Museu Casa do Colono - Petrópolis

ESCRITO POR: terça-feira, novembro 13, 2018


Museu Casa do Colono - Petrópolis - RJ

        As atrações de Petrópolis estão também além do Centro Histórico; a aproximadamente 3,5 km desde o visitadíssimo Museu Imperialpor exemplo, fica o Museu Casa do Colono. Para quem estiver sem carro, um Uber nesse trajeto custará entre R$10 e R$15 para voltar um pouquinho ao passado e conhecer a história dos primeiros imigrantes alemães que chegaram à região e ajudaram a erguer a cidade.

Museu Casa do Colono - Petrópolis - RJ

       A pequena casa de pau-a-pique, foi construída com pedra bruta, barro e capim em 1847, com as técnicas trazidas pelos alemães de seu próprio país e os materiais disponíveis em terras brasileiras. Isso a torna um tanto inadequada ao clima tropical, com suas paredes muito grossas e alguns cômodos sem janelas que intensificam o calor e retratam a vida simples dos colonos pioneiros. A casa, transformada em museu em 1976, está muito bem conservada e apenas seu teto não é original, pois não foi possível conservar a ardósia de origem que precisou ser trocada por zinco, por conta de infiltrações.

Museu Casa do Colono - Petrópolis - RJ

         O acervo rústico e original não é muito grande, porém, muito bem organizado retratando exatamente os poucos e essenciais objetos que compunham o mobiliário e utensílios da época. São móveis, louças, roupas, documentos, livros em alemão, fotografias, arcas, ferramentas de trabalho na lavoura e até o forno onde era feito o pão e a máquina manual de fazer chucrute. O que torna a visita muito interessante são as histórias contadas pelo guia Sérgio que dá vida a cada objeto, a cada fotografia, a cada cômodo desse pequeno museu. Passar por esses espaços com as informações oferecidas pelo guia certamente é bem mais significativo, por isso, não o dispense.
Museu Casa do Colono - Petrópolis - RJ

    A história desses desbravadores que impulsionaram a colonização de Petrópolis está até mesmo no nome do bairro onde fica o museu - 'Castelânea' - que se origina da cidade alemã de Kastellaum, na região de  Hunsruck, de onde emigraram várias famílias. As fotografias ajudam a reconstruir as tradições que foram incorporadas à vida no Brasil como os piqueniques aos domingos e as bandas de música. Entre as imagens que retratam Petrópolis de seus primeiros tempos está a residência que D. Pedro II construiu para sua família e hoje é o Museu Imperial (foto acima). Visite, aprenda, reviva...
Museu Casa do Colono - Petrópolis - RJ
Serviço

Endereço: Rua Cristóvão Colombo, 1034 – Castelânea

Tel.: (24) 2247-3715
Visitação: terça a domingo, 8h30 às 16h
Entrada franca
logo mala

Nós exploramos Petrópolis acompanhados pelo guia Márcio Pizzi (24 99314-7447) que tem dicas incríveis para ajudar a organizar seu roteiro e conhecer Petrópolis além do centro histórico.

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

0 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.