Estação Bistrô - Santos-SP

ESCRITO POR: 00:00 ,

Estação Bistrô em Santos

       No prédio da Estação do Valongo, em Santos, de onde saem os bondes históricos para o passeio no centro antigo da cidade, fica a Secretaria de Turismo da cidade e um restaurante-escola mantido pela Universidade Católica de Santos, que oferece os cursos de Gastronomia e Nutrição que dão suporte ao projeto. Nós fomos conhecer o Estação Bistrô.

       O prédio que abriga o Estação Bistrô já é em si uma atração. Construído em estilo inglês e inaugurado em 1867 carrega mais de 150 anos de história. A Estação do Valongo foi desativada em 1996 e reinaugurada, após restauração, em 2004. Nesse espaço clássico e histórico está instalado o restaurante-escola. O ambiente é muito bem cuidado e agradável, com um lustre que deve ser o mais fotografado de Santos: é feito com pires, xícaras e bules. Muito criativo.

      Quem participa do projeto são jovens de 18 a 29 anos que fazem rodízio nos diferentes setores que envolvem o funcionamento de um restaurante. Com isso se preparam para exercer profissionalmente as funções de ajudante de cozinha e ajudante de garçom sob a supervisão de professores e alunos dos cursos de Gastronomia e Nutrição da Universidade Católica de Santos. 
        Cada nova turma  tem 30 alunos e duração de 6 meses. Então, quem visita o Estação Bistrô em janeiro e julho pega o início da formação das turmas e os aprendizes bem inexperientes, embora muito bem assessorados. Nós visitamos em janeiro e a atendente de nossa mesa não sabia explicar o que era o 'bisque de camarão' que acompanhava o peixe no prato do dia (é o molho sobre o peixe na primeira foto) e começou a folhear seu caderninho para responder à minha pergunta (eu também não sabia). Quando foi servir as bebidas ouvimos a voz discreta de alguém orientando "um passo atrás" antes de abrir a lata de refrigerante e na hora de fechar a conta estava um tanto atrapalhada com a maquininha de cartão de crédito.

     Não quero com isso fazer críticas negativas, muito pelo contrário, é só um aviso para exercitarem um pouquinho a paciência com os aprendizes, pois o sabor da comida vai compensar. Quem visita o bistrô já sabe de antemão que trata-se de um restaurante-escola, então... muita calma nessa hora.

Estação Bistrô em Santos
Destaque do lustre feito com xícaras, pires e bules
      Além das opções fixas do cardápio, toda semana as sugestões do chef ficam disponíveis no site em Português, Inglês e Espanhol, trabalho feito pelos alunos do curso de Tradução e Interpretação da universidade. No cardápio estão desde os pratos mais comuns encontrados em restaurantes como a Salada Caesar ou o Talharim ao sugo com filé de frango grelhado até os mais gourmet como o Frango crocante ao barbecue de banana e o Filé de salmão à Estação de Bistrô que tem salmão grelhado com tapenade de azeitonas, arroz cremoso de brócolis e mandioquinha sauté. De sobremesa que tal um Mousse de chocolate e café com picolé de banana? Se preferir frutas da estação ou creme de papaia também estão no cardápio.
       No cardápio semanal do Estação Bistrô (de terça à sábado), há diariamente uma opção diferente de Sugestão do Chef e de Cardápio Especial por R$29. No Cardápio Especial o valor é apenas do prato principal, já a Sugestão do Chef é um combo que inclui no valor de R$29 também uma bebida (refrigerante ou água) e uma sobremesa pré-definida no cardápio. No dia em que estivemos lá nossa sobremesa foi Mousse de limão.
       Se estiver em Santos, lembre-se dessa opção para seu almoço e complemente o passeio de bonde e a visita ao Museu Pelé com o Estação Bistrô. 


Serviço

Endereço: Largo Marquês de Monte Alegre s/n°. Centro Histórico - Santos - SP
Horário:  terça a sábado, das 12h às 15h

Leia também
logo mala

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

0 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.