Obelisco do Ibirapuera

ESCRITO POR: quinta-feira, março 28, 2019

Obelisco do Ibirapuera
        Aos pés do Obelisco do Ibirapuera (o mais alto monumento da cidade, com 72m), tão facilmente visualizado por quem vai ao parque mais visitado de SP, fica o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista, menos conhecido que outros espaços do Ibirapuera, porém, com enorme importância histórica. Não se trata de um museu e sim de um mausoléu, como o próprio nome informa. É um monumento funerário que guarda os restos mortais de quatro estudantes e de 713 ex-combatentes da Revolução Constitucionalistas de 1932. No Estado de São Paulo é feriado em 09 de julho, desde 1997 para manter viva a lembrança dos paulistas sobre a importância dessa revolução para a democracia do Brasil, ao resistir na revolta contra o governo de Getúlio Vargas e em prol de uma nova Constituição para o país.
Obelisco do Ibirapuera
    Se você mora ou já passou pelo Estado do São Paulo, certamente já se deparou com ruas e avenidas nomeadas como "9 de Julho" em lembrança à data. O Obelisco é mais uma das homenagem aos heróis de 32, um projeto do escultor ítalo-brasileiro Galileo Ugo Emendabili, com execução do engenheiro alemão radicado no Brasil, Ulrich Edler. A construção durou de 1947 a 1970 (embora a inauguração oficial tenha acontecido em 9 de julho de 1955). Um espaço de reflexão e de respeitoso silêncio, além de lugar para contemplar ricas obras de arte representando cenas bíblicas em pastilhas de mosaico veneziano e esculturas em mármore Traventino Romano, Carrara ou em bronze.
Obelisco do Ibirapuera
              O interior do monumento possui três capelas e 800 urnas funerárias. Em dezembro de 2014, o Obelisco do Ibirapuera foi reaberto para a população após doze anos fechado para reformas de hidráulica e acústica. Nesse período o mausoléu era aberto apenas em eventos especiais, por exemplo, as comemorações de 9 de julho.
Obelisco do Ibirapuera
   Além da beleza artística do mausoléu que remete a obras de pintura, escultura e literatura (mas frases gravadas em diversos pontos), o monumento é repleto de simbologia que enfatiza a revolução e a data que a homenageia.
     A soma dos algarismos da altura da obra (72 metros) totaliza nove (7+2). Também são nove os degraus na entrada. O gramado ao redor do Obelisco, possui uma área de 1932 metros quadrados e forma um coração onde está enfinco o obelisco, representando a espada que sagrou a vitória política, apesar da derrota militar dos paulistas.
Obelisco do Ibirapuera    A frase da fachada “Viveram pouco para morrer bem. Morreram jovens para viver sempre.” é uma homenagem aos quatro estudantes (Martins, Miragaia, Dráuzio e Camargo), cujas mortes foram o estopim da revolução e suas iniciais MMDC se tornaram o nome do movimento contra o presidente Getúlio Vargas.
         Por que visitar o Mausoléu?
- É uma homenagem dos paulistas aos heróis de 1932;
- Embora seja uma visita rápida, complementa o passeio no Parque do Ibirapuera;
- Abre às segundas-feiras e é a chance de conhecer um dos cartões postais de São Paulo, se você estiver passando pela cidade.

Serviço
Entrada gratuita
Diariamente a partir das 10h até o último visitante.
Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n
Parque do Ibirapuera (portão 2) –  Vila Mariana – São Paulo – SP
Obelisco do Ibirapuera

logo mala

Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

0 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.