Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 de janeiro de 2018

Novo pavilhão do Epcot: Brasil?

Se a Disney não vem ao Brasil, o Brasil vai até a Disney

Imagem de possível pavilhão do Brasil no Epcot
Clique nas imagens para ampliá-las


     Já falamos aqui que o Estado do Amazonas busca por parceria da Disney para a construção do Amazonas Biopark. Projeto ambicioso, que torcemos para que saia do papel, mas... 
     Por sua vez, pelos lados americanos, crescem os antigos rumores de que o Brasil terá um pavilhão na área denominada World Showcase, do Disney Epcot, em Orlando, juntando-se a outros 11 países representados no parque: México, Estados Unidos, China, Alemanha, Itália, Japão, França, Canadá, Reino Unido, Marrocos e Noruega.



Disney Epcot, Orlando
       
       Vamos voltar um pouquinho no tempo. O Epcot Center (desde 1994, apenas Epcot) foi inaugurado em 1982 com os pavilhões dos 9 primeiros países citados acima. Marrocos foi adicionado em 1984 e Noruega em 1988. Ainda há espaço para mais 8 pavilhões no parque e já foram anunciados vários outros países, mas em 30 anos todos os países mencionados não passaram de especulação e nenhum outro pavilhão foi acrescentado ao World Showcase. O Brasil seria o 12º pavilhão/país e o único a representar não apenas a América do Sul, mas todo o hemisfério sul.

Projeto de Pavilhão do Brasil no Epcot

       Já foram citados como potenciais futuros pavilhões Porto Rico, Rússia, Suíça, Costa Rica, Espanha, Venezuela, Emirados Árabes Unidos e Israel, mas nunca passaram das expectativas. Alguns deles, como o pavilhão israelense, espanhol e da África Equatorial, incluindo as culturas de países como Quênia e Zaire, foram anunciados para breve em 1982, mas a construção nunca aconteceu. 

Projeto de Pavilhão do Brasil no Epcot

      E por que o Brasil seria o privilegiado para ocupar esse concorrido espaço globalizado de divulgação de sua cultura? Motivos não faltam: com mais de 200 milhões de cidadãos, o Brasil é o país mais populoso da América do Sul e o quinto país mais populoso do mundo; recentemente os olhos do mundo se voltaram para nós na Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016, nossa natureza é exuberante e nossa cultura diversificada... No entanto, e acima de tudo, somos o terceiro maior grupo internacional a visitar os parques de Orlando, atrás apenas do Canadá e do Reino Unido.

Projeto de Pavilhão do Brasil no Epcot

        O Brasil faz muito sentido, tanto quanto vários outros países. A torcida de cada grupo para ver o pavilhão de ‘sua’ pátria no Epcot já levanta argumentos do tipo: “Por que os brasileiros iriam querer visitar o pavilhão de sua terra natal? País que acabaram de deixar ao viajar para a Florida?” Nós queremos sim!!

Projeto de Pavilhão do Brasil no Epcot

       A disputa mais acirrada, que alimenta os rumores de um novo pavilhão no Epcot, é entre Brasil e Espanha. Há quem diga que serão dois novos pavilhões. Toda essa especulação aumentou em julho/2017 pois esperava-se que durante a D23 Expo 2017, fosse anunciado um novo pavilhão, o que não aconteceu. Agora volta a ganhar força com a possibilidade de encerramento da atração ‘Circle of Life: a environmental fable’, que há 23 anos faz parte da programação do parque e pode fechar definitivamente em 03/02/2018.

Circle of Life: a environment fable
Circle of Life. Foto do site oficial da Disney World 
     Como uma coisa se liga à outra? O teatro que até então apresenta ‘Circle of Life’ seria ocupado definitivamente para workshops dos grupos da Disney Performing Arts que atualmente realizam suas apresentações e oficinas em um espaço de bastidores, longe dos olhos dos visitantes, que fica entre os pavilhões da Alemanha e da Itália. Com a mudança para o teatro, esse espaço de bastidores seria desocupado e ficaria livre para que se iniciassem as obras do novo pavilhão. Para localizar melhor, a entrada para o novo pavilhão seria onde hoje fica a maquete com trenzinhos, que reproduz uma cidade alemã.


Maquete com trenzinhos, ao lado da Alemanha

Como seria o pavilhão do Brasil no Epcot



       Caso seja construído entre a Itália e a Alemanha, o pavilhão do Brasil ocupará uma área de cerca de 1,5 hectares e muito provavelmente terá uma atração incluída, como já acontece com ‘The Three Caballeros’, no pavilhão do México; ‘Frozen Ever After’, na Noruega, e um passeio inspirado em Ratatouille, que será construído no pavilhão da França.

O retângulo azul marca o possível espaço do novo pavilhão.
Imagem de https://blogmickey.com

     Algumas imagens, supostamente de um antigo projeto para o pavilhão do Brasil no Epcot, estão rodando a web (são as imagens que ilustram esse post) e alguns apaixonados pelos parques Disney começam a lançar seus palpites sobre a provável futura atração do novo pavilhão. Por exemplo: a atração principal se chamaria Journey Through the Amazon e em um passeio escuro (no estilo de Peter Pan, no Magic Kingdom) os guests sobrevoariam as árvores e as florestas exuberantes das selvas brasileiras, encontrando muitos animais e seres imaginários ao longo do caminho. 
Kiosk do Brasil no Festival Wine & Food, no Epcot
Durante o Festival Wine & Food de 2017, no Epcot, o Brasil esteve representado
no quiosque que vendia pão de queijo, escondidinho e torresmo.
Seria uma prévia do novo pavilhão?
        O que se sabe com certeza, é que o Epcot começa a passar por muitas mudanças com previsão para serem concluídas em quatro anos. Eu torço para que entre elas estejam novos pavilhões e entre eles, claro, o do Brasil.


logo mala
Esse post é uma compilação de informações da web, em especial dos sites:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.