Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

23 de outubro de 2017

Museu Catavento Cultural

Fachada do Museu Catavento - São Paulo

       O Catavento Cultural é um museu interativo no centro de São Paulo que convida à experimentação e às descobertas mais incríveis do mundo científico. Já viu um tatu gigante ou um tigre dente de sabre? Lá você vai encontrar réplicas em tamanho natural. Quer entender melhor as formas de relevo? Lá estão todas reunidas em uma maquete que explica cada uma. Gosta de aventura? Faça uma escalada e no caminho saiba mais sobre grandes personalidades da história.

Catavento Cultural
Clique nas imagens para ampliá-las

      São 180 exposições distribuídas em 4 seções: Universo, Vida, Engenho e Sociedade. Algumas exposições têm capacidade limitada e horário agendado, por isso, necessitam de uma senha que é retirada na entrada do museu. Tudo muito bem sinalizado para que o visitante se localize e não perca nada, inclusive com explicações em braille. As seções que necessitam de senha são: Do macaco ao homem, Nave espacial, Se liga no Lego, Submarino, Estúdio de TV, Laboratório de Química, Nanoaventura, Escalada e Dinos do Brasil.
       É legal conhecer um pouquinho pelo site para saber qual dessas exposições interessam mais, porém, mesmo que você não participe de nenhuma dessas atividades ainda assim haverá muito o que fazer pelo museu.

Museu Catavento Cultural
Astronomia vivenciada na seção Universo
     Estudar Astronomia, por exemplo, fica muito mais interessante quando para todo lugar que você olha se depara com a representação de um pedacinho do universo. Saber qual seria seu peso em outros planetas, observar a aparência da matéria que forma o Sol, olhar a constelação do Cruzeiro do Sul sobre outro ângulo, são algumas das interações possíveis nessa seção tão familiar (por conta dos conteúdos escolares) e ao mesmo tempo tão diferente do que se vê na escola. Questões do cotidiano, nas quais talvez você nem tenha parado para pensar, também estão explicadas no Catavento Cultural. Sabe como funcionam os fogos de artifício? O que é possível produzir com o 'lixo' que normalmente é descartado? Conhece os sons produzidos por cada ave brasileira? Lá você vai conhecer, experimentar, ouvir... tudo isso e muito mais.
Catavento Cultural
Borboletário e apiário na seção Vida
 
     Na seção Vida estão apresentadas desde as descobertas de Darwin até o corpo humano e as diversas categorias de animais: do homem ao macaco, dos animais marinhos aos insetos. Na parte externa, em um jardim extremamente bem cuidado, ficam o borboletário e o apiário com diversas espécies de abelhas que colhem o pólen das flores coloridas do jardim e produzem o mel nas colmeias. 
       Na mesma seção (na parte interna do museu) fica a Árvore da Vida onde você pode tirar uma foto que aparecerá em um monitor junto ao conjunto de seres vivos representados. Essa foto gera uma senha com a qual você pode baixá-la pelo site. Quem participa do Estúdio de TV (com senha, seção Sociedade) também recebe uma senha para baixar pelo site o vídeo produzido.
Catavento Cultural
     O prédio em que está instalado o Catavento Cultural já é por si só uma atração por sua beleza arquitetônica. Foi construído entre 1911 e 1924 para abrigar o Palácio das Indústrias, um local idealizado para exposições, mas serviu também para outros usos: delegacia de polícia, Assembléia Legislativa e sede da Prefeitura de São Paulo. 
       O Catavento Cultural é um passeio que agrada a todas as idades e onde a pressa é inimiga da 'diversão', por isso, reserve de 3 a 4 horas para visitá-lo com calma, com tempo de sobra para explorar tudo. A seção mais disputada é Engenho onde para arrepiar os cabelos com o eletromagnetismo ou se envolver em uma bolha de sabão gigante pode ser necessário enfrentar algumas filas, mas valerá a pena. 
     A entrada inteira do museu custa R$6 e a política de meia entrada é ampla (veja aqui). Aos sábados a entrada é gratuita, mas se você puder visitá-lo em outro dia, resista à tentação da gratuidade e aproveite o museu mais vazio. 
        Há uma lanchonete dentro do Catavento Cultural com grandes filas e poucas opções de alimentação. Uma ótima alternativa é visitar o museu e deixar o almoço ou o lanche para experimentar as delícias do Mercadão Municipal de São Paulo que fica praticamente em frente ao museu.
Bom passeio!
logo mala

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.