Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 de agosto de 2016

Cantina Strapazzon


Casa de Pedra,
Clique nas imagens para ampliá-las.

        A Cantina Strapazzon é parte do roteiro Caminhos de Pedra, em Bento Gonçalves, um trecho de cerca de 10km onde se localizam propriedades conservadas desde o início da colonização italiana no Rio Grande do Sul. O casario histórico, conservado com alterações mínimas necessárias para a recepção de visitantes, já foi cenário de filmes e novelas de época.



Placa na entrada da Cantina Strapazzon     Na Strapazzon (lê-se StrapaSSon), por exemplo, já foram gravadas cenas de várias novelas como Água na Boca (Band, 2008), Passione (Globo, 2010), Além do tempo (Globo, 2015); mas o orgulho dos proprietários são as cenas do filme O Quatrilho (1995), que foi indicado ao Oscar. No filme foi utilizada como cenário a antiga casa de pedra, construída em 1880, pelos ancestrais da atual proprietária Cristiane Strapazzon que recebe primorosamente os visitantes e fornece as informações sobre a história de sua família que tem raízes no norte da Itália.

Cartaz do filme "O Quatrilho"       

   
   
      A proprietária enfatiza que a casa de pedra que já foi motivo de vergonha para sua família por perpetuar as origens humildes, hoje é motivo de muito orgulho. Atualmente, na antiga casa acontece a degustação dos vinhos, licores e suco de uva produzidos na pequena vinícola de forma artesanal. Ali também são produzidos doces, salames e queijos que os visitantes são convidados a degustar na lojinha onde são vendidos também cosméticos feitos à base de uva. Todos os produtos são vendidos exclusivamente no local.

Pão saindo do forno
   

    Para quem quiser o pão quentinho, com a receita tradicional da nonna, é só esperar sair uma nova fornada. A Cantina Strapazzon é uma vinícola pequena, familiar e artesanal, vai agradar a quem busca por sabores mais exclusivos e aprecia uma volta ao passado. As bebidas são produzidas com a uva Isabel, mais doce e uma das mais antigas a ser cultivada nos vinhedos do Rio Grande do Sul. Os parreirais da Cantina Strapazzon são centenários.
Produtos da Cantina Strapazzon
Foto de divulgação do site Caminhos de Pedra

   Nós visitamos a Strapazzon como parte do roteiro Tour Uva e Vinho, oferecido pelas empresas de receptivo de Gramado e região. As vinícolas visitadas durante o passeio variam de acordo com a agência, por isso, confira o roteiro. O tour também inclui um trecho do passeio na Maria Fumaça, entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, com uma divertida parada em Garibaldi. O trem também foi usado como cenário do filme "O Quatrilho" e o vagão restaurado de acordo com as características originais, em que foram gravadas as cenas, pode ser visitado e fotografado.
        Para conhecer um pouco mais da Strapazzon, veja o vídeo abaixo produzido pela TV Aparecida divulgando as vinícolas de Bento Gonçalves. A matéria foi apresentada em 28/07/2018:


logo mala

Um comentário:

  1. Parecer ser um lugar encantador! Viajar é tudo.

    www.sramaia.blogspot.com

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.