Museu Pelé - Santos

ESCRITO POR: quinta-feira, maio 31, 2018 ,

Museu Pelé, em Santos

        Homenagem mais que merecida ao Rei do Futebol, o Museu Pelé foi inaugurado em 2014, quando o Brasil sediou a Copa do Mundo, como parte dos eventos paralelos à Copa. Fica no Centro Histórico de Santos, em um casarão restaurado que conservou a fachada histórica e modernizou-se totalmente em seu interior. A arquitetura do prédio de 1867, que já foi prefeitura e Câmara Municipal,  tornou-se assim uma atração em si mesma.

Museu Pelé, em Santos
         
        Apenas a fachada do casarão foi aproveitada, o pouco que restava da construção que já passou por dois incêndios (1985 e 1992). Entre as exposições do museu estão as fotos que retratam todo o processo de restauração, muito interessante de se ver. A parte interna agora está dividida em 4 andares, um para cada Copa do Mundo jogada por Pelé: Suécia-1958, Chile-1962, Inglaterra-1966 e México-1970. Sobe-se de elevador até o último andar e de lá se vem descendo por rampas que ligam um andar ao outro e tornam o ambiente totalmente acessível aos cadeirantes, além de possuir inscrições em braille e recursos de áudio.

Museu Pelé, em Santos

           Não é um museu tradicional, repleto de peças por todos os lados que se olhe, mesmo porque o acervo dedicado à carreira de um único ídolo está disposto em um espaço de 4.134 m² de área, bem organizado com imagens, áudios sobre lances dos principais jogos da carreira, vídeos, registros em jornais, revistas e objetos do Rei do Futebol. Durante a descida andar a andar, o visitante se depara com muitas curiosidades sobre a vida e a carreira de Edson Arantes do Nascimentos e de seus companheiros de vitórias.
  
Museu Pelé, em Santos

         No andar térreo há cafeteria e loja de souvenirs onde os preços são tão campeões como o homenageado, mas com peças bem interessantes, livros e réplicas de camisas usadas pelo Rei nos jogos mais importantes de sua carreira. Ali vi a primeira máquina de prensar moedas no Brasil, ainda não havia visto em nenhum outro lugar. Essas máquinas são muito comuns nos EUA principalmente nos parques de Orlando, mas por lá usa-se a moeda de um cent de dolar para prensar, aqui a penny foi substituída por uma chapinha de metal. A pergunta já deve ter sido feita tantas vezes que a atendente da lojinha já avisa antes mesmo de se perguntar: "Não é igual a Disney, não é sua moeda que será prensada".

Museu Pelé, em Santos

         O Museu Pelé fica bem em frente à Estação Valongo, de onde sai o Bonde Histórico de Santos, os ingressos do museu e do passeio de bonde são vendidos no mesmo balcão. A poucos passos está o restaurante escola Estação Bistrô e a Igreja de Santo Antônio. Então a dica é organizar-se para fazer tudo em uma mesma manhã ou tarde. Visite o museu e a igreja, almoce no Estação Bistro, depois faça o passeio de bonde (compre os ingressos com antecedência) e desça na Praça Mauá (o condutor vai avisar) para visitar o Museu do Café. Roteiro para todos os gostos: futebol, história, religião e gastronomia.

Museu Pelé, em Santos

          Como já é previsto que o espaço agrada mais aos papais que às mamães e crianças que ainda nem entendem a importância de Pelé para o futebol mundial, há um espaço interativo pensado para os pequenos com futebol de botão (olha lá o meu São Paulo!!), chute ao gol, desenhos para colorir, gibis do Pelezinho (personagem de Maurício de Souza), entre outros espaços para a diversão. Ou seja, é diversão para toda a família, para quem gosta ou 'nem tanto assim' de futebol. Vale a visita, não deixe de visitar.

Museu Pelé, em Santos

Serviço
EndereçoLargo Marquês de Monte Alegre nº 1 – Valongo (Centro Histórico de Santos)
Fone(13) 3233-9670
Horário: terça a domingo, das 10h às 17h
Valor: R$10 (inteira), R$5 (meia)
Site: http://www.turismosantos.com.br/?q=pt-br/node/77 

Museu Pelé, em Santos
logo mala

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

1 comentários

  1. Sil,
    Todos e quaisquer museu tem o meu respeito e admiração. Aqui no Brasil temos tão pouco dessas ferramentas culturais que amo entrar em todos por qual passo. Esse do Pelé não conhecia, mas achei muito fofo. Mais que merecida homenagem ao nosso Rei do Futebol.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.