito

      Desde o momento da chegada, você sente que a casa foi preparada cuidadosamente para te receber. Montes de flores, e antes do jantar, drinques, acompanhados de deliciosas coisinhas para beliscar. Fundo musical suave ("você gosta dessa música?"). Seus pratos prediletos, que uma boa dona-de-casa nunca esquece -  algumas têm até um caderno, onde anotam datas, nomes dos convidados e os pratos servidos. Nessa noite dormem cedo. Afinal, você chegou de viagem, deve estar cansada.
     No quarto, a harmonia é total. Lençóis, toalhas, sabonetes ingleses, tudo da mesma cor. Um arranjo de flores - mais um - igual à estampa dos lençóis, já pensou? Dragées no mesmo tom e chocolates importados. Uma televisão, um pequeno rádio. A cama aberta, revistas da semana, nacionais e estrangeiras; a roupa já passada, pendurada nos cabides, dobrada nas gavetas.
         "Quer um chá?" tem de tudo: maçã, camomila, do Ceilão, e mais 38 qualidades, a escolher. Antes de dormir, a pergunta infalível: "o que você costuma tomar no café da manhã?" Conversam sobre a programação do dia seguinte e ela comunica que desmarcou todos os compromissos para te fazer companhia; mas se você prefere sair sozinha, o carro - com o motorista - fica com você. Não precisa? se não aceitar, é desfeita. Ela toma um táxi, imagina. Você nunca viu nada igual, e não sabe como demonstrar sua admiração, seu reconhecimento; não sabe? pois elogie sem parar. É só isso que ela quer.
        Manhã seguinte. A bandeja do café da amanhã parece uma foto de revista americana, daquelas bem caras. Além das diversas qualidades de pãezinhos, suquinhos, geleinhas, mais um jarrinho de flores com dois botões de rosa. os jornais, amarrados com um laço de fita de cetim da cor das flores. A empregada, supersolícita, quer saber se está tudo bem, se você vem almoçar, o que gostaria de comer. "Só uma salada?" A geladeira abarrotada, e você só quer uma salada? começa a culpa. Mas continue elogiando que passa.
         Vai ficar mais três dias e já começa a pensar: como retribuir tanta gentileza? Convidar para jantar é pouco. Um presente? mas o quê? não só ela já tem tudo, como é uma pessoa exigente, que só aprecia coisas finíssimas -  e bem caras. Um belo problema, vamos ter que pensar com calma.
       Resolve convidar para jantar num restaurante bem chique. Combina tudo com o maítre para não ter aquela de tirar a carteira, etc. A conta estoura o orçamento do mês, mas tudo bem. Quando chegam em casa, uma garrafa de champanhe no balde; uma pequena amabilidade, já para agradecer o jantar. Que situação!
           No dia seguinte você sai (de táxi) em busca de um presente à altura de tanto carinho. Compra uma inutilidade de prata e manda ver, no cartão de crédito. Com esse dinheiro poderia ter se hospedado em um hotel cinco estrelas por um mês, e melhor: não ficaria devendo nenhum favor; mas agora é tarde.
          Nessa hora você tem um insight. Lembra daquela amiga que vive em Miami e que você adora, com quem foi passar uma semana. No primeiro dia passearam pela cidade, jantaram fora. Na manhã seguinte, a pergunta: "você come o quê, de manhã? porque não tem nada". Como você vive em dieta permanente, diz que tudo bem e toma vários copos de água, numa boa. Em nenhum momento ela tenta ajudar você a desarrumar a mala, fazer a cama, nada. A geladeira continua vazia. Comem na rua (às vezes), passeiam e riem muito.
      No dia da partida, naquela hora em que as malas já estão fechadas, você é invadida por uma sensação de bem estar total. E se abre: "sabe que estou muito feliz? de você não ter mudado sua rotina, não ter comprado nada de especial para mim, ter me deixado inteiramente à vontade?" Ela entende e acontece um daqueles momentos raros de amizade total e eterna.
        Você não ai esquecer, nunca, desta temporada -  nem da outra, aliás. Até porque, para completar, emagreceu dois quilos. O máximo.
logo mala

Um comentário:

  1. Bom dia querida, venho deixar um recadinho bordado aqui na sua página me desculpando pela ausência e elogiando por este post que ficou ótimo!!
    Desejo para você uma sexta feira cheia de coisas boas e um bom final de semana acompanhado de familiares e amigos!
    Fiquem com Deus!
    Conheça mais em:
    ♥ Blog Hilda's Bordados ♥
    ♥ Canal Hilda's Bordados ♥
    ♥ Fanpage Hilda's Bordados ♥

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.