Exposição Olá, Maurício

ESCRITO POR: sexta-feira, outubro 04, 2019 , ,

Exposição Olá, Maurício

           Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, personagens da Turma da Mônica, dificilmente são desconhecidos por algum brasileiro. Mas... e Jurema Papaya, Juiz de Paz, Monstrengo do Pântano, Pixuquinha... você sabe quem são? São personagens, respectivamente, da Turma do Papa Capim, Turma do Horácio e Turma do Penadinho. Maurício de Sousa criou aproximadamente 500 personagens que aprendemos a ler e a amar desde crianças e eles estão todos reunidos na exposição "Olá, Maurício" que celebra os 60 anos de carreira do desenhista, no Centro Cultural FIESP, na Av. Paulista, em São Paulo.
Exposição Olá, Maurício
      Tudo começou com um cãozinho azul, lembrando a raça schnauzer, que apareceu em uma tirinha publicada no jornal Folha da Tarde em 18 de junho de 1959. Não à-toa, é um enorme Bidu inflável quem recebe os visitantes na entrada do prédio do Centro Cultural, tornando impossível resistir à tentação de entrar, ainda mais porque essa incrível exposição é gratuita. A placa de 1984, com a qual a Editora Abril homenageou Maurício de Sousa, ressaltando que "Tudo começou com o Bidu e não há de terminar nunca, porque o artista é eterno" me lembrou imediatamente a famosa frase de Walt Disney referindo-se a Mickey Mouse: "Mas espero que nunca nos esqueçamos de uma coisa: tudo começou com um rato"! 
Exposição Olá, Maurício
                Pois é, esses animais maravilhosos e seus criadores são mesmo incríveis! Na exposição, os PETs criados por Maurício receberam um lugar especial e estão todos devidamente identificados por crachás, assim como os pais dessas crianças adoráveis, que vez ou outra aparecem nas histórias em quadrinhos. Já conhece a Milena? Ela é uma das caçulinhas entre as personagens da Turma da Mônica; na exposição você vai conhecer também seus pais: 'Dona Sílvia' e 'Seu Renato'. Estão por lá, os pais de toda a criançada do Bairro do Limoeiro. Você sabia que o primeiro personagem dessa turma foi o Cebolinha? A baixinha gorducha e dentuça, de vestidinho vermelho surgiu depois como coadjuvante nas histórias do menino de cabelos espetados, mas logo se tornou protagonista. A exposição está repleta de curiosidades como essa e muitas outras.
Exposição Olá, Maurício
           Junto com seus leitores, a Turma cresceu e em 2008 ganhou um versão adolescente dos personagens mais famosos dos Estúdios Maurício de Sousa. Seus armários escolares na exposição dispensam identificação na porta e mostram que as crianças agora crescidas mantiveram várias de suas características infantis. Afinal, de quem poderia ser o armário com várias frutas e livros sobre alimentação, senão da Magali? Esse público leitor adolescentes também ganhou recentemente a 'Turma da Mônica Geração 12' inspirada nestética e elementos dos quadrinhos japoneses (mangás).
Exposição Olá, Maurício
        Além de curiosidades, informações, troféus e objetos pessoais do criador Maurício de Souza como, por exemplo, seu caderno escolar e o avental de pintura, a exposição tem muito espaço para fotos (os ambientes instagramáveis'), desde o sítio de Chico Bento à nave espacial do Astronauta; apareça na entrada do Centro Cultural do Limoeiro ou sente-se ao lado do Boa-Bola, o primo do Cascão e primeiro personagem representante de futebol da Turma da Mônica. A trilha sonora também ajuda a entrar no clima de cada cenário, quando chegar à Turma do Penadinho, por exemplo, o ambiente é mais escuro e o som é tenebroso. Já na Turma da Mata, sons de grilos e outros animais compõem a cenografia.
Exposição Olá, Maurício
      Parte da exposição traz obras da coleção 'História em Quadrões', projeto em que Maurício de Sousa coloca seus personagens em releituras de obras de arte de grandes artistas, mundialmente reconhecidos. São dezesseis pinturas e sete esculturas expostas que buscam divulgar a arte e despertar nas crianças o prazer em apreciá-las. Ao lado de cada 'quadrão' pintado por Maurício está a ficha descritiva da obra original que a inspirou. Nas imagens abaixo estão as obras The Great Wave, do artista japonês Katsushika Hokusai e Tarde de Domingo na Ilha de Grand Jatte, de George Seurat.
Exposição Olá, Maurício
          Uma exposição para agradar crianças e adultos, que às vezes parecem mais empolgados que os pequenos (eu parecia!). Imperdível! Para ver e rever quantas vezes houver oportunidade. Não deixe de trazer (e ler) as revistinhas educativas do projeto 'Cada passo importa' que apresentam o personagem Edu que tem Distrofia Muscular de Duchenne. 
     
Serviço
Local: Centro Cultural Fiesp
Endereço: Av. Paulista, 1313 -  São Paulo - SP
Horários: terça a sábado, das 10h às 22h; domingos, das 10h às 20h
Datas: até 15/12/2019
Entrada gratuita
Exposição Olá, Maurício
logo mala




Poderá gostar também de:

Poderá também gostar de:

0 comentários

E você? O que pensa sobre isso?
Os comentários anônimos estão sujeitos à moderação.