Paróquia de Nossa Senhora do Brasil - SP

ESCRITO POR: segunda-feira, abril 29, 2019

Igreja de Nossa Senhora do Brasil

     A cidade de São Paulo tem dezenas de igrejas que valem uma visita, mesmo para quem não é católico (como eu): históricas, em diversos estilos arquitetônicos, tombadas como patrimônio, em louvor a diferentes santidades... mas nenhuma delas por ser tão disputada pelas noivas como a Paróquia de Nossa Senhora do Brasil, no bairro do Jardim América, região nobre de São Paulo.

Igreja de Nossa Senhora do Brasil

          Entre os vários casais famosos que se casaram ali estão a atriz Fernanda Souza e o cantor Thiaguinho; a apresentadora Ticiana Villas Boas e o empresário Joesley Batista; Juju Salimeni e o atleta Felipe Franco; a empresária Anna Rafaela Bass e o piloto Filipe Massa; Karina Bacchi e Amaury Nunes, além de socialites, políticos, ex-BBBs... A igreja também foi a escolhida para outras cerimônias de personalidades como o batizado dos trigêmeos Bernardo, Nicholas e Lorenzo, filhos de Isabella Fiorentino e o empresário Stefano Hawilla; e a missa de sétimo dia de Hebe Camargo

Igreja de Nossa Senhora do Brasil
        E por que tanto interesse? Porque é uma igreja lindíssima, além de estar localizada em uma região aristocrática de São Paulo, na esquina entre a Avenida Brasil e a Rua Colômbia. Um dos mais elegantes templos paulistanos, senão 'o' mais elegante deles. A construção em estilo neobarroco iniciou-se em 1940 e a inauguração aconteceu em 1958. A arquitetura é uma somatória de estilos inspirados nas igrejas coloniais mineiras (exterior) e nas belas igrejas portuguesas (interior) que resultou em um estilo colonial brasileiro modernizado, por isso, 'neobarroco'.
Igreja de Nossa Senhora do Brasil

     Sua aparência exterior lembra principalmente a Igreja de São Francisco, em Ouro Preto-MG. Os painéis de pastilha cerâmica remetem à Igreja São Basílio, de Moscou e as torres com balaustras se parecem com minaretes muçulmanos. A impressionante decoração interna tem a Via Sacra pintada quadro a quadro em tons de azul sobre fundo branco. No teto estão reproduções da Capela Sistina, no Vaticano, e o altar-mor, com data estimada em 1740, é de madeira entalhada e pertenceu anteriormente à Igreja do Rosário, em Mogi das Cruzes.

Igreja de Nossa Senhora do Brasil

        A descrição envolvendo tantos elementos pode parecer uma imensa mistura de estilos, mas todos eles são absolutamente harmoniosos. Tanto que a igreja se tornou o sonho das noivas que desejam a cerimônia perfeita diante do altar-mor onde está a imagem de Nossa Senhora do Brasil, a virgem com feições índias que traz no colo um Menino-Deus mestiço. A imagem representa as três etnias formadoras da nacionalidade brasileira: índios, brancos e negros.

Igreja de Nossa Senhora do Brasil.
           Para realizar o sonho de se casar na Igreja de Nossa Senhora do Brasil, diante de até 350 convidados, os noivos gastam entre R$4500 e R$24.000 com a cerimônia religiosa, dependendo da data escolhida, da antecedência do agendamento e dos serviços contratados que devem 'necessariamente' ser escolhidos entre os prestadores de serviços cadastrados pela paróquia (decoração, foto e vídeo, assessoria, etc). As músicas devem ser sacras, os vestidos da noiva e das madrinhas bem comportados (sem decotes exagerados e, caso alguma madrinha esteja com os ombros de fora, recebe uma echarpe para usar no altar durante a cerimônia). Os padrinhos são limitados a cinco casais para cada um dos noivos e as fotos não podem ser feitas em todos os espaços da igreja.

Igreja de Nossa Senhora do Brasil
       Achou que há exigências demais? Também acho! Mesmo assim as noivas se estapeiam (metaforicamente, claro) para agendarem uma data com média de 1 ano e meio a dois anos antes da data escolhida para o grande dia. A agenda abre com até 3 anos de antecedência e existe até lista de espera para algumas datas. Diz a lenda que alguns noivos nem sabem que estão com casamento marcado. Aos sábados, dia mais requisitado, podem acontecer até seis cerimônias de 45 minutos de duração marcadas de hora em hora entre às 17h e às 22h .
Igreja de Nossa Senhora do Brasil
        E então? Entendeu o porquê dessa ser a igreja dos sonhos de muitas noivas? Confesso que entendo mas não compartilho do sonho. Se fosse o caso, eu me casaria na igreja mais próxima e acessível e, certamente,  gastaria esse valor na viagem de Lua de Mel. No entanto, que é uma igreja lindíssima, isso é indiscutível. Até os banheiros merecem ser fotografados, por isso, as duas últimas fotos do post. Incríveis, não é?
Igreja de Nossa Senhora do Brasil

* Nós visitamos a Igreja de Nossa Senhora do Brasil em um city tour com a Relax Turismo.

Leia também sobre outros casamentos de sonho:
logo mala



Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

0 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.