Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

15 de junho de 2017

As minas de Ouro Preto

Mina Felipe dos Santos

         A principal atração de Ouro Preto são suas riquíssimas igrejas recobertas de ouro em seus interiores, mas conhecer um pouco de onde veio todo esse ouro é mais uma atração imperdível. A corrida pelo cobiçado metal esculpiu nas rochas da região da antiga Vila Rica (hoje Ouro Preto) cerca de 2500 minas, apenas cinco delas estão abertas à visitação em Ouro Preto e uma na caminho para Mariana.

Mina de Chico Rei

        As outras centenas de minas escavadas durante o ciclo do ouro (de 1700 a 1850) estão escondidas pela ação da natureza, os guias dizem que algumas estão nos próprios quintais das casas de Ouro Preto e, cinco delas, preparadas com segurança para receber o público curioso:

Mina Jeje
Mina de Santa Rita 


Mina do Chico Rei


Mina do Jejé


Mina du Veloso




Mina Felipe dos Santos



        
       As vistas são guiadas e os guias que acompanham os visitantes não são apenas para mostrar os caminhos tortuosos de onde saíram toneladas de ouro, mas também para contar histórias de como o ouro era desviado dos imposto cobrado escondido nos santos de pau oco ou então nos cabelos das mulheres.

Mina de ouro - Ouro Preto - MG

         Verídicas ou não as histórias que acompanham cada visita dão um sabor especial ao que hoje é um passeio, mas retrata a vida sofrida dos escravos da época do Ciclo do Ouro: o calor, a poeira, a escuridão... Uma das histórias diz que os mineiros adentravam as minas com dois pássaros em uma gaiola e quando esses caiam ao chão da gaiola eles sabiam que era o momento de recuar, pois o ar estava ficando rarefeito.


      Diante disso fica a dica: Não é um passeio para quem sente claustrofobia, pois não se trata de um cenário artificialmente produzido para visitação e sim de um ambiente natural adaptado para dar segurança aos vistantes.

Mina de Ouro - Ouro Preto - MG

        As minas mais próximas do centro histórico de Ouro Preto são as de Felipe dos Santos, Chico Rei, Jeje e Santa Rita (nessa ordem). Para se chegar até a última (Santa Rita) há pouco mais de 1km, porém, estamos falando de ladeiras e mais ladeiras, não se engane ao começar a caminhada. A Mina du Veloso fica no outro extremo da cidade. Os valores da visitação são entre R$15 e R$20. 

Mina de Ouro - Ouro Preto - MG
Aventure-se!
logo mala

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.