Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 de junho de 2017

Igrejas de Ouro Preto

Ouro Preto - MG
Clique nas imagens para ampliá-las
         A vista panorâmica de Ouro Preto me lembra a brincadeirinha "Onde está Wally", só que de forma inversa: para qualquer lugar que se olhe em uma foto panorâmica da cidade lá estão duas, três, quatro, cinco... igrejas.

       Nem poderia ser diferente, pois de acordo com as pesquisas mais recentes, foram mapeados 131 templos católicos - entre igrejas, capelas e passos - localizados em Ouro Preto seus 12 distritos. São patrimônios históricos datados desde 1680 (Capela de Santa Quitéria da Boa Vista, no distrito de Rodrigo Silva).
Igreja de São Francisco de Assis

       Você pode fazer um roteiro apenas para visitá-las, o que levaria vários dias, mas nem será preciso, pois não importa qual seja o roteiro seguido sempre haverá uma igreja por perto. Não há, por exemplo, quem visite Ouro Preto e não dê uma passadinha pela feirinha de artigos de pedra sabão, bem no Centro Histórico, e em frente à igreja de São Francisco de Assis, uma verdadeira obra de arte com trabalhos de Aleijadinho e Mestre Ataíde.
      Outro ponto turístico que dificilmente deixará de ser visitado é o Museu da Inconfidência. Ao lado está a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, datada de 1766, com seu Museu do Oratório.
Igreja de Santa Efigênia

       Nas portas das igrejas localizadas nos Centro Histórico, sempre haverá guias oferecendo seus serviços, seja para guiar a visita interna ou para um roteiro que inclui outras igrejas. A abordagem é insistente, como costuma ser em qualquer destino turístico, as vezes começam a descrever a história da igreja sem nem mesmo perguntar se você quer o serviço. Não se empolgue, seja rápido em encerrar o assunto, pois depois ela vai querer receber pela 'aula'.
Capela do Padre Faria _ Ouro Preto

        Também nas portas das igrejas e museus do Centro Histórico de Ouro Preto haverá oferta de serviços de Vans para tours aos pontos turísticos mais distantes, entre eles algumas igrejas como Santa Efigênia dos Pretos, que demorou 60 anos para ser construída (de 1730 a 1790), pois os escravos só podiam trabalhar no templo que estavam construindo para si à noite; ou a Capela do Padre Farias, 1756, (ou Capela de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Brancos),  que contrasta seu exterior singelo com o riquíssimo interior, a única onde é possível fotografar a riqueza dos altares. Considere a opção do tour com as vans, o valor por pessoa varia entre R$30 e R$40.


Interior da Capela do Padre Faria

         Ficar contando os detalhes e curiosidades de cada igreja de Ouro Preto soa um pouquinho como spoiler, pois o interessante é ouvir as histórias e ver os ricos detalhes que ficarão guardados apenas na memória de quem visitou, pois as fotos são proibidas.

Igreja de Nossa Senhora das Mercês

          Geralmente a visitação ocorre entre as 8:30h e as 17h, de terça a domingo. Algumas dessas igrejas fecham no horário de almoço - das 12h às 13h, por isso, se o interesse for por alguma específica certifique-se antes se estará aberta à visitação, pois quando passam por restauração elas ficam fechadas para o público.
             Todas são lindas e esbanjam a riqueza da época em que o ouro era farto na região.
logo - mala

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.